Cidade de Formosa, em Goiás, guarda belezas de deixar qualquer turista encantado

Destino turístico é opção para quem procura contato com a natureza e tranquilidade

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
a75a5a500505aa6e45822de6bc2f59bb

A cidade de Formosa foi eleita entre as dez melhores cidades turísticas de Goiás pelos próprios turistas em pesquisa realizada pelo Curta Mais. Distante 281 km de Goiânia, com acesso via BR-060 e a 80 km de Brasília, com acesso pela BR-020, o lugar guarda belezas que conquistam qualquer turista. Formosa preserva um Centro Histórico em que você viaja no tempo, na área rural, o ecoturismo oferece várias opções para os aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas e rampas de voo livre, que vão fazer você se apaixonar pelo destino.

Além disso, a cidade abriga sítios arqueológicos e recebe importantes festas religiosas ao longo do ano. Com economia baseada na agropecuária, a cidade de Formosa tem grande potencial turístico. Listamos 12 lugares pra você conhecer a cidade de Formosa e se apaixonar! 

1. Recanto das Cachoeiras

Recanto

Recanto das Cachoeiras – Foto: Marcio Rossoni

Foto: Secretaria de Turismo de Formosa 

Localizado em uma reserva particular, a 59km do centro de Formosa, o Recanto das Cachoeiras reúne duas quedas d’água, uma com aproximadamente 25 metros e outra com 2 metros de altura. As duas formam piscinas adequadas para banho.

2. Cachoeira Água Fria

Cachoeira

Cachoeira da Água Fria – Foto: Leo Amado

Também localizada em propriedade particular, a Cachoeira da Água Fria possui impressionantes 80 metros de altura, formando um poço de água esverdeada. A cachoeira está localizada a 85km do centro da cidade.

Cachoeira

Cachoeira da Água Fria – Foto: Leo Amado

 

3. Caverna Escaroba

Caverna

Caverna Escaroba – Foto: Eduardo Andreassi

Para ter acesso às belezas abrigadas na Caverna Escaroba, é preciso descer de rapel por uma claraboia. Lá dentro, formações rochosas e uma pequena cachoeira criam um cenário impressionante.

Caverna

Caverna Escaroba – Foto: Eduardo Andreassi

4. Sítio Arqueológico Toca da Onça

Sítio

Sítio Arqueológico Toca da Onça – Foto: Eduardo Andreassi

Localizado em uma reserva particular a 7km do centro de Formosa, para visitar o Sítio Arqueológico Toca da Onça é necessário fazer agendamento prévio. Com formação rara de rochas calcárias, é possível visualizar pinturas rupestres nas paredes, datadas de aproximadamente 4500 anos.

Telefone para agendamento de visitas: (61) 3981-1234

Sitio

Sítio Arqueológico Toca da Onça – Foto: Eduardo Andreassi

5. Sítio Arqueológico do Bisnau

Sítio

Sítio Arqueológico do Bisnau – Foto: Eduardo Andreassi

Visitado por estudantes e pesquisadores, o Sítio Arqueológico do Bisnau é um lajedo de cerca de 2600m² de rocha de arenito, com inscrições rupestres em baixo relevo, datadas de 11 mil anos. O sítio fica a 54km do centro de Formosa, e está localizado em propriedade particular.

Sítio

Sítio Arqueológico do Bisnau – Foto: Eduardo Andreassi

6. Cachoeira do Bisnau

Cachoeira

Cachoeira do Bisnau – Foto: Aventuras Terrestres

Seguindo a mesma estrada que leva ao Sítio Arqueológico do Bisnau, encontra-se a Cachoeira do Bisnau, que faz parte de um conjunto de córregos que alimentam as bacias dos rios São Francisco e Tocantins-Amazonas.

7. Cachoeiras do Indaiá

Cachoeiras

Cachoeiras do Indaiá – Foto: Eduardo Andreassi

Localizadas em reserva particular, as Cachoeiras do Indaiá são uma série de quedas d’água, a maior delas com 30 metros de altura. Todas formam poços de água ideais para banho. As cachoeiras estão a 28km do centro de Formosa.

Cachoeiras

Cachoeiras do Indaiá – Foto: Eduardo Andreassi

8. Buraco das Andorinhas

Buraco

Buraco das Andorinhas –  Foto: Eduardo Andreassi

Complexo de grutas de aproximadamente 250 metros de profundidade, o Buraco das Andorinhas é habitado por aves que lhe renderam o nome. No seu interior, corre um rio de água fresca e cristalina, que atrai mergulhadores. O Buraco das Andorinhas faz parte de uma reserva particular, localizada a 49km do centro de Formosa.

Lago

Lago cristalino no Buraco das Andorinhas – Foto: Gabriel Bié 

9. Buraco das Araras

Buraco

Vista aérea do Buraco das Araras

Foto: Secretaria de Turismo de Formosa

Localizado a 42km do centro de Formosa, o Buraco das Araras é a segunda maior dolina de colapso do centro-oeste (depressão em formato circular formado pela dissolução das rochas) e uma das maiores do Brasil, e abriga no seu interior uma densa floresta úmida, com samambaias gigantes, e uma caverna secreta banhada por rios subterrâneos de água cristalina.

Formosa

Interior do Buraco das Araras

Foto: Goiás Turismo

Buraco

Lago de água cristalina no interior do Buraco das Araras.

Foto: Agência de Turismo Itakamã

10. Lagoa Feia

Lagoa

Lagoa Feia

Foto: Goiás Turismo

Ideal para a prática de esportes aquáticos como jet ski, pescaria, standup paddle, canoagem, passeio de lancha e pedalinho, a Lagoa Feia fica a apenas 5 km do centro de Formosa. Em alguns pontos, a Lagoa chega a 100 metros de profundidade.

11. Rampa de Voo Livre no Vale do Paranã

Vôo

Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã – Foto: Douglas Gonçalves

Situada no Vale do Paranã, a rampa de voo livre recebe todos os anos uma etapa do Campeonato Nacional de Voo Livre. Localizada a aproximadamente 1300 metros de altura, a pista permite voos de até 3 mil metros. O clima ideal para a prática do voo livre, segundo os especialistas, é durante o mês de agosto. Para chegar até a rampa, é preciso seguir pela GO-118, que liga Formosa à Chapada dos Veadeiros.

Rampa

Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã – Foto: Douglas Gonçalves

12. Salto do Itiquira

Salto

Salto do Itiquira – Foto: Secretaria de Turismo de Formosa 

Criado em 1981, o Parque Nacional do Itiquira abriga o incrível Salto do Itiquira. Localizado a 32km do centro de Formosa, o Salto possui 168 metros de altura, sendo o maior salto de fácil acesso do Brasil. O Parque abriga ainda várias corredeiras, mirantes, cânions e mais de 35 nascentes de água. A reserva conta com uma trilha que leva à base do Salto.

Salto

Salto do Itiquira – Foto: Eduardo Andreassi

Como chegar

Formosa fica a 281 km de Goiânia, com acesso pela BR-153 e em seguida pela GO-118.

Telefones Úteis

Secretaria Municipal de Turismo de Formosa: (61) 3981-1234

CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Formosa: (61) 9686-0142

AGeCTUR (Associação de Guias e Condutores de Turismo): (61) 9848-5938