24/05/2018 19:59
Notícias / Conteúdo

Conheça o real significado do Carnaval

Desde o início até os dias de hoje

Júlia
por Júlia Marreto

De acordo com o dicionário Priberam¹, a palavra carnaval, vem do francês carnaval, italiano carnevale - de carnelevare -, ambas da língua mater Latim, carnen levare, que significa abster-se, afastar-se da carne.

ETIMOLOGIA

car·na·val
(francês carnaval, do italiano carnevale, de carnelevare, retirar a carne)
substantivo masculino
1. Período de festas profanas de origem medieval, compreendido entre o dia de Reis e a quarta-feira de Cinzas. (Geralmente com inicial maiúscula.)

2. Período que compreende os três dias que precedem a Quaresma. (Geralmente com inicial maiúscula.) = ENTRUDO

3. Conjunto de brincadeiras e festejos que ocorrem nesses dias.

4. Grande divertimento ou festa. = FARRA, FESTIM, FOLGUEDO, FOLIA, PÂNDEGA

HISTÓRIA

Ainda é incerta a origem do carnaval, mas acredita-se² que seja uma herança de diversas comemorações realizadas no período Antigo, pelos Hebreus, Egípcios, Gregos e Romanos. Se tratavam de festividades pagãs para celebrar grandes colheitas e, especialmente, louvar divindades.

Ao que tudo indica, as prováveis festas mais importantes que podem ser consideradas "ancestrais" ao carnaval são as "saturnais", realizadas na Roma Antiga em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, a festa era celebrada de maneira que as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas.

97b79e6f3bc6c59c965e81cbf5d9b79a.jpg

Foto: Arcanoteca / reprodução da internet

Também já existiam espécies de 'carros alegóricos', chamados 'carrum navalis ["carro naval"] porque tinham formato parecido ao de navios e, eles levavam homens e mulheres nus pela cidade. Para muitos especialistas, o termo carnaval vem do nome desses carros.

Porém, a maioria dos estudiosos acredita que o termo seja de origem latina [como citamos acima, em Etimologia]. Sua história remete a um passado menos distante, na Idade Média, quando antigas festividades pagãs foram incorporadas à Igreja Católica, momento em que estas celebrações marcavam os últimos dias antes das restrições impostas pela Quaresma.

Para os católicos, a Quaresma, é um período de sacrifícios, são os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa. Momento em que dedicam-se à reflexão, conversão espiritual e penitência para lembrar dos 40 dias passados por Jesus no deserto e sofrimentos que suportou na cruz.

A data do carnaval varia no calendário por, necessariamente, preceder exatos 46 dias, a Páscoa. Já a Páscoa, no Hemisfério Sul, acontece no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia do outono. Assim, com a data da Páscoa determinada, voltando 46 dias, 40 da Quaresma + 6 da Semana Santa, teremos a Quarta-Feira de Cinzas.

8a3b63813896e5cd408d5c932ea1609a.jpg

Foto: emgiropelaitalia / reprodução da internet

Assim, essa era a última chance de se preparar um belo banquete com muita carne, pelo menos pelos próximos 40 dias. No século 13, as festas foram se desenvolvendo e, principalmente na Itália, bailes de máscaras foram surgindo. Lá pelos idos do século 19 é que as máscaras e fantasias começaram a se popularizar e fazerem parte das festas pela Europa.

Pierrô, Arlequina e Colombina são personagens da Commedia Dell'Arte Italiana que, na época (e ainda hoje), eram os mais chamativos e importantes das festas de carnaval.

A FOLIA NO BRASIL³

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil é que o carnaval é comemorado. No início, as celebrações se resumiam ao entrudo³, especialmente os escravos brincavam e faziam bagunça nas ruas, com guerras de água, farinha e limões de cheiro. E foi só pelos idos do século 19 que as classes mais altas [por influência dos europeus] começaram a se envolver nas folias.

e4b98662200dfda8bc01fcd3de75c2c1.jpg

Foto: Templo Cultural Delfos / reprodução da internet

De acordo com o historiador André Diniz, em seu livro Almanaque do Carnaval: “A primeira marchinha foi feita em 1899, por Chiquinha Gonzaga, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro: Ó abre alas. Depois da gravação do samba Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917, este gênero começa a ganhar espaço no carnaval carioca.”

E foi com nomes como: Braguinha, Haroldo Lobo e Lamartine Babo que o samba e as marchinhas de carnaval começaram a popularizar e fazer sucesso nas festas de carnaval a aprtir dos anos 1920.

Confira algumas marchinhas:

Lamartine Babo - O Teu Cabelo Não Nega

Braguinha - Linda Lourinha

A Dança do Ganso - Haroldo Lobo

O FERIADO NACIONAL QUE NÃO É LEI

Ao contrário do que muita (muita!) gente acredita, nenhum dia do "feriado" de carnaval é realmente feriado. Bem, com exceção das localidades que elegeram a data como feriado estadual ou municipal. A questaão é que esta data não faz parte da lista de feriados nacionais do país. Ou seja, trabalhar no Carnaval conta como dia normal, não vale nem pagamento de hora extra.

Isso quer dizer que fica a critério do empregador liberar ou não os funcionários no período de carnaval. Não é uma obrigatoriedade. As empresas que concedem folga podem combinar a compensação dos dias trabalhados, mas não podem descontar do salário do empregado.

5d3763a8e346b3d917c71be45d210441.jpg

Foto: Studio Lab Decor / Reprodução da internet

Por exemplo, no Rio de Janeiro, a terça-feira de carnaval é considerada feriado estadual, por meio da Lei 5243/2008. E, se você está se perguntando quais são os feriados nacionais (ou seja, que valem para o país inteiro) são eles:

1º de Jan | Confraternização Universal
30 de Mar | Paixão de Cristo
21 de Abr | Tiradentes
1º de Mai | Dia do trabalho
7 de Set | Independência do Brasil
12 de Out | Nossa Senhora Aparecida
2 de Nov | Finados
15 de Nov | Proclamação da República
25 de Dez | Natal

Saiba mais em:

¹Priberam -  [antigo Dicionário da Língua Portuguesa On-line - DLPO - é desenvolvido e mantido pela Priberam. Su a nomenclatura compreende o vacabuário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas da língua portuguesa contemporânea.]

²Mundo Estranho 

³Guia do Estudante 

Lei - Veja 

Capa: reprodução

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Prefeitura proíbe a venda e o uso de rojões com barulho

Às vésperas da Copa do Mundo, a decisão na maior cidade do país, pode estimular outros municípios


+ Notícias

Show do grupo Rouge em Goiânia tem data alterada

Confira o procedimento para compra e reembolso de ingressos


+ Notícias

24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café

Confira algumas receitas para celebrar uma das paixões nacionais


+ Notícias

10 lugares em Goiânia para comprar ou alugar decorações de festa junina

Lojas de artigos de decoração e decoradores profissionais para a melhor festa


+ Notícias

Passeio de bicicleta gratuito percorre traçado urbano Art Déco em Goiânia

O encontro é aberto para pessoas de todas as idades


+ Notícias

Casal americano entra na Justiça para obrigar filho de 30 anos a sair de casa

Desempregado, o homem não ajudava com os custos da casa nem com as tarefas domésticas


+ Notícias

12 lugares em Goiânia para alugar e comprar fantasia de festa junina

Para aproveitar as festas de São João como manda o figurino


+ Notícias

Animação emocionante sobre garotinha descobrindo câncer viraliza entre internautas

O vídeo faz parte de uma campanha do Hospital do Câncer de Barretos, feito para marcar a mudança de nome que aconteceu há alguns meses para Hospital de Amor


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.