Conheça o Vale do Capão, um achadinho na Chapada Diamantina na região central da Bahia

Um refúgio da correria goiana em um paraíso natural com diversas particularidades

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
1c5b794adb76035fa5ffb1cc539e43ea

Quem nunca quis dar uma fugidinha nas férias? Desacelerar o ritmo, respirar novos áres, desconectar. O Curta Mais também está em clima de férias e encontrou o lugar perfeito para quem quer descansar e conhecer um refúgio cheio de particularidades e que foge completamente da rotina goiana. 

O Vale do Capão, uma vila do município de Palmeiras, conta com a presença de várias comunidades e programações alternativas ao que estamos acostumados aqui em Goiânia.

Essa vila fica localizada na Chapada Diamantina (BA) e conta com a presença da segunda maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, que tem 340 metros de altitude. Para observar a queda dessa cachoeira, é necessário andar 6km. Se você gosta de se aventurar em trilhas essa é a programação perfeita! Mas, se você não quiser andar tanto assim, existem diversas outras cachoeiras mais próximas e com trilhas mais fáceis para visitar como por exemplo a Cachoeira do Riachinho.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pousada Solar Azul (@solarazuloficial) em 14 de Jun, 2019 às 3:44 PDT

 

Como férias também combina com comida, vamos falar da culinária um tanto quanto característica desse lugar. 

O vilarejo têm muitos moradores vegetarianos e veganos, é uma ótima oportunidade para experimentar pratos diferentes que fazem parte dessa culinária. Um dos diferenciais gastronômicos desse lugar é o palmito de jaca. Isso mesmo! Esse palmito que tem um sabor mais neutro, completamente diferente da fruta, é utilizado em diversas receitas nos restaurantes locais. Os dois principais pratos feitos com esse ingrediente é o pastel de palmito e jaca e a moqueca de palmito de jaca. Você pode encontrar esses pratos em praticamente todos os restaurantes e lanchonetes da vila.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Slowveg Lia Argolo (@slowveg) em 17 de Nov, 2018 às 7:43 PST

 

Além disso, tem também a Pizzaria Capão Grande, que conta com apenas dois sabores de pizza. Na sua versão salgada conta com uma massa integral coberta com muçarela, cenoura, tomate, basílico, azeitona, alho e orégano. Já na sua versão doce, a mesma massa integral é recheada com muçarela, banana, mel, canela, cachaça, castanha de caju, entre outros ingredientes. A maneira de cortar a pizza também é um atrativo, nada de cortes regulares, cada pedaço tem um formato e um tamanho diferente do outro. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pizzaria Capão Grande (@pizzariacapaogrande) em 8 de Jan, 2019 às 2:20 PST

 

A vila oferece, além dos bares e restaurantes, muitas lojas de artesanato produzidos e vendidos pelos próprios moradores, ótimos para quem gosta de levar um pedacinho da viagem para casa. 

Quanto à hospedagem, não precisa se preocupar. O Vale do Capão fornece desde pousadas aconchegantes e campings incríveis até casas que podem ser reservadas pelo aplicativo do AIRBNB. Se você está pensando em se desligar nessas férias, anota essa dica e se aventure um pouquinho nesse lugar tão diferente e ao mesmo tempo acolhedor. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Revista da Chapada Diamantina (@revistadachapada_diamantina) em 21 de Mar, 2019 às 8:56 PDT

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gabi (@gabimourisco) em 14 de Jul, 2017 às 11:28 PDT

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Andre Falcao (@zabumba) em 19 de Jul, 2017 às 3:22 PDT

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bábara Lima (@brblima) em 27 de Jul, 2017 às 11:44 PDT

 

Como chegar: a 1.255 km de Goiânia, saindo pela BR 153

Informações: (75) 3332-2211 Prefeitura de Palmeiras 

Foto de capa: Marcia Rodrigues / Pixabay