26/04/2019 00:55
Turismo / Internacional

Conhecida por sua arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame é o ponto turístico mais visitado em Paris

Construção levou cerca de 180 anos para ficar pronta

Bianca
por Bianca Stephania

Repleta de símbolos medievais, a Catedral de Notre-Dame possui um estilo predominantemente gótico, tem influências do Renascimento e do Naturalismo. Ela abriga pinturas, móveis e peças com design neo-gótico. Uma das Igrejas mais antigas, começou a ser construida em 1163, dedicada à Virgem Maria e levou quase dois séculos para ficar pronta. Sua construção foi finalizada em 1345. É um verdadeiro símbolo de Paris.

Localizado na Île de la Cité, uma pequena ilha em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena, o templo foi restaurado diversas vezes em seus mais de oito séculos de existência.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

9d68424cc6d68061a06aa6d545ae07d4.jpgFoto: Pixabay

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.

Foto: Desciclopédia

A Igreja grandou ainda mais fama quando foi cenário do romance "O Corcunda de Notre-Dame", lançado em 1831 por Victor Hugo (1802-1885). 

Resultado de imagem para "O Corcunda de Notre-Dame" 1831 primeira ediçãoIlustração para a primeira edição de "Notre Dame de Paris".

Dentro da catedral gótica, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a História da catedral e da cidade de Paris. Estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das obras em curso.

Estátuas de reis, Catedral de notre-dame de paris (1160-1345), paris — Fotografia de StockFoto de Rostislavv

Em 1871, Notre Dame correu o risco de ser gravemente destruída por um incêndio, mas a construção resistiu. Em 2013, a igreja completou 850 anos. No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar.

A catedral de Notre-Dame é vista alinhada ao sol durante o amanhecer em Estrasburgo, na França. O fenômeno, chamado "Strasbourghenge", acontece quando o sol está alinhado diretamente atrás de um edifício ou monumento durante o solstício — Foto: Patrick Hertzog/AFPO fenômeno, chamado "Strasbourghenge", acontece quando o sol está alinhado diretamente atrás de um edifício ou monumento durante o solstício — Foto: Patrick Hertzog/AFP

Se engana quem acha que a Torre Eiffel é a atração mais visitada em Paris. De acordo com dados do Escritório de Turismo e Congressos da capital francesa, nenhum monumento foi tão procurado em 2017 quanto a Catedral Notre-Dame, que recebeu 12 milhões de visitantes ao longo do ano.

b5dfb8fcbcfc84033721bf2487319fc2.pngFoto: Papu Karan | Google/Reprodução

da45019df333c68902fbc8ace1829ed9.jpgFoto: Holgi | Pixabay

09178203191e269b2dfd958741c81676.jpgFoto: Pixabay

Notre Dame, Paris, Facade, Notre Dame De ChartresFoto: Ronile | Pixabay

Catedral de Notre Dame em Paris

Capa: Deposit Photos

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Capelinha São José, igreja mais antiga de Goiânia é restaurada e ganha uma estação de via sacra

Um dos grandes achados do Curta Mais, a Capelinha é um grande tesouro escondido na cidade


+ Turismo

Goiânia está entre as 10 capitais brasileiras mais populares do Instagram

O ranking leva em consideração as cidades mais citadas na rede social


+ Turismo

Confira a programação completa da Semana Santa em Trindade

Durante a Semana Santa, o polo do turismo de fé também tem programação especial voltada para os religiosos, com adorações, missas e encenações de momentos da vida de Jesus


+ Turismo

Confira a programação completa da Semana Santa em Pirenópolis

O feriado religioso atrai muitos fiéis e também muitos turistas para curtir o tempo livre. Vem ver uma programação completa para todos os gostos!


+ Turismo

10 destinos para viajar no feriado da Semana Santa em Goiás

Unindo a religiosidade com cidades histórias e espetáculos da natureza, separamos destinos pra fazer você colocar o pé na estrada e curtir o feriado com a família e amigos


+ Turismo

#FainaSim: cidade do interior de Goiás tem muito mais coisas pra fazer do que você imagina

Moradores se juntaram e lançaram a Hashtag #FainaSim mostrando as belezas da cidade para rebater as tradicionais piadinhas que todo goiano faz com o município


+ Turismo

10 motivos pra ser feliz em Goiânia

No Dia Internacional da Felicidade declare seu amor pela cidade


+ Turismo

Conheça Chapadão do Céu, a melhor cidade para se viver em Goiás

Cidade sustentável é a porta de entrada para o Parque Nacional das Emas. Possui forte potencial turístico e muitas cachoeiras para se refrescar!


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.