Conheça um lado do Neymar que pouco gente fala (inclusive ele)

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
37b1dbca153c8bff4d96ef5ab6e91810

Alvo de críticas e piadas nas redes sociais, Neymar tem um lado que pouca gente sabe, o de filantropo. Ele raramente fala sobre o assunto, mas é o resposnável por manter um projeto padrão primeiro mundo em plena comunidade carente onde o prórprio Neymar passou parte da infância. Sim, o craque tem um lado humanitário e social que atende centenas de crianças e adolescentes mensalmente entre 7 e 17 anos e em 3 anos já beneficiou mais de 4 mil alunos.

O Instituto Neymar Jr foi construído em uma área de 8.400 metros quadrados, no Jardim Glória, na Praia Grande, SP, onde o jogador viveu dos 7 aos 12 anos. A comunidade possui diversas dificuldades e limitações, vivenciadas por Neymar e sua família quando eram moradores da região. Nadine Gonçalves, mãe de Neymar, é a presidente do Instituto. “Na minha vida isso fez muita falta e hoje a gente trabalha para ajudar essas crianças a terem um futuro melhor através do esporte e cultura”, comenta Neymar em uma das entrevistas sobre seu projeto social. 

O Instituto oferece, de forma totalmente gratuita, atividades esportivas, culturais e educacionais como aulas de espanhol, inglês, robótica, artes, informática, leitura e escrita. Os alunos também praticam judô, natação, dança, jogos de tabuleiro, futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol, além do atendimento médico e odontológico.

A ideia é utilizar o esporte e a educação como ferramenta de inclusão social, fornecendo diversas informações educacionais e esportivas para melhorar a qualidade de vida dos alunos.

A boa notícia é que as crianças participantes aumentaram em 88% a frequência escolar.

Anualmente são investidos no projeto cerca de R$ 6 milhões, grande parte do próprio bolso de Neymar que também usa sua influência para contar com o apoio de marcas como Unilever, Gillette, Lupo, Ultrafarma e Nike, além de amigos famosos como Messi, Mbappé, Philippe Coutinho, Piqué, Suárez, Daniel Alves, Gabriel Jesus e Iniesta.

Instituto

Sempre que está no Brasil, o craque faz questão de visitar seus “pupilos”.

Instituto

O compexo de 8.400 metros quadrados foi erguido na comunidade carente onde Neymar passou parte da infância.