21/01/2018 18:22
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Descubra porque é tão difícil se acostumar com o horário de verão

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Aquela preguiça na hora de levantar, após ter adiantado uma hora no relógio tem uma explicação. De acordo com os pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo o corpo humano precisa de uns 14 dias para se adaptar totalmente ao horário de verão. Isso devido ao sono fragmentado, a falta de atenção e de memória em consequência dessa mudança na rotina.  

O horário de verão vai até o dia 20 de fevereiro de 2016. Por isso, o melhor jeito é se acostumar mesmo. Os problemas de adaptação nos primeiros dias ocorrem devido à elevação da temperatura do corpo, que começa a subir mais cedo. E, isso faz com que a pessoa fique mais propícia a ter déficits de atenção. Essa falta de atenção, como também a fadiga pode até causar acidentes de trânsito e de trabalho.

O horário diferenciado vale para os estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. A expectativa do governo é chegar a uma redução média de 4,5% na demanda de energia no país no horário de maior consumo, com economia de 0,5% durante todo o período do horário de verão.

Dicas para enfrentá-lo

A principal dica é ir acordando 15 minutos mais cedo, diariamente, para que a transição ocorra aos poucos. Além disso, é bom diminuir o consumo de café e chá preto.

chá

Passou o sono, levante-se, tome um chá de erva-doce ou camomila, ouça uma música relaxante, leia um livro tranquilo. Não adianta ficar deitado esperando o sono vir. Banho quente, embora relaxante, pode despertar.

A televisão é estimulante, portanto, evite vê-la na cama. Além disso, se você dormir com a TV ligada, não terá um sono reparador.

Se você é fumante, saiba que o cigarro atrapalha o sono.  Esse pode ser mais um incentivo para os tabagistas largarem o vício.

Muitas pessoas aproveitam essas horas a mais de sol para a prática de esportes. Isso é muito válido e importante, mas não deixe para praticá-los muito próximo da hora de dormir. Os esportes deixam o corpo acelerado. E, boa adaptação ao horário de verão.

prática

 

 

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