15/12/2019 11:04
Curiosidades / Inovação e Tecnologia

Eclipse Solar x Eclipse Lunar: Conheça as diferenças

Sabemos que eclipse é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

No final de tarde desta terça-feira (16/07) seremos agraciados com um Eclipse Lunar Parcial que pode ser visto em todo o Brasil a partir das 17h01. Sabemos que é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica!

O eclipse acontece quando a Lua ou o Sol é encoberto um pelo outro, é possível acompanhar dois eclipses solares e de quatro a seis eclipses lunares anualmente. A origem da palavra eclipse vem do grego antigo e significa “deixar para trás”. Confira as particularidades de cada fenômeno:

 

Eclipse Lunar

O eclipse lunar acontece sempre na fase da Lua Cheia, e ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a luz solar não ilumine o satélite. A sombra ocasiona o fenômeno conhecido como Lua de Sangue porque a atmosfera terrestre absorve a luz do Sol ao mesmo tempo que cobre a Lua. Além disso, este tipo de eclipse pode ser observado a olho nu sem afetar negativamente os seus olhos. Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total , o parcial e o penumbral.

Total

O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Nesses casos, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.

 

Parcial

O eclipse parcial, como o nome sugere, é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.

 

Penumbral

O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Em muitos desses casos, o eclipse nem é notado pelas pessoas, apenas por especialistas, pois a lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.

 

Eclipse Solar

No solar, as posições se invertem, a Lua fica em um ponto entre o Sol e a Terra, lançando sombra sobre o nosso planeta e bloqueando a chegada de raios solares. Não é recomendado olhar diretamente para um eclipse solar, pois pode machucar os olhos, o ideal é utilizar óculos de proteção ou telescópios para observá-lo. Há quatro tipos de eclipses solares: total, parcial, anular e híbrido.

Total

O eclipse total ocorre quando a Lua encobre totalmente a luz solar. Dessa forma, o dia transforma-se em noite durante a duração do fenômeno.

 

Parcial

O eclipse parcial acontece quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. Nesse caso, praticamente não há alteração da luminosidade do dia.

 

Anular

O eclipse anular ocorre quando a Lua está a uma distância maior da Terra e o seu tamanho aparente não é o suficiente para recobrir toda a projeção solar. Por essa razão, forma-se um anel em torno da sombra da Lua.

 

Híbrido

 O eclipse híbrido é quando o eclipse é total em algumas áreas e parcial em outras.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

17 maiores salários das estrelas de Hollywood em 2019

Inegavelmente, a sétima arte foi uma das maiores locomotivas econômicas desse ano


+ Curiosidades

Sabrina Sato mostra o lado real da maternidade e admite: 'Não é tudo maravilhoso'

Sabrina fala da perda de apetite sexual após maternidade mas garante que o relacionamento vai bem


+ Curiosidades

Ouvir música pode reduzir estresse de quem está começando a dirigir, diz estudo

Estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores da Unesp, incluiu apenas mulheres recém-habilitadas


+ Curiosidades

Pessoas que mais te irritam são as que mais se parecem com você, revela estudo

‘Tudo que incomoda você sobre outros seres é apenas uma projeção do que você não resolveu em si mesmo’


+ Curiosidades

Zeca Pagodinho pode substituir Roberto Carlos no especial de fim de ano da Globo: Será?

A sugestão foi dada no Twitter e até o próprio Zeca se animou com a ideia


+ Curiosidades

HaTuna ou HaKuna Matata: Qual é a expressão correta Pumba?

Entenda o que significa a frase africana que nasceu muito antes do filme O Rei Leão


+ Curiosidades

Goiano cria a nova febre do WhatsApp: os grupos de imitação

Só podia ser de Goiânia, né!


+ Curiosidades

Do tráfico ao time do Goiás: Conheça a história de Michael, o atacante destaque do Brasileirão

'Passa um filme na minha cabeça, eu não era nada', diz o jovem


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.