Cachorros também sofrem com o divórcio dos donos. Entenda

A reação do seu amiguinho é mais complexa do que o simples luto pelo relacionamento

Ingrid Reis
Por Ingrid Reis
d5f27a560183b32c38635f7291e170e2

 

Com Super Interessante

O término de um relacionamento é sempre complicado para todas as partes. O que ninguém imaginada é que o seu bichinho também pode sofrer com o processo de separação. É comum que os cãezinhos apresentem aumento de agressividade ou então fique estranhamente quieto e introspectivo. A mudança associada é principalmente saudade do dono que saiu de casa. Aos poucos, o animal percebe que a pessoa não está mais por perto com tanta frequência, mas, de certa forma, ainda espera que ela apareça eventualmente. Não vai compreender que nunca mais um dos donos vai voltar.

 Segundo a cientista Angie Johnson, da Universidade Yale, o cachorro sente a mudança na rotina e no ambiente.  O cheiro muda, as coisas mudam de lugar e roupas e objetos “somem”. Como o animal usa esses fatores como ponto de referência, pode ficar confuso e agitado. São essas reações à perda de um ambiente conhecido e seguro que interpretamos como tristeza ou saudade.

O pet também sente a tristeza do dono e em uma tentativa de vê-lo melhor o cãozinho pode tentar brincar para chamar a atenção. No entanto, a dor acaba e conforme as coisas vão voltando ao normal o pet volta a se sentir seguro, independente do antigo morador da casa voltar ou não.