Dono de posto é preso por venda de combustível adulterado em Goiânia

Duas bombas do estabelecimento foram interditadas e o empresário vai responder o inquérito em liberdade mediante pagamento de fiança

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
1ac06796e5abfe521e3004671ba5159d

O Procon Goiás interditou na manhã da última sexta-feira (22), duas bombas de gasolina comum do posto de combustíveis Auto Posto Videira, localizado na Avenida Vera Cruz, nº 732, no Jardim Guanabara, em Goiânia. A ação ocorreu após denúncia feita ao 151.

Durante fiscalização no local, as equipes do Procon Goiás verificaram que a gasolina comum comercializada pelo estabelecimento apresentava teor de etanol fora das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames) da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo confirmado que o combustível estava irregular, tendo em vista que o resultado da análise apresentou teor de etanol misturado à gasolina de 35%.

De acordo com a lei em vigor, o percentual de etanol na composição da gasolina pode variar de 26% a 28%, com tolerância de 1% para mais ou para menos. Foi constatado ainda que o Auto Posto Videira, de bandeira branca, não informava adequadamente a origem de parte dos combustíveis comercializados.

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi autuado e o Procon solicitou a presença da Decon para conduzir um dos sócios-proprietários para prestar depoimento. A operação contou ainda com o suporte da Polícia Militar.

Ele foi autuado em flagrante e vai responder o inquérito em liberdade mediante pagamento de fiança.