Confira a programação completa de workshops da Campus Party Goiás, em Goiânia

Duelo de robôs, jogos matemáticos, startups, aplicativos e muito mais!

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
f0a91dc9ff35c9d1fb9b2901dbfa35da

De 04 a 08 de setembro Goiás vai entrar no circuito mundial da inovação e da tecnologia. Campus Party é o principal evento tecnológico realizado no Brasil, reunindo um grande número de comunidades e usuários de Internet envolvidos com tecnologia e cultura digital de todo o planeta. Trata-se de um dos maiores festivais de inovação, ciência, criatividade, empreendedorismo e universo digital do mundo, pela primeira vez sediado todo dentro de um Shopping (Passeio das Águas), com toda a estrutura de banheiros, lojas, hipermercado, entre outras utilidades. Pela primeira vez um veículo regional (Curta Mais) é convidado como MÍDIA PARTNER PLATINUM. Além disso, todos os leitores do Curta Mais tem desconto exclusivo na compra do ingresso. Basta utilizar nosso código promocional #CURTAMAISCPGOIAS que você ganha R$ 40,00 reais de desconto na compra.

Veja a programação completa de WORKSHOPS que acontecerão durante os 5 dias de Campus Party:

4 de Setembro

22:00

Install Fest

Atividade onde os participantes podem levar suas máquinas e realizarem instalações principalmente de sistemas operacionais GNU/Linux e outros softwares de código aberto. As instalações ocorerrão durante todo o evento, nos horários em que não houverem outras atividades na bancada

5 de Setembro

10:30

JOGOS MATEMÁTICOS

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

Contruindo meu primeiro Robô com Metareciclagem

Professor e fundador da Robótica Sustentável. Mestre em Recursos Naturais. Leva todos a conhecerem uma nova forma de fazer robótica, com material reciclado e lixo eletrônico, fazendo da sustentabilidade mais tecnológica.

11:00

Expressões Regulares: Trabalhando com Strings sem Sofrimento

Workshop sobre Expressões Regulares que tem como objetivo ensinar e aplicar expressões regulares em linguagens de programação.

Treinamento para uso de VANT(Drones) na agricultura

Treina quanto a utilização de drones, norma de segurança, tipos de voo, planejamento de voo, aplicação na agricultura e introdução ao QGis

Criando soluções móveis em minutos

Este workshop tem o objetivo de demonstrar o poder de produção de implementação para Android, iOS, Windows, OSx utilizando o mesmo código, tudo isso utilizando a ferramenta RAD Studio Rio CE, gratuita e que funciona em cima da linguagem Delphi. Vamos apresentar parte do contexto histórico que a trouxe ao seu atual poder de desenvolvimento RAD e que tornou o Delphi uma das IDEs mais modernas e atualizadas no mercado. Será desenvolvido um aplicativo funcional durante o workshop, para demonstrar seu poder RAD de desenvolvimento. Apresentaremos exemplos reais de projetos publicados tanto na Play Store (Android) quanto na App Store (iOS), mostrando assim o poder da produção de um código único rodando em vários SOs.

12:30

JOGOS MATEMÁTICOS

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

13:15

Primeiros passos com o WEKA

Diversas soluções computacionais, que estão presentes em nosso dia a dia, são obtidas por otimização. São exemplos de otimização: a organização de cronogramas, o cálculos de rotas, sugestões de amizades e produtos. Pela complexidade dessas tarefas, as soluções são obtidas por “maneiras genéricas” que nem sempre encontram a melhor resposta, mas respostas muito boas.

Dentre essas maneiras, você já deve ter ouvido falar de algoritmos genéticos e redes neurais, né?!

Mas o que são esses algoritmos? Por que eles tem esses nomes? Como implementá-los?

O mini-curso de hoje tem por objetivo apresentar os conceitos chave para otimização e como se iniciar nessa abordagem por meio da plataforma WEKA.

Como desenvolver dispositivos profissionais em IoT

Neste Workshop vamos apresentar o ambiente online de desenvolvimento de firmware de microcontroladores ARM mbed, as placas que são suportadas pela plataforma e fazer uma demonstração prática com uma placa de desenvolvimento com microcontrolador de 80 MHz. Vamos mostrar também um pouco sobre o Pelion, um ambiente online que permite monitorar os dispositivos eletrônicos programados com o mbed e gerenciar seus updates. Vamos fazer algumas demonstrações de funcionamento da ferramenta ao vivo utilizando placas eletrônicas para os participantes do workshop. Vamos utilizar placas da ST que temos conosco durante esse workshop e espero que os participantes aprendam na prática.

Validação e Prototipação ágil de Startup – tire sua startup do papel, mesmo sem saber nada de programação – parte 1

Validação, como descobrir se sua ideia faz sentido para o mercado. Quem pagaria pela sua solução?

Conscientizar, reciclar e transformar…essa é a ideia

Sabe aquela sandália de borracha usada ou velha que iria parar no lixo? Gostaria de aprender a transformá-la em algo totalmente novo, de forma criativa, ajudar o meio ambiente e de quebra gerar uma renda com isso? pois bem, pensando nisso nós da “Arte com borracha” elaboramos esse workshop com a finalidade de mostrar que é possível contribuir com o meio ambiente e criar obras incríveis utilizando borrachas de sandálias que antes iriam parar no lixo. Através de técnicas de corte, modelagem e colagem, mostraremos os passos necessários para a confecção de peças criativas e diferentes, deixando evidente que é possível ser ecologicamente correto, contribuir com o social e claro, uma forma de gerar renda.

13:30

Batalha de Robôs Sustentáveis

Vamos testar o seu robô, no campo de batalha?

14:00

GRITÓDROMO

A instalação/ performática chamada Gritódromo foi feita em prol do ato de gritar, e é executada a partir de um tambor de ferro onde as pessoas são convidadas a se aproximar para gritar dentro dele.

15:15

Como ter uma agenda que funciona? 

Ensinar técnicas simples, práticas e eficientes de gestão do tempo que gere equilíbrio na vida dos participantes.

Audacity: Aprenda a editar seus áudios (e fazer seu podcast!)

Durante o workshop serão selecionados alguns voluntários para que seja gravada uma pequena entrevista, gravação feita por aparelho celular. Este áudio será usado como base para mostrar as técnicas básicas de edição de áudio do software Audacity, como redução de ruído, compressão, seleção, corte, recortar, colar, uso de filtros entre outros. Também será demonstrado o uso de multipistas, adicionando trilha sonora e sons de efeito de bases de áudio abertas. Ao final, serão apresentadas formas de publicação do áudio como podcast. Para a realização do Workshop é necessário haver datashow e um sistema de reprodução de áudio, além de conexão com a internet. É recomendado que os participantes tenham notebook e fones de ouvido para uma melhor experiência.

Iniciando Seu Primeiro Projeto de Data Science

Está afim de iniciar no mundo de Data Science e não sabe por onde começar? Ou está apenas curioso para saber o que é isto e que tipo de ‘magia’ é possível fazer? Se sim, então, ajudarei VOCÊ.

RISC V e Linux embarcado para desenvolvimento de soluções IOT com hardware aberto

Apresentar principais ferramentas para o desenvolvimento de hardware utilizando Linux embarcado e ferramentas abertas baseadas em arquitetura RISC V para aplicações de IOT e AIOT, com demonstrações de processamento de imagem em hardware utilizando Sipeed MAIX

15:30

Criptografia para Crianças

Criptografia para Crianças #CPGoiásHoje em dia todo o mundo da computação leva a criptografia em seus sistemas para proteger nossos dados, hoje muito em alta também temos o Bitcoin e o Blockchain, provavelmente estes temas não sejam mais novidade para as crianças de hoje, mas precisamos prepará-las para isso. Pensando em iniciar as crianças nestes temas, vamos começar com criptografia, como ela funciona e criar mensagens secretas criptografadas.

Robótica e Aprendizagem Criativa

Bora construir um robô mesclando kits de robótica com material reciclado (traga seu notbook)

16:15

Blazor – Aplicativos WebClient com C#

O Blazor permite criar interfaces web interativas no cliente utilizando C# em vez de JavaScript. Os aplicativos do Blazor são compostos de componentes WebUI reutilizáveis implementados utilizando C#, HTML e CSS. O código do cliente e do servidor é escrito em C#, permitindo que você compartilhe códigos e bibliotecas.

17:15

Impressão 3D: Escaneamento, Modelagem e Prototipagem 

A impressão 3D possibilita transformar um modelo virtual em objeto físico com uso de uma impressora 3D. Pretendo abordar nesse workshop desde a história da impressão 3D até a fabricação de um modelo real em uma impressora 3D. Serão utilizados softwares para modelagem 3D, transformação de imagens 2D em 3D, escaneamento 3D e preparação de uma impressão 3D. Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de interagir com a tecnologia da impressão 3D, conhecer os de processos de modelagem, escaneamento e imprimir suas primeiras peças.

Como a ideia não vale nada, tire ela do papel com CMS WordPress 

Quer criar um site para encantar o seu cliente? Eis o wordpress: uma máquina de cadastro de clientes em potencial feito com PHP. Com esta palestra você irá começar a configurar o CMS mais utilizado no mundo. Na atual conjuntura mundial, com os avanços instantâneos das tecnologias, ter uma identidade na www é essencial para compartilhar conhecimento e informações, gerar interatividade, e claro, vender. Nesta palestra também veremos como mostrar seus dados na hora de apresentar o MVP da sua startup, num site prático, rápido, dinâmico, responsivo, cada vez mais visualizado em smartphones. Inclua imagens, vídeos, faça a gestão de marketing digital agora mesmo, sem sair de casa.

Workshop de revisão para a prova Linux Essentials

Workshop de revisão para a prova Linux Essentials. Se você já trabalha com Linux ou utiliza esse sistema operacional há um ano ou mais, essa oficina servirá, de fato, como um refresca-cuca para a prova. Se você nunca ouviu falar de Linux, essa revisão servirá como uma introdução suave à administração de sistemas Linux.

Desenvolvimento de aplicações IoT utilizando a plataforma de serviços Dojot no contexto dos ambientes Inteligentes

Este workshop apresenta conceitos e cenários implantação de aplicações para ambientes inteligentes utilizando a plataforma de serviços IoT Dojot. Durante o workshop, estaremos habilitando seus participantes a desenvolver aplicações IoT escaláveis que poderão ser implantadas em ambientes inteligentes, como por exemplo, relacionadas à redução de consumo de energia.

17:30

Batalha de Robôs da Turma da Mônica

Bora brincar com seus robôs?

Hipnose para Potencializar a Aprendizagem

Hipnose pode ser utilizada como uma ponte para o futuro, promovendo o empodermaneto pessoal.

18:15

Primeiros passos com a Cloud AWS

Neste Workshop vamos falar sobre as principais características da nuvem da AWS, os conceitos de Cloud e realizar um hands-on (mão na massa) demonstrando aos participantes como criar seus primeiros servidores e serviços como uma hospedagem de sites na AWS.

Utilizaremos serviços da AWS como EC2, VPC, Elastic IP e S3, todos utilizando os recursos grauitos (free-tier) da AWS.

19:15

Metodologias ativas de ensino através da realidade virtual com merge cube

Realidade virtual no Maker

Startups e Blockchain, as possibilidades da blockchain além das criptomoedas

Workshop voltado para mostrar as diversas aplicações que a Blockchain possibilita, além das oportunidades de empreender nesse ecossistema.

Impressão 3D de A a Z

Aqui, você irá aprender quais são os processos de impressão 3D, desde a prototipagem de uma peça, até a finalização de uma impressão. Iremos compreender como ela pode ser, ao mesmo tempo, tão avançada e tão simples de se dominar, e, principalmente, entender como aplicá-la em nosso dia a dia. Também veremos melhores práticas da impressão, processos produtivos, materiais, suas propriedades e aplicações.

22:00

Capture the Flag: por onde começar?

As conhecidas competições hackers denominadas de Capture the Flag (CTF), são um conjunto de desafios que testam o conhecimento, raciocínio lógico e habilidades de cada hacker. Através desse workshop estarei mostrando por onde começar e como dar os primeiros passos nos CTFs, plataformas mais conhecidas, ferramentas e técnicas utilizadas.

Docusaurus.io: Agora a sua equipe mantém um documentação 

Montando um ambiente de desenvolvimento Wiki com práticas DevOps, utilizando Gitlab CI/CD, Docker e Docusaurus.

Primeiros passos na unity – Desenvolvendo um jogo 2d simples 

Neste Workshop será ensinado a criação de um jogo 2d simples, onde será apresentado a interface inicial da Engine e como criar um jogo do zero.

Começando com o desenvolvimento de aplicativos mobile Cross-Platform (Android e iOS) com Flutter

Atualmente, o mercado mobile representa grandes oportunidades de negócios para as pessoas, marcas e empresas. Venha aprender a cria um aplicativo mobile multiplataforma (Android e iOS) com o Flutter o SDK da Google!

Células XP: criando e validando ideias de alto impacto!

Ferramentas como Design Thinking, Canvas e metodologias como o Lean Startup, sendo aplicados para criar e validar soluções de alto impacto.

23h

Quem sabe faz ao vivo: aplicativo do design ao código

Nesse Hands On teremos UX Designer e Programador juntos, desenvolvendo um aplicativo para o público. Desde as pequenas decisões iniciais até a última linha de código acontecendo na frente dos seus olhos!

6 de Setembro

10:30

Robótica e Aprendizagem Criativa

Bora construir um robô mesclando kits de robótica com material reciclado (traga seu notbook)

Jogos Matemáticos

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

11h

Arduino Collector Arena Veloster

Você sabe o que é um Robô Seguidor de Linha? Qual seu papel na Indústria 4.0? E na agricultura? Cada vez mais estamos automatizando custos e priorizando o trabalho autônomo aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes. Neste workshop será apresentado um desafio na plataforma Arduino onde os participantes deverão aliar tempo e precisão na regulagem dos robôs seguidores de linha, ganha a equipe que efetuar mais voltas em menor tempo! Após a apresentação da IDE do Arduino os 05 (cinco) robôs serão sorteados e os participantes formarão equipes onde cada grupo será responsável pela configuração de seu Robô partindo do galpão, passando pela colheita sem nenhuma intervenção humana e retornando ao galpão. A EQUIPE VENCEDORA LEVA O ROBÔ DE BRINDE!

Crie um Storytelling poderoso e um Pitch matador em poucos minutos com metodologias ativas

O storytelling é a forma mais simples e eficaz de inspirar, encantar, conectar e vender ideias, ideologias, produtos, serviços, imagem pessoal, comunicar algo, ensinar, motivar e engajar pessoas e equipes num mesmo objetivo, porque histórias encantam. Não é preciso mais correr atrás dos gurus da retórica. Agora é a sua vez. É a vez da sua história, da sua “verdade”. Ao seguir todos os elementos ideais para uma boa história, você não só estará na hora certa, com a história certa, mas você será a pessoa certa. Vamos contar histórias?

Arduino Collector Arena Veloster

Você sabe o que é um Robô Seguidor de Linha? Qual seu papel na Indústria 4.0? E na agricultura? Cada vez mais estamos automatizando custos e priorizando o trabalho autônomo aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes. Neste workshop será apresentado um desafio na plataforma Arduino onde os participantes deverão aliar tempo e precisão na regulagem dos robôs seguidores de linha, ganha a equipe que efetuar mais voltas em menor tempo! Após a apresentação da IDE do Arduino os 05 (cinco) robôs serão sorteados e os participantes formarão equipes onde cada grupo será responsável pela configuração de seu Robô partindo do galpão, passando pela colheita sem nenhuma intervenção humana e retornando ao galpão. A EQUIPE VENCEDORA LEVA O ROBÔ DE BRINDE!

12h

Computação Desplugada: desconectando para compreender melhor a Ciência da Computação

Este workshop busca apresentar e explorar atividades que promovam a computação, por meio de exercícios e jogos desplugados, mais conhecidos como Computer Science Unplugged (computação desplugada). Capaz de estimular habilidades consideradas importantes para o século vigente, os participantes poderão aguçar características como o Pensamento Computacional, para além da utilização do computador. A atividade convida os presentes a trabalhar em grupo em prol da resolução de problemas que envolvam dedução lógica, para que ao final deste, possam compartilhar suas experiências e resultados alcançados, além de figurar aos educadores como uma proposta de ensino-aprendizagem de computação desde os primeiros anos de ensino.

12:30

Perspectivas futuras para o ensino da matemática

Trata-se de uma mostra de trabalhos que estão sendo desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação na área da Educação Matemática em suas atividades de pesquisa e ensino. Estes trabalhos envolvem uso de tecnologias digitais e assistivas e suas perspectivas, além de conteúdos emergentes nas discussões sobre o ensino da matemática.

13h15

FAEG Jovem – Transformando suas ideias em projetos

Com as mudanças na economia e os riscos que as empresas correm de fecharem as portas nos dois primeiros anos, como demonstra estudo do Sebrae, nós entendemos que muitas pessoas se sintam amedrontadas com a ideia de ter um novo negócio. Atualmente, é bastante comum vermos o surgimento das chamadas startups, que são empresas emergentes, cujo objetivo é desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, que seja, de preferência, escalável e repetível. Ter uma startup tem sido uma alternativa cada vez mais escolhida por empreendedores no mundo todo, e é de suma importância que haja um bom planejamento antes de começar.

Validação e Prototipação ágil de Startup – tire sua startup do papel, mesmo sem saber nada de programação – Parte 2 

Prototipação ágil: usando a técnica de Gambiarra MVP para criar negócios digitais usando plataformas gratuitas na internet. Com exemplos práticos.

13h30

Batalha dos Minions

Bora brincar com seus robôs.

14h

Perspectivas futuras para o ensino da matemática

Trata-se de uma mostra de trabalhos que estão sendo desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação na área da Educação Matemática em suas atividades de pesquisa e ensino. Estes trabalhos envolvem uso de tecnologias digitais e assistivas e suas perspectivas, além de conteúdos emergentes nas discussões sobre o ensino da matemática.

14h15

Creathon Turma da Mônica – Computação Criativa na prática

Participe de um desafio de prototipação rápida com os personagens da Turma da Mônica. Nessa jornada vamos abordar os conceitos da aprendizagem criativa aplicada a computação e o desenvolvimento de ideias baseadas em problemas reais.

15h15

A magia com Yii PHP Framework: desenvolvimento rápido e ágil 

Esta oficina visa demonstrar e popularizar o Yii PHP Framework demonstrando boas práticas para um desenvolvimento rápido e ágil. Iremos desenvolver uma aplicação em CRUD de um simples gerenciamento de consultas, iremos deste a criação de um banco de dados até a publicação com a utilização de container. Necessita-se de computador para poder acompanhar a oficina e no mesmo os seguintes requisitos: Docker ou – PHP + Apache + PostgreSQL

Oficina de Gamificação baseada em Design Thinking

Neste workshop, os participantes criarão soluções de gamificação construídas a partir da abordagem do design thinking.

Construir templates de interface nunca foi tão fácil

Ensinando como produzir com o Adobe XD, entendendo um pouco sobre Design UX e mostrando que designers não devem ter medo de se meter em web design.

15h30

Criptografia para Crianças

Hoje em dia todo o mundo da computação leva a criptografia em seus sistemas para proteger nossos dados, hoje muito em alta também temos o Bitcoin e o Blockchain, provavelmente estes temas não sejam mais novidade para as crianças de hoje, mas precisamos prepará-las para isso. Pensando em iniciar as crianças nestes temas, vamos começar com criptografia, como ela funciona e criar mensagens secretas criptografadas.

Contruindo meu primeiro Robô com Metareciclagem

Esta oficina você terá oportunidade de fazer seu carrinho sustentável, totalmente reciclado. Reaproveitando papelão, motores de gravadoras de DVD, espeto de churrasco, canudo.

16h15

Net Open Source

O .NET Core é uma versão de código aberto e de plataforma cruzada do .NET mantida pela Microsoft e pela comunidade .NET no GitHub. Todos os aspectos do .NET Core são código-fonte aberto, incluindo bibliotecas de classes, tempo de execução, compiladores, linguagens, estrutura da Web do ASP.NET Core, estruturas de área de trabalho do Windows e biblioteca de acesso a dados do Entity Framework Core.

Primeiros passos em LaTeX utilizando Overleaf

Desenvolvido para a produção de documentos com alta qualidade tipográfica, o LaTeX é uma tecnologia que demanda da instalação de diversos recursos. O Overleaf é uma proposta que visa facilitar o uso disponibilizando o LaTeX de forma online. Nesta oficina serão apresentados as principais careacterísticas e funcionalidades desta plataforma.

17h15

Concepção de projetos com Canvas #CPGoiás

Neste workshop serão abordados os conceitos sobre as boas práticas de gestão de projetos de forma prática, você irá aprender como selecionar e priorizar projetos de forma simples, bem como conceber o projecto utilizando canvas. O PM Canvas parte da premissa de que a criação de um novo projeto deve ser guiada por algumas perguntas: Por quê? O quê? Quem? Como? Quando e quanto? As respostas para essas questões servirão como ponto de partida para a criação do canvas, bem como o planejamento inicial do projeto.

DO ZERO AO BANCO DE DADOS – Introdução a modelagem de banco de dados

Atividade mão na massa de introdução a modelagem relacional de banco de dados, com MySQL desde a criação de tabelas a manipulação de dados com comandos básicos.

17h30

Batalha de Robôs da Turma da Mônica

vamos testar o seu robô, no campo de batalha?

A aprendizagem criativa em sala de aula

Levantar questões acerca dos desafios para os processo de ensino e aprendizagem, bem as possibilidades do uso de ferramentas e metodologias interativas na sala de aula. Para isso, serão apresentadas ferramentas e propostas de metodologias, tais como gamificação, programação, robótica e aprendizagem criativa. Isso será feito por meio de estações de exposição e de breve experimentação de cada elemento.

18h15

Como Fazer um APP em 1 dia

Quer tirar uma ideia da cabeça mas não quer gastar tempo nem dinheiro para testá-la? Segue aqui uma receitinha básica com ferramentas práticas que vão lhe ajudar a publicar um aplicativo mínimo que pode ser feito por uma única pessoa em algumas horas!

Introdução Hands-on ao Kubernetes

Neste workshop sera apresentado um overview dos conceitos e componentes básicos do kubernetes, seu funcionamento, e ferramentas necessárias para interagir com um cluster kubernetes. Serão feitos exercícios hand-on demonstrando a utilização básica de um cluster.

Forense Computacional 

A forense computacional é a ciência relacionada ao levantamento, obtenção, análise e apresentação de evidências digitais. Este workshop irá cobrir os fundamentos da computação forense e de investigações digitais. Os tópicos irão abordar técnicas de investigações envolvendo mensagnes de e-mails, análise de memória de Sistemas Linux e Análise de Tráfego de Redes.

19h15

Vuejs – Web components

VueJS ou simplesmente Vue é uma biblioteca (lib) javascript para o desenvolvimento de componentes reativos para interfaces web modernas sendo fácil de usar, ler e entender como uma interface (tela) esta sendo construída.

Criativar com Lego Serious Play

Como a magia da criatividade acontece, como se livrar dos bloqueios que impedem a criatividade, técnicas para geração de ideias, como escolher as melhores ideias e fazer acontecer.

Curiosity

A missão curiosity é um workshop que vai mostrar como a sonda da NASA curiosity que foi enviada para Marte, funciona. Vamos ensinar a construir e programar o robô de Lego que foi usado como protótipo pela NASA para este projeto.

22h

Desenvolva seu primeiro aplicativo mobile multiplataforma com Google Flutter! 

Atualmente, o mercado mobile representa uma grande oportunidade de negócios para as pessoas, marcas e empresa. Venha aprender sobre os conceitos básicos de programação para dispositivos móveis com o Google Flutter, enquanto cria um aplicativo multiplataforma para Android e iOS

Desmitificando o Agro e apresentando novas oportunidades

O objetivo desse workshop é apresentar ao público da Campus quais são os desafios em o empreendedor rural têm dentro da sua propriedade. Também apresentar as oportunidades que podem ser exploradas.

Startup-se! Tire sua ideia do papel em menos de duas horas

Neste workshop vou ajudar você a aplicar o Lean Canvas para tirar sua ideia do papel.Criado por Ash Maurya, o Lean Canvas foi construído apoiado no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos originais para trabalhar aspectos de maior risco na criação de startups, enfatisando a necessidade de encontrar o encaixe entre o problema de um mercado e a solução oferecida pelo negócio.

23h

Forró na CPGoiás 

O workshop tem o objetivo de descontrair os campuseiros com a dança para tornar o ambiente mais leve. Todos os participantes irão se soltar, rir, divertir e extravasar com as técnicas básicas do forró e muito mais. Quem dança é mais feliz!

7 de setembro

10h30

Jogos Matemáticos

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

Construindo um Robô para o Duelo com a Robowl 

Os participantes construiram e programaram um robô cujo o objetivo do mesmo é estourar o balão colocado no robô rival (traga seu notbook)

11h

Batismo Digital

O Batismo Digital tem como principal objetivo a introdução das pessoas ao meio digital livre. Por meio de palestras teórico-práticas são apresentados ao participante os sistemas operacionais, softwares livres, comandos no terminal, arquitetura linux, entre outros assuntos. *PS: Para uma melhor experiência do workshop traga seu computador.

Construindo sua Assistente Virtual Integrada a Dispositivos IoT com Python e Google Cloud 

O foco da palestra é que ao final os participantes tenham a capacidade de começar a construir suas assistentes virtuais integradas com dispositivos IoT, ou evoluir seus projetos com a utilização de Python e Google Cloud, tendo em mente assim uma solução final que agregue valor a vida das pessoas com um custo acessível.

12h

Construindo uma comunidade de design mais forte através do Design Sprint 

Vamos aplicar o Lightning Decision Jam (LDJ), o ciclo de resolução de problemas inspirado no Design Sprint – o inovador método do Google. Nessa dinâmica, vamos pensar juntos em ações para criarmos uma comunidade de design melhor e mais forte! No LDJ, usamos uma dinâmica para levantar problemas, criar e priorizar soluções e chegar a um plano de ação concreto em pouco mais de 1 hora. Venha colaborar e ajudar a construir uma comunidade de design ainda mais engajada e melhor!

12h30

Futuro 4.0 – Robótica, Inglês e Empreendedorismo

O workshop é voltado para o público infantil e professores no contexto da Aprendizagem Criativa. Visa englobar as competências da Matemática, Física e Eletrônica no contexto da Robótica, bem como, um pontapé em como aprender Inglês brincando, e utilizar-se do poder de decisão, compra, organização e visão de futuro com o empreendedorismo.

13h15

Aplicação de ferramentas de Design Thinking utilizadas pelos laboratórios do MIT 

Durante a aplicação do Workshop utilizaremos um case real e diagnosticar com a geração de um problema para resolução do mesmo.

Células XP: Convença-me se For Capaz!

Convencer- transitivo direto e intransitivo e pronominal. P ersuadir (alguém ou a si mesmo) a aceitar uma ideia ou admitir um fato, por meio de razões ou argumentos bem fundados. Você hoje consegue convencer seus clientes, parceiros de negócios ou até possíveis sócios? Você hoje consegue realizar um pitch de qualidade e que impacte quem ouve?Se sua resposta foi “não” pra qualquer uma das perguntas, seu lugar é aqui!

KNIME, software “0800” para criar e produzir ciência de dados

KNIME, software “0800” para criar e produzir ciência de dados #CPGoiásKNIME, software “0800” para criar e produzir ciência de dados usando um ambiente fácil e intuitivo, permitindo que cada parte interessada no processo de ciência de dados se concentre no que faz melhor. Workshop para iniciantes, venha fazer seu primeiro projeto nessa ferramenta.

13h30

Duelo de robôs: Robowl 

Os participantes construiram e programaram um robô cujo o objetivo do mesmo é estourar o balão colocado no robô rival (traga seu notbook)

14h

Mãos na Massa: String Art (Mandalas) 

Mostre seu lado artístico. Junte a matemática com a arte, acrescente imaginação e muitas cores… pronto! Nesta oficina os participantes poderão levar pra casa suas criações.

14h15

Construa seu primeiro circuito eletrônico

Esta atividade visa apresentar conceitos básicos de eletricidade e eletrônica para iniciar os participantes no mundo maker.

15h15

Construindo um Sistema de Recomendação do zero

Teoria e prática na construção de sistemas de recomendação escaláveis utilizando tecnologias de Big Data e Machine Learning. O Workshop visa o passo a passo desde a teoría por trás de RecSys, algoritmos utilizados, ferramentas e como recomendar conteúdo relevante.

Desafio Kanban

Aprenda e vivencie de forma divertida os 5 princípios Lean e o método Kanban por meio da criação e execução de um sistema de trabalho onde a sua capacidade fica evidenciada e o fluxo contínuo é naturalmente criado para entrega frequente de valor: Oque é Lean?, Os 5 princípios Lean, O método Kanban, Kanban Pizza Game(cc), Introdução à métricas Lean.

15h30

Construindo um Robô para o Duelo com a Robowl 

Os participantes construiram e programaram um robô cujo o objetivo do mesmo é estourar o balão colocado no robô rival (traga seu notbook)

Crie jogos educativos em poucos cliques

Aprenda a criar jogos educativos digitais em poucos passos com a ferramenta GoEduca e torne a sua aula ainda mais divertida!

16h15

Seu primeiro Bot Telegram com Iot

BotTelegram com Esp8266, uma forma segura de comunicar com seus disposivitos Iots, obtendo informações ou executando comandos e realizando atividades de forma simples e remota

Eletrônica com papel 1 (sensor de umidade)

Esta atividade visa apresentar conceitos básicos de eletricidade e eletrônica para iniciar os participantes no mundo maker.

17h15

Vai que dá

O Workshop Vai que Dá é recomendado para empreendedores que queiram empreender, mas que ainda não tem certeza absoluta de seu projeto ou por onde começar. O seu desenvolvimentotem o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento da(s) ideia(s) de negócio bem como no amadurecimento do perfil empreendedor, o Vai que Dá convida o participante a voltar seu olhar para o mundo e para si mesmo, podendo então fazer uma escolha mais consciente sobre a sua vontade de empreender e sobre o negócio que gostaria de desenvolver.

Usandro blockchain da deCRED para o agronegócio 

Conhecendo um pouco mais sobre blockchain, sobre a deCRED e sobre como otimizar os agronegocios utilizando blockchain

Eletrônica com papel 2 (pisca-pisca no papelão) 

Esta atividade visa apresentar conceitos básicos de eletricidade e eletrônica para iniciar os participantes no mundo maker.

17h30

Duelo de robôs: Robowl

Os participantes construiram e programaram um robô cujo o objetivo do mesmo é estourar o balão colocado no robô rival (traga seu notbook)

8 de Setembro

10h

Robótica para todos 

Robótica Pais e Filhos (traga seu notbook)

10h30

Jogos Matemáticos

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

12h30

Jogos Matemáticos

Oficinas de jogos como Tangran, Geoplano, Amazonas, Seixos e Ouri

13h

Atividade Criativa Pais e Filhos

Atividade de Construção de protótipos estruturais com Kits e muita diversão para Pais e Filhos (traga seu notbook)

14h

Da Vinci – A ponte!

Em homenagem ao 500 anos da morte de um dos maiores gênios renascentistas, um momento para conhecer a vida e obra de Leonardo Da Vinci, em especial suas aventuras no mundo da engenharia e arquitetura. Nossos visitantes poderão montar e testar pontes de Da Vinci!

É um modelo de ponte auto portante, sem amarras… apenas criatividade, física e matemática!

SERVIÇO

#CPGOIÁS

Onde: Shopping Passeio das Águas (Av. Perimetral Norte, 8303 – Lot. Mansoes Goianas, Goiânia – GO)

Quando: 04 a 08 de setembro

Ingressos e Informaçõessite

Leitores do Curta Mais ganham R$ 40 reais de desconto na compra do ingresso utilizando o código #CURTAMAISCPGOIAS

Foto de capa: Edilson Dantas / Agência O Globo