15/12/2019 12:28
Turismo / Turismo em Goiás

Destinos exóticos em Goiás

De Formosa à Terra Ronca, destinos turísticos para sair da rotina e se aventurar por lugares pouco explorados

Curta
por Curta Mais

Tá cansado dos mesmos destinos e das mesmas dicas de viagem em Goiás? O Curta Mais tem a solução! Se você já está enjoado de cidades turísticas onde todo mundo vai e está afim de conhecer destinos exóticos e pouco explorados no estado, confira a listinha que preparamos, arrume a mochila e boa viagem!

 

Paraúna 

Sim, Paraúna é um ótimo destino para quem quer fugir da rotina e curtir um lugar bacana e pouco explorado. A cidade está localizada na região sudoeste do estado, a 16, km de Goiânia, numa região de planalto onde podem ser encontradas grandes montanhas rochosas. Se você nunca viu, nem por fotografia, as pedras esculpidas pelo vento que existem na cidade, dentro do Serra das Galés, precisa conferir a beleza desses “monumentos pétreos”. Além da Serra das Galés, tem ainda a Ponte de Pedra e os rios que cortam a região e suas diversas cachoeiras. Vale muito a pena! 

 

Ponte de Pedra - Paraúna

A Ponte de Pedra é um lugar lindo, e por lá passa um rio com o mesmo nome. Fica em Paraúna, na divisa com Rio Verde. As águas do Rio Ponte de Pedra esculpiu uma ponte natural de pedra e embaixo, por onde passa o rio, formou-se uma caverna cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico. Uma verdadeira obra de arte!

Vista interna da caverna, por onde passa o Rio Ponte de Pedra.

Ideal para a prática de rafting.

 

Serra das Galés - Paraúna

Formações em arenito na Serra das Galés como a Pedra da Tartaruga, o Cálice de Pedra, a Esfinge, o Índio, o Lorde Francês, a Máquina de Escrever e outras que podem surgir de acordo com a visão do espectador são a atração da cidade, considerada um dos principais sítios arqueológicos do País. Perfeito para quem gosta de paisagens exóticas!

Serra das Galés, Paraúna.

Pedra da Tartaruga, Serra das Galés.

Pedra do Cálice, Serra das Galés.

 

Cachoeiras - Paraúna

Cachoeira do Cervo, Paraúna.

 

Cachoeira do Desengano, Paraúna.

Localização: Paraúna fica no Vale do Rio dos Bois, no Sudoeste de Goiás. 
Como chegar: BR-060, GO-320 e GO-164, a 158 quilômetros de Goiânia.

Informações: (64) 3957-7000 – Prefeitura.

 

Posse

Posse, na divisa com a Bahia, fica situada ao lado da Serra Geral. A cidade, que fica a 511 km de Goiânia, tornou-se importante para o turismo ecológico por ser o entroncamento entre a Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Vermelho e o Parque Estadual de Terra Ronca. A cidade possui ainda muitas cachoeiras, lindas paisagens e boa estrutura hoteleira.Serve de base para visitar o Parque Estadual de Terra Ronca, em São Domingos (município que quase não tem estrutura turística). Para sair da rotina e explorar paisagens exóticas!

Cachoeira do Guarani, Posse.

Balneário da Água Quente, Posse.

 

Como chegar: Por Goiânia o melhor acesso rodoviário é pelas BR – 060 e BR – 020. Por Brasília o melhor acesso rodoviário é pelas BR – 030 e BR – 020.

 

Formosa

Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira. Outro ponto muito conhecido é a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros. Ainda tem o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 250 metros de profundidade, Buraco das Araras com aproximadamente 100 metros de profundidade e o Rio Bandeirinha, que forma várias cachoeiras. A cidade  fica a 282 km de Goiânia e a 75 km de Brasília. 

Parque Municipal do Itiquira

Unidade de Conservação aberta à visitação, o Parque Municipal do Itiquira é o lugar ideal para quem quer entrar em contato com a fauna e a flora goiana. A principal atração do Parque é o Salto do Itiquira, que possui 168m de queda livre, sendo a 7ª maior queda do país e a maior em fácil acesso do Brasil.

Parque Municipal do Itiquira, Formosa.

Salto do Itiquira, Formosa.

Cachoeira do Indaiá, Formosa.

Lagoa Feia, Formosa.

Gruta das Andorinhas, Formosa.

Lajedo, Formosa.

 

Parque Estadual de Terra Ronca

O Parque fica localizado entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado. Estima-se que nele exista cerca de 300 grutas. Entre as que se destacam e estão abertas à visitação, estão a Angélica, com acesso por trilha tranquila, tem 17 km de extensão e cerca de dez salões que ostentam formações como estalactites e estalagmites; e a Terra Ronca 1, que é cortada por um rio e tem entrada rente à estrada que atravessa o parque - seu interior chega a 90 m de altura e desemboca em um altar onde é realizada a Festa do Bom Jesus da Lapa (sempre no dia 6 de agosto).

 

Salão

"Salão dos Espelhos", ambiente de teto baixo da caverna Lapa da Angélica.

Gruta

Entrada Gruta Terra Ronca I.

 

Como chegar: Saindo de Goiânia, a entrada mais próxima para o Parque Estadual de Terra Ronca é pelo município de Posse (GO). No entanto, uma das pontes do caminho encontra-se atualmente quebrada, então, o acesso só é possível pela cidade de São Domingos, que fica a 50km do Parque. São Domingos fica a 641km de Goiânia, com acesso pela BR-060 e BR-020.

 

Cristalina

Cristalina fica distante de Goiânia 268 km e é um ótimo lugar para fugir da rotina dos lugares turísticos de Goiás. A cidade é considerada o ponto de equilíbrio do mundo por conta do magnetismo de seu solo. Além de ter todo o charme e a magia dos cristais, Cristalina conta com outros atrativos, como a grande produção agrícola, grande potencial para o turismo ecológico e histórico.

Cachoeira do Arrojado, Cristalina.

 

Pedra do Chapéu - Cristalina

A Pedra Chapéu de Sol fica localizada na Fazenda Sucupira, em Cristalina. Ela foi assim denominada por conta de seu formato peculiar: um enorme bloco de granito de, aproximadamente 100 toneladas, em equilíbrio de forma estável, há milhões de anos, sobre uma base de pouco mais de 1 metro. É um bom local para meditação e observação, possuindo aflloramento rochoso com impressionismo natural.

 

A Pedra do Chapéu do Sol está localizada ao norte da cidade de Cristalina, que fica a 288 km de Goiânia.

A Pedra do Chapéu do Sol é um bloco gigantesco de quartzito com aproximadamente 1,2 bilhões de anos equilibrado em um minúsculo ponto de apoio.

 

Mambaí

 

A cidade de Mambaí é um tesouro do estado de Goiás desconhecido para a maioria dos goianos. O município, localizado a 530km da capital Goiânia e a 357km de Brasília, no limite com a Bahia, desponta como um dos novos polos de turismo de aventura do Brasil. Os cenários são de tirar o de fôlego, capazes de tirar o ar até dos aventureiros mais experientes.

Cachoeira do Funil, Mambaí. Queda de 20 metros fica dentro de uma caverna e é ótima para quem gosta de praticar rapel.

Localizada em uma fazenda, a 12 km de Mambaí, a Cachoeira do Alemão tem 18 metros de altura e é considerada o atrativo mais próximo à divisa com a Bahia, nos contrafortes da Serra Geral. 

Considerada uma das mais altas do Brasil, a tirolesa de Mambaí está a 102 metros de altura e possui 320 metros de extensão, no extremo nordeste de Goiás.

A Lapa do Penhasco, em Mambaí, tem acesso por uma trilha com 330 metros de extensão, em meio à mata calcária, e inclui uma caminhada dentro das águas de uma lagoa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Descubra como é voar de Parapente e sentir a adrenalina do alto em Goiás

O Curta Mais traz para você essa indescritível experiência de liberdade com dicas e informações


+ Turismo

Parque Ecológico Indaiá: Um roteiro de cachoeiras incríveis para fugir da vida urbana

Uma imersão da Curadoria do Curta Mais no complexo de cachoeiras incríveis de Formosa (GO)


+ Turismo

Conheça a Catedral de Formosa, um exemplar de fé e arquitetura em Goiás

A construção data da primeira metade do século 19 e já passou por restaurações


+ Turismo

Conheça duas cidades de Goiás que comemoram aniversário neste sábado

Itaberaí e Pires do Rio estão assoprando velinhas. Conheça um pouco de suas economias e o que fazer em cada uma delas


+ Turismo

Conheça a Trilha dos Mirantes em Goiás e surpreenda-se com uma das mais belas paisagens do cerrado

Caminho é simples, rápido e não requer muitos esforços


+ Turismo

Descobrimos uma cachoeira surreal em Goiás que é um verdadeiro cenário de filme

Conhecemos de perto um verdadeiro oásis em meio ao cerrado goiano


+ Turismo

Centro histórico de Goiânia ganha nova galeria de arte a céu aberto com entrada gratuita

Espaço Ursulino Leão: antes lote baldio e destino de lixo e entulho, agora, uma galeria de arte a céu aberto


+ Turismo

Laboratório: uma trilha de Mountain Bike perfeita dentro de Goiânia que provavelmente você não sabia que existia

Localizada há 10 minutos do Centro, a Trilha do Laboratório é considerada uma das melhores dos arredores da capital goiana


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.