23/03/2019 17:42
Turismo / Setores de Goiânia

Catedral das Artes reúne exposições, biblioteca e cinema gratuito em Goiânia

Com um conjunto arquitetônico inspirado nas formas orgânicas do cerrado, o Instituto Cultural chama a atenção por quem passa pelo St. Santa Genoveva

Bianca
por Curta Mais

Com um conjunto arquitetônico inspirado nas formas orgânicas do cerrado, o Instituto Cultural chama a atenção por quem passa pelo St. Santa Genoveva. Uns dizem que parece "casa de índio", outros chamam de "iglus" de barro, ou "ocas de cupim gigantes". Tem até quem acredite ser casa de gente que acredita em Extraterrestres! Mas, na verdade, a arquitetura se baseia em réplicas de ocas indígenas. O local inusitado se trata do Instituto Cultural Noé Luiz da Mota, mais conhecido como Casa de Cultura Noé Luis da Mota ou apenas Catedral das Artes.

9d3d1667ebca1de0ecfe792c5b386967.jpg
Imagem: Facebook | Divulgação

Logo na entrada tem uma placa bem enferrujada com os dizeres: “Não é só você que está curioso, eu também ainda estou”. É assim que começa a visita na Catedral que tem muito além de apenas curiosidade despertada por quem ali passa. A Catedral das Artes é uma Organização Não Governamental, sem fins econômicos, criada sob a égide da Lei 9.790/99 e atua na promoção, pesquisa e divulgação sócio-cultural e educativa das manifestações artísticas e defesa do meio ambiente. 

58cf6d0d0076bdf79a63024bfe3aaddf.jpg
Imagem: Facebook | Divulgação

Construída pelo Artista Plástico Noé Luís da Mota em julho de 1988 e inspirada nas formas orgânicas do cerrado goiano, a Catedral das Artes está localizada a 500m do aeroporto e a 3 km da estação rodoviária, facilitando a localização e o acesso às suas dependências. Um fato curioso, é que todo o local foi construído sem o auxílio de pedreiro, arquiteto ou engenheiro. Foi tudo das mãos do artistas plástico Noé Luis da Mota. Ele levou cerca de 3 anos para terminar.

77a9b1dbad7f6582df0ec939d3c2e020.jpg
Imagem: Edgard Soares

Atuando desde 1991 a Catedral das Artes busca atender demandas existentes na produção artística e cultural do Centro-Oeste e do território nacional, tendo como prioridade o objetivo de criar, elaborar, implementar e dirigir projetos culturais, artísticos e sócio-ambientais, mantendo perfeita consonância com os interesses da comunidade que representa, além de uma interação harmoniosa com as demais Ong’s.

A Casa tem o intuito de ressaltar a cultura e a arte goiana, expondo obras de artistas regionais e exibindo filmes com produções locais e nacionais. Tudo isso de forma gratuita! Além disso, promover o intercâmbio cultural e a consciência ecológica. Ah, e conta com uma biblioteca disponível para pesquisas e estudos totalmente aberta ao público.

2d73a29545b405b615a0256a2bb2925e.jpg
Imagem: Edgard Soares

Atualmente várias obras de artistas goianos estão expostas e abertas a visitação. Lá você vai encontrar a arte de Noé Luis da Mota, Gustav Ritter, Veiga Valle, Omar Souto, Cecy Curado, Amaury Menezes Jorge entre outros.  Você pode conferir também uma excepcional exposição de filmadoras e câmeras fotográficas antigas, totalmente gratuita.

a583b3d82eded549bfd858adf137b40a.jpg
Imagem: Edgard Soares

O Instituto conta no total com salas de leitura, espaço para exposição, biblioteca, salas de projeção para teatro e área externa com muito verde.

CineClub

Com o intuito de exibir produções goianas ou que foram filmadas por nossas terras, o espaço conta com um cineclub que exibe toda quinta-feira um filme, documentário, curta ou longa-metragem de graça pra quem quiser assistir ou discutir sobre, a partir das 20h. Confira a programação deste mês:

2 Filhos de Francisco - 07/03 20h
Um lavrador do interior do Brasil tem um sonho: fazer com que seus dois filhos sejam famosos cantores de música sertaneja.

Fivac - 14/03
O FIVAC - Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania divulga, exibe e faz premiação das obras audiovisuais de curta-metragem (até 15 minutos)

Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia - 21/03 20h
Em 1997, em Goiânia, dois catadores de papel encontraram uma cápsula radioativa e a venderam ao dono de um ferro-velho. Aberta a cápsula, mais de 250 pessoas foram contaminadas pelo Césio 137.

O Tronco - 28/03 20h
Vicente é um coletor de impostos idealista que luta para combater o domínio exercido pela família Melo e a tirania dos coronéis. Porém, a guerra torna-se inevitável e explode em um confronto entre soldados, jagunços, bandoleiros e cangaceiros.

Serviço

Catedral das Artes

Onde: R. Campo Verde, 291 - Santa Genoveva
Horário de funcionamento: 9h às 17h
Telefone: (62) 3264-1304
Mais informações: site oficial

Capa: Edgard Soares

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

10 motivos pra ser feliz em Goiânia

No Dia Internacional da Felicidade declare seu amor pela cidade


+ Turismo

Conheça Chapadão do Céu, a melhor cidade para se viver em Goiás

Cidade sustentável é a porta de entrada para o Parque Nacional das Emas. Possui forte potencial turístico e muitas cachoeiras para se refrescar!


+ Turismo

As 30 melhores cidades para se viver em Goiás

O ranking da Firjan é baseado no desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros


+ Turismo

Irlanda oferece bolsa de estudos com tudo pago exclusiva para brasileiros

O bolsista selecionado terá todos os custos pagos por um ano do curso, de setembro de 2019 a agosto de 2020


+ Turismo

Confira a programação completa do carnaval em Anápolis

Vai ter bloco carnavalesco na rua e o Festival Grito 2019 para os rockeiros


+ Turismo

Programação completa do Carnaval na Cidade de Goiás

Separe a fantasia, o confete e a serpentina e caia na folia!


+ Turismo

Goiânia sedia a primeira edição da 'Expo Turismo Goiás' com entrada gratuita

Organizadores estimam que mais de 2 mil pessoas participem da feira


+ Turismo

Parque Cascavel: um verdadeiro cartão postal de Goiânia

Ideal para fugir da correria do dia-a-dia, o Parque conta com o Córrego Cascavel, super refrescante e que embeleza a vista do local


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.