26/05/2019 16:15
Turismo / Internacional

Conhecida por sua arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame é o ponto turístico mais visitado em Paris

Construção levou cerca de 180 anos para ficar pronta

Bianca
por Bianca Stephania

Repleta de símbolos medievais, a Catedral de Notre-Dame possui um estilo predominantemente gótico, tem influências do Renascimento e do Naturalismo. Ela abriga pinturas, móveis e peças com design neo-gótico. Uma das Igrejas mais antigas, começou a ser construida em 1163, dedicada à Virgem Maria e levou quase dois séculos para ficar pronta. Sua construção foi finalizada em 1345. É um verdadeiro símbolo de Paris.

Localizado na Île de la Cité, uma pequena ilha em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena, o templo foi restaurado diversas vezes em seus mais de oito séculos de existência.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

9d68424cc6d68061a06aa6d545ae07d4.jpgFoto: Pixabay

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.

Foto: Desciclopédia

A Igreja grandou ainda mais fama quando foi cenário do romance "O Corcunda de Notre-Dame", lançado em 1831 por Victor Hugo (1802-1885). 

Resultado de imagem para "O Corcunda de Notre-Dame" 1831 primeira ediçãoIlustração para a primeira edição de "Notre Dame de Paris".

Dentro da catedral gótica, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a História da catedral e da cidade de Paris. Estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das obras em curso.

Estátuas de reis, Catedral de notre-dame de paris (1160-1345), paris — Fotografia de StockFoto de Rostislavv

Em 1871, Notre Dame correu o risco de ser gravemente destruída por um incêndio, mas a construção resistiu. Em 2013, a igreja completou 850 anos. No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar.

A catedral de Notre-Dame é vista alinhada ao sol durante o amanhecer em Estrasburgo, na França. O fenômeno, chamado "Strasbourghenge", acontece quando o sol está alinhado diretamente atrás de um edifício ou monumento durante o solstício — Foto: Patrick Hertzog/AFPO fenômeno, chamado "Strasbourghenge", acontece quando o sol está alinhado diretamente atrás de um edifício ou monumento durante o solstício — Foto: Patrick Hertzog/AFP

Se engana quem acha que a Torre Eiffel é a atração mais visitada em Paris. De acordo com dados do Escritório de Turismo e Congressos da capital francesa, nenhum monumento foi tão procurado em 2017 quanto a Catedral Notre-Dame, que recebeu 12 milhões de visitantes ao longo do ano.

b5dfb8fcbcfc84033721bf2487319fc2.pngFoto: Papu Karan | Google/Reprodução

da45019df333c68902fbc8ace1829ed9.jpgFoto: Holgi | Pixabay

09178203191e269b2dfd958741c81676.jpgFoto: Pixabay

Notre Dame, Paris, Facade, Notre Dame De ChartresFoto: Ronile | Pixabay

Catedral de Notre Dame em Paris

Capa: Deposit Photos

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Hot Park está entre os 10 parques aquáticos mais visitados no mundo

Completando a lista de vantagens, todo esse paraíso natural e aquático pode ser aproveitado com um desconto exclusivo de 45% na compra de até 5 ingressos, pelos Assinantes Premium do Clube Curta Mais!


+ Turismo

Bate e volta: 5 destinos próximos a Goiânia para viajar de última hora gastando pouco

Não dá pra ficar de bobeira em casa em um fim de semana, feriadão ou até folguinha do serviço! Vem conhecer estes lugares pertinhos de Goiânia que valem a visita


+ Turismo

Bocaina do Farias: o 'Avatar' goiano na Chapada dos Veadeiros com cachoeiras, piscinas naturais e cânions

Um verdadeiro achado de tirar o fôlego encravado na Serra Geral do Paranã em São João D’ Aliança


+ Turismo

Visitamos a nova Estação Ferroviária de Goiânia após a restauração; veja fotos

Símbolo da Art Déco em Goiânia, Estação Ferroviária tem restauração concluída e está de cara nova


+ Turismo

Goiânia pode ganhar Calçada da Fama Sertaneja com os principais nomes do gênero no país

Calçadas da capital do sertanejo vão ganhar uma nova atração turística para a cidade


+ Turismo

Capelinha São José, igreja mais antiga de Goiânia é restaurada e ganha uma estação de via sacra

Um dos grandes achados do Curta Mais, a Capelinha é um grande tesouro escondido na cidade


+ Turismo

Goiânia está entre as 10 capitais brasileiras mais populares do Instagram

O ranking leva em consideração as cidades mais citadas na rede social


+ Turismo

Confira a programação completa da Semana Santa em Trindade

Durante a Semana Santa, o polo do turismo de fé também tem programação especial voltada para os religiosos, com adorações, missas e encenações de momentos da vida de Jesus


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.