Confira programação de dezembro no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Sim, apesar da reforma no local, agenda cheia de dezembro inclui seminário, exposição de artes plásticas e concertos da Filarmônica com entrada gratuita

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
59c8f163e7bdf0be2fdd8bf102749784

Apesar da reforma em andamento no local, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) tem agenda cheia neste fim de ano. 

A partir de amanhã (7), o CCON recebe o XVI Seminário Drama, Performances e suas Antropologias. O evento, que vai até sábado (9), é aberto e gratuito. Quem quiser certificado de participação pode fazer sua inscrição no local. Quatro referências nacionais nos estudos da área estarão por lá: Scott Head (UFSC), John Dawsey (USP), Zeca Ligiero (Unirio) e Rubens Alves da Silva (UFMG).

O grande evento da semana, porém, é a abertura da exposição “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), que fica no CCON. Frei Nazareno Confaloni (1917-1977) é considerado pioneiro do modernismo no Estado. Influenciou artistas como Siron Franco e Ana Maria Pacheco e deixou sua marca em outras áreas, como a educação.

A maior mostra já realizada sobre um artista de Goiás (Confaloni nasceu na Itália, mas escolheu viver no Estado) reúne 300 obras e objetos pessoais do frei, além da reprodução em tamanho real de seu último ateliê. A produção da mostra que comemora seu centenário foi comandada por PX Silveira. A abertura ao público é neste sábado (9), às 9h30, com café da manhã e roda de conversa com Rossella Orsini, sobrinha de Confaloni. Entrada franca.

Orquestra

Para quem gosta de música de concerto ou está disposto a experimentar, a Orquestra Filarmônica de Goiás oferece um prato cheio. Um não, três! Neste domingo (10), às 11 horas, a Filarmônica recebe o grupo de percussão Impact(o) e a Sinfônica Jovem de Goiás para um concerto especial e gratuito no Palácio da Música do CCON. No repertório, a estreia de “After Spring”, de Michelle Agnes, e a execução de uma das obras mais importantes do Século 20, “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky.

Nos dias 21 e 22 de dezembro, às 20h30, a Filarmônica dará um presente ao público goiano: a ópera “Carmen”, de Georges Bizet. A regência será do maestro britânico Neil Thomson. Dona de uma das carreiras líricas mais importantes do País, a mezzo-soprano Denise Freitas interpretará Carmen. O espetáculo que encerrará a temporada da Orquestra terá ainda as participações de Hélenes Lopes, Patrícia Mello, Angelo Dias e outros grandes nomes. Mais uma vez, entrada franca!

Programação de dezembro:

Dias 7 a 9 (quinta a sábado) – 8h30-21h30 – XVI Seminário Drama, Performances e suas Antropologias

Dia 9 (sábado) – 9h30 – Abertura da exposição “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras”

Dia 10 (domingo) – 11 horas – Concerto: Orquestra Filarmônica de Goiás recebe Grupo Impact(o) e Sinfônica Jovem

Dias 21 e 22 (quinta e sexta) – 20h30 – Ópera Carmen: Orquestra Filarmônica de Goiás e convidados

Entrada gratuita.