20/06/2019 10:17
Curiosidades / Histórias

Conheça a Gibiteca Jorge Braga em Goiânia, um dos maiores acervos públicos de gibi do Brasil

Com 25 anos de história, a gibiteca conta com um acervo de cerca de 6 a 7 mil histórias em quadrinhos (gibis)

Bianca
por Curta Mais

Você realmente conhece a cidade onde vive? Cheia de bares, restaurantes, baladas e espaços culturais, Goiânia vem se destacando cada vez mais no quesito pluralidade de opções para todos os gostos.

Quem gosta de anime pode se aventurar nos diversos eventos que acontece com bastante frequência na cidade. Quem prefere um rock, tem diversas opções de baladas e bares que vão fazer da sua noite, uma criança. Sertanejo então nem se fala, tem opções para todos os lados. Até pra quem prefere um ambiente mais tranquilo, ou é mais cult pode se aconchegar nas poltronas do Cine Ouro e assistir aquele filme com uma baita nostalgia de querer voltar aos anos 80. A verdade é que, não dá pra reclamar. Pra quem ama animais, tem até os locais petfriendly para não deixar o bixinho em casa.

E para quem ama histórias em quadrinhos? Esta vertente da cultura pop ganhou adeptos no mundo inteiro. Em Goiânia não foi diferente e resolvemos te mostrar que aqui tem vários acervos que você pode encontrar nesta listinha aqui, mas em especial, queremos dar ênfase à Gibiteca Jorge Braga, a Gibiteca pública em Goiânia - uma das maiores do país.

Com 25 anos completos em 2019, a Unidade da Superintendência Executiva de Cultura (futura Secretaria de Cultura de Goiás), é um dos espaços gratuitos destinados a esse tipo literário. Aconchegante, a Gibiteca conta com um acervo de mais de seis mil gibis e onze mil livros, mesas para leitura, tapete e almofadas.

ba9ad9c2ec7ef3ba16bcebc88e10d464.jpg

O nome de Jorge Braga é em homenagem ao cartunista, que doou mais de três mil exemplares. Até dezembro de 1995, ela funcionou no Edifício Parthenon Center, no Centro da capital, mas o lugar ficou pequeno frente à grande procura e foi instalada no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia. A Gibiteca Jorge Braga funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Resultado de imagem para jorge braga cartunista
Jorge Braga

A diretora da Gibiteca Jorge Braga, Helenir Machado, afirma que este é um lugar destinado a todos. “Desde 22 de setembro de 1994, a nossa Gibiteca funciona como espaço de entretenimento e leitura para todas as idades”. Para ela, o acesso ao gibi na infância pode incentivar as crianças ao mundo da leitura e funciona como uma ótima opção de entretenimento. “As histórias em quadrinhos dão a sensação de movimento e esse dinamismo no ato da leitura costuma provocar nas crianças e jovens o gosto pela leitura. E quando adultos, os amantes desse gênero literário não costumam abandonar esse gosto”, afirma.

d64d491c818725a6eee38a09d1651b8c.jpg

bdf5983a831be121dcc93f234a35e8fc.jpg

O colecionador de HQ’s, Éden Vaz, que tem em casa cerca de cinco mil exemplares, conta que o contato com esse gênero literário desde cedo foi importante para ele. “Eu tinha cerca de quatro anos quando ganhei um gibi. No início, eu ficava inventando histórias vendo os quadrinhos, mas aí eu queria saber o que estava escrito e fui aprendendo a ler”, diz. “Meu pai me disse que eu precisava saber somente as letras maiúsculas, porque não se usa minúsculas em gibis”, lembra.

A Gibiteca também recebe doações de gibis, desde que estejam em bom estado de conservação. O agendamento de visitas escolares é pelo telefone (62) 3201-4640.

Gibiteca Jorge Braga

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Telefone:  (62) 3201-4640

2c3ac39572360ec72a110333e741f2fc.jpg

8291a98b26f92d8899867312b8edf340.jpg

Imagens: Divulgação | Facebook/Reprodução

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Moradores da ilha de Sommar na Noruega decidiram eliminar o tempo

Eles consideram um contratempo serem reguladas pelos relógios.


+ Curiosidades

Pesquisa da UFG aponta tentativa de esquecer o acidente com Césio-137 em Goiânia

A mestranda apresentou uma dissertação que investiga os apagamentos na mídia goianiense do maior acidente radiológico da história


+ Curiosidades

Conheça Adriel Vinícius o cantor goiano que faz do Eixo Anhanguera o seu palco

O cantor e compositor leva a música por onde passa. De dia toca no Eixo, a noite nos teatros da capital


+ Curiosidades

Pesquisadores descobrem fósseis de dinossauros com mais de 80 milhões de anos em Goiás

Dentre os vestígios encontrados, estão fragmentos atribuídos ao titanossauro, um dos maiores dinossauros brasileiros da história


+ Curiosidades

Messi ajuda a construir o maior hospital de câncer infantil da Europa

Através da fundação que leva o nome do jogador, o SJD Pediatric Cancer Center de Barcelona poderá ser construído; craque foi o primeiro a doar


+ Curiosidades

Professora de teatro distribui 200 flores durante manifestação desta quinta-feira em Goiânia

Ana Cristina é atriz e arte educadora do Grupo Zabriskie e se manifestou contra o desmonte da cultura em Goiás e no Brasil


+ Curiosidades

Adolescentes encontram R$ 12 mil, devolvem o dinheiro e ganham recompensa em Santa Rosa de Goiás

Atitude comoveu Paulo Trabalho que doou R$ 3 mil para as famílias dos garotos como forma de recompensa pela honestidade


+ Curiosidades

Teoria da Relatividade de Einstein completa 100 anos e foi comprovada em Sobral no Ceará

Em 1919 cientistas britânicos, estadunidenses e brasileiros vieram a Sobral para observar o fenômeno durante um eclipse solar


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.