Cientistas criam vírus modificado capaz de matar células do câncer

É a primeira vez que pesquisadores conseguem direcionar células desta forma

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
7c8150e959454a70986236118ec7332d

A cada dia, pesquisas revelam novas possibilidades contra o câncer, renovando nossas esperanças. Dessa vez, cientistas da Universidade de Oxford, Reino Unido, desenvolveram um vírus geneticamente modificado capaz de matar células cancerígenas.

O vírus chamado Enadenotucirev ataca tanto os tumores quanto as células saudáveis, conhecidas como fibroblastos, que foram “enganadas” para proteger o câncer do sistema imunológico.

Os pesquisadores revelam que é a primeira vez que os fibroblastos associados ao câncer em tumores sólidos são especificamente direcionados dessa forma. “Até agora, não havia como matar as células cancerígenas e os fibroblastos, sem prejudicar o resto do corpo”, disse o Dr. Kerry Fisher, do departamento de oncologia da Universidade de Oxford e líder da pesquisa.

O vírus já é usado em ensaios clínicos para o tratamento de cânceres que começam no pâncreas, cólon, pulmão, mama, ovário ou próstata.

Os testes foram feitos em camundongos e em amostras frescas de câncer humano. Além disso, testes foram realizados em amostras de medula óssea humana saudável e descobriram que não causavam toxicidade. A expectativa é que mais testes de segurança sejam bem-sucedidos, assim, o tratamento poderá ser testado em pacientes com câncer em 2019.

 

Foto: Reprodução Daily Mail