27/01/2020 11:45
Gastronomia / Roteiros Gastronômicos

Conheça a história por trás do chá, bebida famosa no mundo inteiro

Thayná
por Thayná Rodrigues

Muitos acham que o Chá é uma bebida inglesa, mas na verdade conta a lenda que há mais de 5 mil anos, o Imperador chinês Shennong estava com seu exército bebendo água quente, quando caíram algumas folhas de uma árvore dentro do jarro.

Curioso, mesmo com a mudança de cor da água, ele decidiu provar e nesse momento descobriu as propriedades revigorantes da mistura, e assim nasceu o chá.

Mito ou realidade, certo é que o chá provém de fato da Ásia, e já é utilizado pelos diferentes povos há vários milênios. As propriedades medicinais da bebida são igualmente ancestrais, e nas últimas décadas têm sido investigadas cientificamente, com descobertas fascinantes. Hoje em dia uma bebida muito apreciada pelos mais variados povos, convém ainda assim distinguir o chá de outras infusões igualmente populares.

Chá é o nome dado à infusão realizada a partir da planta com o mesmo nome, a camellia sinensis. Muitas outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram por ser conhecidas igualmente por “chá” (como é o caso dos populares chás de cidreira ou de limão), mas em termos precisos trata-se de algo diferente.

No que diz respeito ao chá, existe uma grande variedade de tipos e sabores, o que levam também ao crescimento do grupo de apreciadores.

É possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos de acordo com a sua oxidação:

Chá preto:
É de longe o tipo de chá mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Curiosamente, esta tendência é relativamente recente, uma vez que só a partir de finais do século XIX é que o chá preto começou a preferido em relação ao chá verde.

CHÁ OOLONG
Este chá tipicamente chinês é internacionalmente conhecido pelo seu nome original, “oolong”, que significa “dragão negro”. A origem do nome é incerta: algumas versões apontam para o local onde era originalmente plantado. outras para o nome da pessoa que o descobriu. Desde sempre, um produto característico da China, onde ainda hoje é produzido.

CHÁ VERDE
Igualmente proveniente da China, é o tipo de chá mais popular no oriente (ao contrário do ocidente, onde prevalece o chá preto). Na verdade, no Japão nem é referido como “verde”, mas apenas como chá.


CHÁ BRANCO
Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína, mas as semelhanças da produção levam a que seja considerado, com alguma frequência, um subtipo de chá verde.

TISANAS
Como foi afirmado no início, se a infusão não provém da planta camellia sinensis, não se pode dizer que se trata verdadeiramente de um chá. Contudo, o uso popular leva a que existam vários outros tipos de tisanas que obrigatoriamente não poderiam deixar de ser referidas.

Tisanas como o “chá” de limão, cidreira, camomila, tília ou menta são bastante apreciadas – tão populares como o verdadeiro chá – e são tão ilimitadas quanto à variedade de plantas, frutos e árvores aromáticas que existem.

Muitas destas infusões alegam também efeitos medicinais, habitualmente associados aos efeitos primários das plantas em que se baseiam. Contudo, convém não os confundir com os efeitos terapêuticos do chá, bem mais consolidados e comprovados que os das tisanas.


Em Goiânia você pode se deliciar experimentando os diversos tipos de chá na Casa de Chá Provence, fica localizada no Shopping Bouganville, onde você encontra uma variedade de tipos e sabores.

A casa de chás da loja é o que tem de mais atrativo e estimulante, com ervas importadas e premiadas internacionalmente. Requinte e sabor em um só lugar.

Os chás podem ser degustados na loja e também vendidos a granel. Todos os dias são oferecidos chás diferentes para a degustação pelos nossos clientes.

E claro, assinantes do Clube Curta Mais tem vantagens! Na compra de um chá você ganha o segundo ou 20% de desconto em produtos!

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

Café Biano

O espaço possui uma marcante característica autêntica de aproximar o público da cultura goiana


+ Gastronomia

ENCHEFS: Maior encontro gastronômico do Brasil acontece domingo em Aparecida de Goiânia com entrada e degustação gratuitas

Na edição 2018, 300 chefs de cozinha de todo o país participaram do evento. A edição deste ano vem com a proposta de um dia pra gastronomia em família. Por causa disso o ENCHEFS Goiás será realizado pela primeira vez em um domingo


+ Gastronomia

Renomado Chef da ‘cozinha goiana’ ensina os sabores de Goiás em Búzios

Imagine participar de um evento onde as cozinhas francesa, borgonha e do cerrado conversam entre si em um hotel à beira mar regado a muito vinho


+ Gastronomia

Brasileira ou não? Conheça a curiosa história por trás da feijoada

Surgida pela primeira vez em 1833 no Brasil, à controvérsias que dizem que a feijuca não é brasileira


+ Gastronomia

Aos 19 anos, cozinheiro de Goiânia inova com sofisticação em pratos inspirados no cerrado

Lorenzo já é referência gastronômica pela experiência em restaurantes renomados de São Paulo


+ Gastronomia

As melhores opções de gastrobar de Goiânia

A Curadoria do Curta Mais separou uma lista incrível com as melhores opções da capital


+ Gastronomia

Cão Véio Goiânia comemora 1 ano com presença do Chef Henrique Fogaça

A noite será regada a muito Rock n’roll, boas bebidas e a presença do Chef e sócio do marca, Henrique Fogaça


+ Gastronomia

Restaurante italiano de Goiânia faz sorteio de uma festa para 50 convidados

A ação já começou e encerra-se no dia 09 de dezembro


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.