20/07/2018 07:43
Notícias / Conteúdo

Detran Goiás lança nova CNH Digital

Goiás será o primeiro Estado do país a contar com o novo recurso

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lança nesta terça-feira (10) a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), a CNH Digital.

O documento virtual poderá substituir a versão impressa por meio de um aplicativo para celular. Goiás será o primeiro Estado do país a contar com o novo recurso.

Segundo o próprio órgão, a escolha de Goiás como Estado piloto na CNH-e pelo governo federal foi em virtude do avanço no processo de digitalização por que vem passando o Detran-GO.

A nova versão do documento poderá ser apresentada no lugar da carteira física, e será identificada pela leitura do QRCode ou certificado digital. A carteira digital terá a mesma validade que o documento impresso. A ativação deverá ser feita no mesmo celular em que a CNH for salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

“Já iniciamos o projeto de digitalização dos processos de habilitação. Quando for concluído e não utilizarmos mais o processo físico, passaremos a cumprir esse mesmo prazo nos processo, ou seja, o candidato terminará a prova e terá a Permissão para Dirigir em 12 horas”, explica o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.“

Como ter a nova CNH Digital

Para pedir a CNH-e, o motorista já deve ter uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Caso o condutor já tenha cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), opção que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, não será precio fazer novo cadastro. A solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.

Além disso, os motoristas devem informar ou atualizar seus e-mails e telefones nos departamentos de trânsito estaduais (Detrans). Caso a pessoa possua certificado digital, pode fazer as atualizações de e-mail e telefone diretamente no portal do Denatran, sem a necessidade de se dirigir aos Detrans.

O cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando que o usuário realize login no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH digital. O motorista deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), com quatro dígitos, que deverá ser memorizado para acesso posterior ao documento digital.

Caso o usuário encontre dificuldade ao fazer fazer o procedimento, basta ir pessoalmente ao Detran.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

DC Films divulga imagem de Shazam em seu filme que virá em 2019

Está preparado para o Shazam? Já sabe tudo sobre o herói de 1940 que terá filme lançado em 2019? Poderes, Historia e Personalidade?


+ Notícias

Cachorrinha é flagrada andando de moto em... Goiânia!

O vídeo foi registrado em uma avenida do Bairro Goiânia 2 e viralizou nas redes sociais


+ Notícias

Jovens goianos ganham 1º lugar nacional de Física e chegam a China para representar na Copa Mundial

A seleção de futebol pode não ter atingido o que as expectativas da galera pensavam, mas parece que nossa seleção jovem de física está quase lá!


+ Notícias

Em vídeo, Neymar se manifesta sobre a fama de cai-cai e tira onda com o 'Neymar Challenge'

Muito criticado durante a Copa do Mundo, o craque decidiu levar tudo na esportiva



+ Notícias

Conheça o Clube de Costura: o espaço colaborativo de moda em Goiânia

O 'coworking da moda' oferece uma estrutura completa de trabalho para a pesquisa, criação e produção de moda e é perfeito para fazer networking


+ Notícias

Goiânia terá vista privilegiada para Eclipse de Lua Vermelha em Julho

Você sabe por que é tão raro um eclipse de lua vermelha? Como acontece? Por que acontece? Quando podemos vê-la?


+ Notícias

Livro reunirá Turma da Mônica e Menino Maluquinho pela primeira vez

Lançamento será na Bienal do Livro em São Paulo, em agosto


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.