Centro Cultural Oscar Niemeyer terá cinema e biblioteca

Seduce confirmou a retomada das obras, após a proibição de eventos na Esplanada do CCON

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Após enorme repercussão sobre a proibição de eventos na Esplanada Juscelino Kubitschek (Esplanada JK) do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), disse por meio de nota que a decisão é uma “medida de proteção e preservação do complexo cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para Goiânia”. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado de Goiás desta segunda-feira (27/11), no decreto nº 9.092 assinado pelo Governador Marconi Perillo.

“A Seduce trabalha para que o funcionamento do CCON concilie o interesse da comunidade com as orientações técnicas e para que o espaço possa cumprir plenamente seu papel de polo de acolhimento e difusão cultural, sendo capaz de oferecer amplo leque de opções que incluem lazer e recreação na Esplanada e em toda sua estrutura”, completou o comunicado.

A novidade é que o projeto do cinema e uma nova biblioteca no Oscar Niemeyer será retomado após o término das reformas.

No final de 2015, o Curta Mais divulgou com exclusividade, o projeto de um cinema no local que seria gerido pela rede Lumière. As obras do novo empreendimento chegaram a ter início mas foram paralizadas por questões técnicas e problemas estruturais do espaço. A Seduce ainda não divulgou o cronograma de início e conclusão das respectivas obras. Segundo uma fonte do Curta Mais, as salas de cinema já estão prontas. “Faltam apenas detalhes de acabamento e decoração do ambiente”, revela. As duas salas de cinema irão funcionar na área subterrânea, em baixo da Esplanada.

Os dois novos equipamentos do Centro Cultural Oscar Niemeyer, vão complementar as atividades de lazer e cultural do local que já conta com o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), os concertos da Orquestra Filarmônica de Goiás e eventos como o Café de Ideias.