Caminho da Mata Atlântica terá mais de 3 mil km e passará por 5 estados brasileiros

O caminho já tem um traçado macro que está sendo implementado, mas nada impede que ele cresça no futuro.

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
689f4097768aa58c53a9742fab1a8c4c

Uma trilha de longa distância que percorrerá 3 mil km, passando pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre áreas naturais e Unidades de Conservação.

A iniciativa é do Movimento Borandá, incubado pela WWF-Brasil (aquela ONG do Pandinha), e coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), além de comitês regionais e grupos locais.

Você já conhece o Caminho de Cora, em Goiás? 

O Caminho da Mata Atlântica (CMA) é uma ideia antiga, que foi apresentada pela primeira vez no VII Congresso Brasileiro de Unidades de COnservação (CBUC), em 2012. Incialmente foi inspirada na Appalachian Trail, previa mais de 2 mil km e, na ocasião, se chamava Caminho da Serra do Mar.

470acaf296408d13c9c38e24e84675bb.jpg

O caminho preve a criação de alternativas e geração de renda relacionadas às suas atividades, recuperar as áreas ao longo da trilha, incentivar a sociedade nos esforços de conservação da Mata Atlântica promovendo ações de voluntariado e monitoramento participativo além de estimular a cultura de vida ao ar livre por meio do uso de trilhas.

Se você quiser sugerir a inclusão de algum ponto é só escrever para o [email protected] (mais informações aqui).