Conheça os 27 homenageados com a maior comenda cultural do estado de Goiás

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Na próxima segunda-feira, 16 de novembro, o Conselho Estadual de Cultura realiza a entrega das Comendas Culturais do Estado Troféu Jaburu, a maior comenda cultural do estado de Goiás. A solenidade será realizada no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 20h, e será presidida pelo governador do estado, Marconi Perillo. O artista plástico Elder Rocha Lima será homenageado com o Troféu Jaburu, e além deste, serão entregues as Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano 2015. O jornalista e empresário Marcelo Albuquerque, criador do Curta Mais, é um dos homenageados como Destaque Cultural do Ano, diploma concedido aos que se destacaram no fazer e no promover das artes em Goiás no ano de 2015.

“Essa homenagem representa o reconhecimento do trabalho feito em equipe e de todo um esforço de apostar em um veículo de comunicação que nasceu da ideia de promover a cultura e as boas experiências produzidas em Goiânia e no estado de Goiás”, declara Marcelo. “Recebo essa homenagem com muita emoção, mas faço questão de retribuir à equipe, aos parceiros e ao nosso público, que possibilitaram transformar um sonho em uma realidade que hoje atende mais de um milhão de pessoas por mês. Receber a maior comenda cultural do estado me dá um sentimento de dever cumprido nesses oito anos de trabalho, mas também me traz ainda mais responsabilidade com o meio cultural, reafirmando o compromisso em promover a cultura no estado”.

Marcelo

Marcelo Albuquerque, criador do Curta Mais e homenageado com Diploma de Destaque Cultural do Ano pelo Conselho de Cultura.

As Comendas Culturais do Estado e o Troféu Jaburu são a maior homenagem direcionada aos produtores de arte e cultura do estado de Goiás. Este ano, o Troféu Jaburu e a premiação estão em sua 35ª edição – entre os homenageados em edições anteriores estão os artistas Antonio Poteiro e J.D. Oliveira, e aprimeira pessoa a receber o troféu foi a poetisa Cora Coralina. A escolha dos homenageados com o Troféu Jaburu, as Medalhas de Mérito Cultural e os Diplomas de Destaque Cultural do Ano são feitas em Sessão Plenária do Conselho de Cultura, através de votação secreta. Os concorrentes são indicados por pessoas de seus círculos sociais e seguem para votação entre os 12 membros do Conselho de Cultura, e para receber a homenagem é necessário ser eleito por maioria de votos.

 

Confira a relação dos homenageados no ano de 2015:

Troféu Jaburu

Elder Rocha Lima – artista plástico

Pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor. Nascido na Cidade de Goiás em 1928, Elder Rocha Lima é uma importante figura das artes goianas, e criou o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG com Frei Nazareno Confaloni (1917-1977).

 

Medalha de Mérito Cultural

Ademir Luiz da Silva – Letras

Almir Pereira de Amorim – Artes Cênicas

Divino Sobral – Artes Plásticas

Edilberto da Veiga Jardim Filho – Música

Lázaro Ribeiro – Audiovisual (Ganhador do FICA)

Mestre Sabu – Manoel Pio Sales – Patrimônio Cultural e Material

 

Diploma de Destaque Cultural do Ano

Ana Flávia Frazão – Música

Barracão Cultural – Marcelo Fecunde/Ângelo Machado/Silvana Amaral – Itaberaí

Bianca Almeida – Regente do Coral Espírita Vida e Luz

Cleubismar de Jesus – Mano CDJ

Conselho Municipal de Política Cultural de Goianira – Luciano Roriz Ribeiro

Convento Dominicano de Nossa Senhora do Rosário – Cidade de Goiás – Frei Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira

Estércio Marquez Cunha – Música

Fernando Alves Rocha – Grupo Sonhus Teatro Ritual

Floriano Freitas Filho – Letras

Ilídio Guimarães Teles e Moredson Nogueira Teles – Cantores Sertanejos

Marcela Aguiar Borela – Festival Fronteira

Marcelo de Albuquerque Mello – Curta Mais

Missionários Redentoristas do Santuário de Trindade – Padre Robson de Oliveira

Monique Avena – Letras

Orlando Ferreira de Castro – História da Educação

Padre Agnaldo Divino Gonzaga – Arte Popular/Itaguari

Paulo Henrique Silva – Artes Visuais

Rafael Guarato dos Santos e Marília Annibelli Velozo – Artes Cênicas

Raimundo Nonato Coelho – Artes Visuais

Valda de Almeida e Marisbela Cunha – Oiteto Musical