Cientista goiano faz palestra na Nasa

O professor doutor busca criar formas simples e práticas de atribuir valor e conseguir dados e informações usando softwares inteligentes em diversas áreas como saúde, entretenimento e nos negócios

Adelina Lima
Por Adelina Lima
e0d9d3c145de831795ee18208a20c412

(Foto: Ascom UFG)

O professor do Instituto de Informática da UFG (INF), Celso Camilo Junior, ministrou palestra para engenheiros da NASA, no laboratório Jet Propulsion Laboratory(JPL), em Los Angeles, nos Estados Unidos. O professor foi convidado para a atividade durante o seu pós-doutorado e falou sobre Search Based Software Engineering (SBSE), área de destaque na academia e na indústria por promover a redução do custo e a melhoria da qualidade no processo de desenvolvimento de software.

“A SBSE aborda vários problemas das diferentes fases do ciclo do software e tem obtido resultados significativos em todos eles nos últimos anos”, explica Celso Camilo. Segundo ele, a Nasa, assim como muitas outras organizações, depende fortemente de softwares. “Na indústria aeroespacial os recursos investidos são numerosos e valiosos, exigindo níveis de confiança e performance elevados dos softwares que controlam as aeronaves e os robôs que executam as missões. Com isso, o uso de métodos que possam aumentar a qualidade do software e, consequentemente, mitigar os riscos de falhas se tornam obsessão para os gestores”, detalha o professor da UFG.

No INF, o grupo i4Softw (Intelligence for Software) desenvolve atualmente pesquisas nessa área, tendo como principais projetos em andamento o desenvolvimento de um framework para o Search Based Software Testing; o uso de computação evolucionária para o teste de instrução SQL; a localização de falhas no software baseada em análise de mutantes e uma nova representação genotípica para a programação genética aplicada ao reparo do software.

O professor acaba de voltar dos EUA onde fez seu pós-doutorado na Carnegie Mellon University, mesma instituição de ensino em que atuou como professor convidado. Ele possui graduação em Ciência da Computação, mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação, doutorado em Inteligência Artificial e 40 trabalhos científicos publicados.

Em seus estudos, ele busca criar formas simples e práticas de atribuir valor e conseguir dados e informações usando softwares inteligentes em diversas áreas como saúde, entretenimento e nos negócios.

 

Com informações da Ascom UFG