20/02/2018 02:46
Notícias / Conteúdo

Cirurgias que provam que o futuro já chegou e você ainda não percebeu

Confira alguns vídeos que vão fazer sua mente explodir!

Júlia
por Júlia Marreto

A história da medicina, muitas vezes, não é vista com bons olhos. Bem, se formos pensar em como eram praticados determinados procedimentos, consideraríamos bárbaros, mas é preciso entender que tudo é uma questão de época, conhecimento e, claro, tecnologia. A medicina existe, praticamente, desde os primórdios da existência humana, em suas devidas proporções, obviamente. Em 2000, na virada do século o mundo esperava (e não se decepcionou) o grande 'boom' da tecnologia. Bem, esse 'boom' aconteceu algumas décadas antes, por volta da metade do século 20 para frente. De qualquer maneira, atualmente ouvimos falar em muitos procedimentos e, por vezes, nem fazemos ideia de como eles funcionam. Pensando nisso, nós aqui da redação do Curta Mais selecionamos alguns vídeos para melhor exemplificar como o futuro é, realmente, o agora. Especialmente o item 3. Confira:

1 - Cirurgia para aumetar a altura

Essa cirurgia foi desenvolvida para ajudar pessoas a ficarem alguns centímetros mais altas. Ela consiste em um corte no osso da perna, afastamento de um pedaço do outro, inserção de uma placa de metal e reconstrução óssea para preenchimento do espaço. Quando preenchido, a barra é retirada. Como no vídeo acima.

2 - Cirurgia para realinhar a coluna

Hernia de disco, lombalgia, artrose da coluna e escoliose são algumas das principais doenças da coluna vertebral. Porém, o que até poucos anos não tinha qualquer esperança de cura, atualmente, apesar de não serem tão simples, já existem métodos (cirurgias) que permitem que essas pessoas possam ter uma vida normal.

3 - Robôs cirúrgicos

Não precisa ser uma cirurgia específica, mas vovê já pensou em um robô [sem intervenção de um humano] fazendo todo o trabalho sozinho? Anestesia, corta, abre, mexe, arruma, costura e fecha. Simples assim. Essa já é uma realidade, apesar de ainda experimental. Mas fica a reflexão: e se der um bug no computador?

4 - Transplante de cabeça

Em 2017, estava programada para novembro, na China, a cirurgia de transplante de cabeça que seria realizada pelo italiano Dr. Sergio Canavero, do russo Valery Spiridonov. Spiridonov é um cientista da computação que possui de uma doença degenerativa, um severo tipo de atrofia muscular. Com apenas 30 anos ele se comprometeu a se submeter à primeira cirurgia de cabeça, que consistia em transplantar a cabeça de um homem vivo [no caso, a do russo] para um o corpo de um doador com morte cerebral. Porém, a cirurgia não foi realizada na data prevista e, de acordo com o Daily Mail, Spiridonov já perdeu as esperanças de possuir um novo corpo, livre de deficiências. Especialmente quando o médico italiano divulgou que irá realizar a cirurgia experimental na China, em um chinês ainda não identificado.

5 - Balão gástrico

Um dos maiores problemas de saúde [do mundo] que preocupam grandes órgãos de saúde mundiais é a obesidade. E, a partir dela, tantas outras doenças podem se desenvolver, como a diabetes. Para tentar reverter essa situação, cirurgias bariátricas foram desenvolvidas. Hoje existem quatro tipos:

Banda Gástrica Ajustável

09c68c8c11c6ca2f5c5c1576e79f5e41.jpg
Imagem: gastronet

Gastrectomia Vertical ou Sleeve



Duodenal Switch - Derivação Biliopancreática

Bypass Gástrico ou Cirurgia de Fobi-Capella

Mas, além dessas cirurgias, que possuem tecnologia muito avançada e já são muito menos invasivas que há 10 anos atrás, ainda existem outro métodos menos invasivos, como o balão gástrico, que não precisa de corte ou qualquer intervenção cirúrgica. Para chegar ao estômago, a pessoa precisa engolir uma espécie de pílula que, ao chegar no órgão desejado infla, ocupando o espaço que seria preenchido pela comida, dando sensação de saciedade. Após cerca de 6 meses, o balão é retirado por endoscopia. Em alguns casos pode ser necessário o uso de mais de um balão.

Capa: nbcnews / reprodução da internet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Casos de conjuntivite aumentam após o carnaval em Goiânia e preocupam Secretaria de Saúde

Veja o que fazer para evitar contágio e como cuidar


+ Notícias

Goiânia recebe evento especial de música latina

Show terá samba, tango, merengue, salsa e mais


+ Notícias

Evento de fotografia coletiva ao ar livre e piquenique de graça acontece em Goiânia

Neste mês acontece a 3ª Saída Fotográfica do Click Coletivo no Bosque dos Buritis


+ Notícias

Internautas se desesperam com boatos de morte de Sylvester Stallone

Fãs do ator se assustaram quando a notícia começou a circular na internet


+ Notícias

Em tom de desabafo, produtor do Chorinho faz convite comovente ao público após tragédia

Um tiroteio ocorrido logo após o encontro da última sexta (16) resultou na morte do jovem Roberto Rodrigues


+ Notícias

Em entrevista exclusiva, Paulo Betti detona Lula, Bolsonaro, Dilma, Temer, FHC, Moro e, até, o colega de emissora Huck

Em conversa descontraída e amistosa com o jornalista Marcelo Albuquerque, Betti poupa apenas 3 nomes da política brasileira


+ Notícias

Galinha Pintadinha supera Rihanna e bate recorde histórico no YouTube

Somados, os vídeos da personagem na plataforma têm mais de 7 bilhões de visualizações


+ Notícias

Seleção Brasileira de Basquete chega amanhã à Goiânia

Goiânia Arena será palco de dois jogos


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.