Como era a Copa do Mundo 80 anos atrás?

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
cf2cd3d9d38d2652387453b1ce52303e

Que a Copa do Mundo tem o poder de evocar o espírito patriota, isso é fato. Não à toa, afinal – entre altos e baixos – temos a seleção com o maior número de títulos [5], até hoje, sendo seguido apenas pela Itália [4 títulos] e Alamanha [4 títulos].

Apesar do vergonhoso e inesquecível 7×1, que o Brasil perdeu contra a Alemanha [em casa!], como dizem por aí, a esperança é a última que morre, então, estamos firmes e fortes na expectativa para esta edição da competição.

Como sabemos a Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos, com 80 anos de história, já foram realizadas 20 edições do campeonato. Mas, por que a primeira edição da Copa aconteceu?

O primeiro motivo era a vontade da Fifa [Federação Internacional de Futebol] de realizar um torneio próprio para eleger a melhor seleção do mundo.

O segundo motivo era a necessidade de ajudar no crescimento do esporte, especialmente depois do risco de ser excluído de 1932, em Los Angeles, por causa da baixa popularidade do esporte nos Estados Unidos.

A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai. O local foi escolhido por Jules Rimet, então presidente da Fifa, pelo fato de o país ser bicampeão olímpico no esporte (1924 e 1928; títulos que deram ao time alcunha de “Celeste Olímpica”).

Assim, a primeira edição teve maioria dos times sul-americanos, por conta de um boicote europeu, causado pela recusa da canditatura da Itália como sede, competindo, assim, apenas França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia.

O primeiro vencedor da Copa do Mundo foi o Uruguai em cima da Argentina.

Numa tentativa de “selar a paz” entre as nações, a Itália foi a escolhida como sede da segunda edição da Copa do Mundo em 1934, tendo como campeã a seleção anfitriã.

“O esporte era uma maneira do ditador italiano Mussolini fortalecer seu regime fascista, o que acabou acontecendo com a vitória da “azurra”. As tensões no velho continente se acirram nos quatro anos que culminaram no mundial da França em 1938 (novamente vencido pelos italianos). Os dogmas políticos da década de 30 iniciaram a Segunda Guerra Mundial, que paralisou o torneio por 12 anos.”

Bem, muitas águas rolaram desde o retorno do torneio em 1950. Sendo que, o Brasil conquistou o 5º título em 2002, precedido de 1994, 1970, 1962 e 1958.

Como iniciamos, a ‘esperança é a última que morre’ e como o brasileiro ‘não desiste nunca’, aqui está uma pequena prova do amor pelo esporte e espírito esportivo, aqui vai um pouquinho mais da história da Copa do Mundo há 80 anos.