24/04/2019 19:29
Notícias / Conteúdo

É Hoje! Acompanhe AO VIVO a Lua de Sangue... maior eclipse lunar do século!

O raro fenômeno que está atraindo a atenção do mundo já começou em alguns lugares, vem ver:

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

O eclipse lunar mais longo do século 21, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado em 27 de julho, póxima sexta-feira.

Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (eclípctica).

Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis desde qualquer lugar do mundo, uma vez que a Lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias.

Em 27 de julho deste ano ocorrerá um eclipse total de Lua com o máximo centrado no Oceano Índico, segundo dados proporcionados pela NASA.

A fase de totalidade do eclipse durará 1 hora e 42 minutos, sendo o mais longo do século XXI, começado às 19h30 GMT (16h30, em Brasília) e a Lua começará a eclipsar-se (entrada na sombra terrestre) às 18h24 GMT (15h24, em Brasília).

Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceânia, e durante a totalidade, será possível comprovar que a Lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.

A atmosfera da Terra, que se estende por 80 quilômetros além do diâmetro do nosso planeta, atua como uma lente que desvia a luz do Sol.

Ao mesmo tempo, filtra eficazmente seus componentes azuis e deixa passar somente a luz vermelha que será refletida pelo satélite. Assim, a Lua adquire o resplendor cobreado tão característico, acrescenta o IAC.

Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019, comentou no comunicado Miquel Serra-Ricart, astrônomo do IAC.

O astrônomo acrescentou que no transmissão feita desde a Namíbia, a escuridão produzida pelo eclipse permitirá descobrir objetos somente visíveis desde os céus austrais, como as Nuvens de Magalhães.

Para espiritualistas, o fenômeno conhecido como 'Lua de Sangue' também pode significar um marco para mudanças pessoais. "Eclipses servem como divisores de águas e também trazem à luz da consciência, tudo o que está oculto. É como apagar as luzes e então, acender rapidamente revelando tudo o que há e o que é. O Eclipse Lunar irá apoiar uma profunda elevação de consciência, trazendo mudanças. Podemos esperar nossas emoções e sentimentos mais profundos sendo despertados da escuridão para serem confrontados, compreendidos e então transmutados", publicou o perfil no Instagram Sob o Olhar da Luz, dedicado ao assunto. 

O Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo desde a Namíbia através do canal “sky-live.tv”.

A transmissão ao vivo deste eclipse total da lua será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS, informou nesta sexta-feira o IAC por meio de um comunicado.

Acompanhe por aqui AO VIVO:

Foto de capa: Avelino Baratto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Depois de 10 anos, Otaviano Costa deixa a Globo

De acordo com a emissora, a não renovação do contrato foi decidida em "comum acordo"


+ Notícias

Dólar atinge o maior valor do ano nesta quarta-feira

A moeda teve um aumento de 1,81%, nesta tarde e chegou a R$3,99


+ Notícias

Brasileira de 17 anos é medalha de ouro em Olimpíada Europeia de Matemática

A adolescente acumula 28 medalhas também em astronomia, informática, química e física



+ Notícias

Papagaio grita 'Mamãe, polícia' e é apreendido pela PM em ponto de tráfico

Mesmo com o aviso do animal, duas pessoas foram apreendidas na residência


+ Notícias

Ministros do STJ votam pela redução da pena de Lula no caso do Tríplex

O ministro Felix Fischer propôs uma redução penal para o caso de Lula, envolvendo o caso do triplex do Guarujá


+ Notícias

Liam Payne, ex-One Direction é a primeira atração internacional confirmada no Villa Mix Goiânia 2019

O músico se apresenta em 29 de junho, primeiro dia de evento, que acontece no estacionamento do estádio Serra Dourada


+ Notícias

Ator Thiago Gagliasso é nomeado para cargo na Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

Thiago é irmão do ator Bruno Gagliasso e se tornou membro da Superintendência de Artes do Rio


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.