15/09/2019 23:25
Tecnologia / Inovação

Centro de Empreendedorismo da UFG recebe certificação inédita no país

O CEI apoia a criação de negócios e promove formação empreendedora para acadêmicos e comunidade

Isabela
por Isabela Albuquerque

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI UFG) é o primeiro ambiente de inovação do país certificado como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne 2), por boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores, geração e prospecção de negócios.

A certificação é conferida pela Associação Nacional das Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Cerne é um modelo de maturidade para incubadoras de empresas que visa promover a melhoria expressiva de seus resultados nas diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Tem como objetivo criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos.

”Nossa equipe é comprometida com estes princípios, fomos a primeira incubadora do Centro-Oeste certificada com o Cerne 1, e agora somos referência para o país com o Cerne 2”, comemora a gerente Emília Rosângela Pires.

O presidente da Anprotec Carlos Alberto Aranha cumprimentou os goianos pela conquista. ”Parabéns! Minha aposta em Goiânia tem sido grande. Na minha opinião já estão entre os 15 melhores ecossistemas do Brasil”, concluiu.

A certificação pelo Cerne 2 envolveu a qualificação da equipe, e contou com o apoio do consultor Luiz Fernando Gelape, da Gere Consultoria, para o planejamento estratégico. As ações foram direcionadas para a gestão do CEI, priorizando a ampliação da incubadora, a gestão estratégica e a ampliação dos limites.

Isto significa que o CEI está prestando bons serviços à comunidade, que planeja e administra suas ações estratégicas, e que avalia os seus resultados e impactos.

CEI

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa vinculado à Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI), que apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora, e estimular a pesquisa e a inovação.

De acordo com a diretora de Transferência e Inovação Tecnológica, Helena Carasek, receber a certificação do Cerne 2 tem grande significado para a UFG. “A Universidade tem investido de forma consistente em inovação e este é um dos resultados desse esforço ”.

Helena Carasek afirma que o CEI-UFG está prestes a completar 15 anos, mas salienta que o seu amadurecimento e a sua contribuição ao ecossistema de inovação de Goiás resultam não apenas desses anos de experiência.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, apoiando o desenvolvimento de ideias, produtos e a criação de empresas. Atualmente, existem 12 empresas incubadas e 9 projetos pré-incubados.

Vinte e cinco empresas já alcançaram a condição de graduadas por possuírem autonomia financeira e de mercado. O CEI  apoia ideias e projetos e negócios em todas as áreas de atuação da UFG.

Formação Empreendedora

O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora. Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de empreendedorismo, identificação de oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior de Goiás. Uma das atividades é a OEU – Olimpíada Empreendedorismo Universitário realizada anualmente, estimula o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e desperta habilidades empreendedoras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Tecnologia

Extinção dos likes? Instagram inicia testes para ocultar as curtidas no Brasil

Objetivo da empresa é melhorar os engajamentos da plataforma para além dos likes


+ Tecnologia

Com chiclete para astronautas, estudantes de Goiânia vencem torneio de robótica da NASA

Equipe superou 70 equipes de 12 países na competição, que é considerada uma das mais importantes do mundo


+ Tecnologia

Nintendo anuncia lançamento de novo console, o Nintendo Switch Lite

Nova versão do console terá três opções de cores, bateria durável e preço acessível


+ Tecnologia

Estudantes de Goiânia representam o Brasil em torneio de robótica da NASA

Chiclete inovador para astronautas leva estudantes do Sesi Canaã para torneio de robótica da NASA nos Estados Unidos


+ Tecnologia

Brasileira de 16 anos ganha bolsa de estudos em programa da NASA

A estudante carioca Lara Campos, ganhou uma bolsa para participar da Academia de voos da NASA durante 6 dias nos EUA


+ Tecnologia

Wizards Unite: O jogo de realidade virtual inspirado no universo de Harry Potter

Dos mesmos criadores de Pokemon Go, o jogo Harry Potter: Wizards Unite chega ao Brasil. Venha ver o que o aguarda nessa aventura mágica


+ Tecnologia

Instagram e Facebook liberam no Brasil função que adiciona músicas nos stories

Após ser lançado em 7 países no ano passado, finalmente sticker chega aos brasileiros


+ Tecnologia

Amazon e Alibaba interessadas em comprar os Correios

As gigantes do comércio eletrônico discretamente estudam a possibilidade de comprar


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.