Comissão aprova e extintores podem voltar a ser obrigatórios nos carros

E lá vamos nós... Comissão da câmara aprova proposta de deputado que torna, novamente, os extintores de incêndio obrigatórios nos carros após dois anos.

Adelina Lima
Por Adelina Lima
3eb16697adf26fb29d04d2f493d0b325

Após dois anos em que o uso dos extintores ABC nos carros tornou-se facultativo, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que os torna, novamente, de uso obrigatório. A medida faz parte do Projeto de Lei 3404/15 do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE) e recebeu parecer favorável do relator Remídio Monai (PR-RR). As especificações técnicas ficarão a cargo do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Em outubro de 2015, a resolução 556/15 do Contran tornou a presença dos apagadores de incêndio nos carros apenas facultativa. Na ocasião, o próprio Contran afirmou, após a realização de um estudo que durou 90 dias, que o uso do extintor sem o devido preparo representaria um maior risco ao motorista do que propriamente o incêndio. Além disso, segundo o órgão, o número de ocorrências de incêndios em veículos é baixo o suficiente para não justificar a necessidade do uso equipamento.  

O projeto de lei ainda irá passar por um longo caminho: primeiro ele será avaliado e votado pela Comissão de Viação e Transporte. Em seguida, ainda será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para, aí sim, ser votado pelo Plenário do Congresso Nacional