17/09/2019 07:35
Curiosidades / Histórias

Conheça a Menina do Laço, única garota a treinar nas categorias de base de um time profissional no Brasil

O futebol feminino vem ganhando espaço nos últimos anos e Natália mostra que o esporte não é só para meninos

Isabela
por Isabela Albuquerque

A menina Natália Pereira é a única menina do Brasil na categoria de base em um clube profissional. Com apenas nove anos, ela ignora as "ofensas" dos seus colegas de time e bate bola como ninguém.

A menos de 20 dias da Copa do Mundo Feminina de futebol, a menina sequer entende a importância da sua classificação na base do Avaí. O futebol feminino foi proibido no Brasil até 1979, e começou a ser regulamentado em 1983.

Desde então, os times femininos vêm sendo sucateados e o investimento para a categoria feminina do esporte mais popular no país é pífio comparado ao masculino.

Conhecida como a Menina do Laço, Natália conta em entrevista ao UOL Esportes que sua família sempre a influenciou a gostar de esportes. Seu gosto pelo futebol começou por causa do irmão mais velho, que era goleiro. 

No campo, não há diferença entre os meninos e a garota. Às vezes, de acordo com Natália, eles podem gritar que "não dá para perder a bola pra uma menina", mas ela simplesmente ignora o que ouve e segue seu jogo sem ser incomodada.

e250af14b1aacd0016c6a26543c925b1.jpg

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC

"Pra ela ser criança, é estar em campo jogando bola," disse a mãe da futebolista. Os pais disseram que a peneira que Natália passou foi complicada, uma vez que o Avaí não possui time feminino. "Só queria uma chance", falou o pai. A garota conseguiu e foi treinar com a base masculina do time.

"Quando uma menina quer jogar bola, apesar de ser o país do futebol, ainda olham estranho para ela". Os pais pedem para que outros clubes do Brasil também tenham a consciência de que muitas meninas querem jogar futebol, mas os estigmas e preconceitos da profissão não permitem que elas sonhem com isso.

Natália tem sonhos grandes. Ela quer jogar ao lado de Marta, seis vezes melhor do mundo na categoria, em seu time no Orlando Pride, e aos 13 anos já vestir a camisa da seleção brasileira.

Copa do Mundo Feminina

A seleção brasileira feminina já embarcou para a competição, que será realizada na França. Marta, Ludmila, Cristiane e as outras jogadores ficarão até o dia 5 em preparação na cidade de Algarve, em Portugal.

"Tenho certeza que esse grupo que tá indo vai lutar o tempo inteiro para que possamos alcançar nossos objetivos", afirmou Marta antes de embarcar.

O Brasil estreia na competição no dia 09 de junho e enfrentará a Jamaica. A Copa da França será a primeira competição de futebol feminina de grande porte que será transmitida ao vivo na TV aberta. A seleção feminina também jogará contra a Austrália e a Itália na primeira fase.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Governo da Itália oferece mais de 3 salários mínimos por mês pra você se mudar pra lá

A oferta é paga durante 3 anos e, em contrapartida, é preciso abrir um negócio em uma cidade italiana


+ Curiosidades

Tá quente né? Pois é, em Goiás até o vento tá 'pegando fogo'

'Tá muito quente em Goiás, né. Mas pelo menos tá ventando? Tá também'


+ Curiosidades

9 dicas de como tirar ótimas fotos usando apenas o celular

Aprenda com profissionais e não erre mais, usando dicas super simples


+ Curiosidades

20 motivos para não perder a Campus Party em Goiânia

Uso o código #CurtaMaisnaCPGOIAS e ganhe R$ 40,00 de desconto no ingresso



+ Curiosidades

Descubra todos os rios de Goiás e do Brasil em um mapa interativo e super educativo

Rios, riachos, cachoeiras... tenha o nome que for, nós amamos água e ela é essencial para a nossa vida


+ Curiosidades

Jardineiro da Comurg troca a enxada pelo diploma de jornalismo em Goiânia

Uniformizado, Luciano Magalhães apresentou TCC de jornalismo sobre mulheres garis e ganhou nota 10 de excelência


+ Curiosidades

Tape Arte: artistas de Goiânia transformam fita isolante em obras de arte

O material colante pode assumir diferentes formas e, dependendo da criatividade e das inspirações, verdadeiras obras de arte são criadas apenas com o uso de fitas adesivas


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.