24/05/2019 22:36
Curiosidades / Esportes

Como era a Copa do Mundo 80 anos atrás?

Júlia
por Júlia Marreto

Que a Copa do Mundo tem o poder de evocar o espírito patriota, isso é fato. Não à toa, afinal - entre altos e baixos - temos a seleção com o maior número de títulos [5], até hoje, sendo seguido apenas pela Itália [4 títulos] e Alamanha [4 títulos].


Apesar do vergonhoso e inesquecível 7x1, que o Brasil perdeu contra a Alemanha [em casa!], como dizem por aí, a esperança é a última que morre, então, estamos firmes e fortes na expectativa para esta edição da competição.


Como sabemos a Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos, com 80 anos de história, já foram realizadas 20 edições do campeonato. Mas, por que a primeira edição da Copa aconteceu?


O primeiro motivo era a vontade da Fifa [Federação Internacional de Futebol] de realizar um torneio próprio para eleger a melhor seleção do mundo.


O segundo motivo era a necessidade de ajudar no crescimento do esporte, especialmente depois do risco de ser excluído de 1932, em Los Angeles, por causa da baixa popularidade do esporte nos Estados Unidos.


A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai. O local foi escolhido por Jules Rimet, então presidente da Fifa, pelo fato de o país ser bicampeão olímpico no esporte (1924 e 1928; títulos que deram ao time alcunha de "Celeste Olímpica").


Assim, a primeira edição teve maioria dos times sul-americanos, por conta de um boicote europeu, causado pela recusa da canditatura da Itália como sede, competindo, assim, apenas França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia.


O primeiro vencedor da Copa do Mundo foi o Uruguai em cima da Argentina.


Numa tentativa de "selar a paz" entre as nações, a Itália foi a escolhida como sede da segunda edição da Copa do Mundo em 1934, tendo como campeã a seleção anfitriã.


"O esporte era uma maneira do ditador italiano Mussolini fortalecer seu regime fascista, o que acabou acontecendo com a vitória da “azurra”. As tensões no velho continente se acirram nos quatro anos que culminaram no mundial da França em 1938 (novamente vencido pelos italianos). Os dogmas políticos da década de 30 iniciaram a Segunda Guerra Mundial, que paralisou o torneio por 12 anos."


Bem, muitas águas rolaram desde o retorno do torneio em 1950. Sendo que, o Brasil conquistou o 5º título em 2002, precedido de 1994, 1970, 1962 e 1958.


Como iniciamos, a 'esperança é a última que morre' e como o brasileiro 'não desiste nunca', aqui está uma pequena prova do amor pelo esporte e espírito esportivo, aqui vai um pouquinho mais da história da Copa do Mundo há 80 anos.

 

 

 

 

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Paciente internado em Hospital de Goiânia se emociona ao ver seu neto andar pela primeira vez

HUGOL realiza com frequência visitas humanizadas com seus internos como parte do tratamento, visando amenizar as dores e garantindo bem-estar dos pacientes


+ Curiosidades

Conheça a Menina do Laço, única garota a treinar nas categorias de base de um time profissional no Brasil

O futebol feminino vem ganhando espaço nos últimos anos e Natália mostra que o esporte não é só para meninos


+ Curiosidades

Conheça Dionísio, idoso que une as pessoas através do Xadrez em Shopping de Goiânia

"Xadrez é nobre, cultura e uma porta aberta para fazer novos amigos!", afirma o 'Vovô do Shopping' que há 15 anos frequenta o centro de compras para jogar xadrez


+ Curiosidades

Saiba mais sobre o café, a bebida preparada mais consumida do mundo

Quem não gosta de um cafezinho para acordar no início do dia ou para acompanhar um bolo durante a tarde?


+ Curiosidades

Projeto realizado em Aparecida de Goiânia será apresentado em um dos mais importantes fóruns de desenvolvimento sustentável do mundo

O Projeto Eyes of the Street (Olhares da Rua) deu “olhos” e “voz” a treze crianças que vivem na carente comunidade Terra do Sol


+ Curiosidades

Descobrimos uma ecovila colaborativa pertinho de Goiânia

As vezes dá uma vontade de largar tudo e ir pro mato, pois foi isso que esses amigos fizeram


+ Curiosidades

Produza 50 kg de alimentos orgânicos por mês no quintal da sua casa

A bióloga goiana Nathália Machado ensina e mostra na prática a sua Agrofloresta que nasceu há 6 meses no Jardim América


+ Curiosidades

PM goiano fica em primeiro lugar em curso da SWAT nos Estados Unidos

Além disso, o Policial Militar Júlio César Ferreira Júnior já foi homenageado com a medalha de mérito da ONU


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.