19/08/2019 07:46
Curiosidades / Inovação e Tecnologia

Eclipse Solar x Eclipse Lunar: Conheça as diferenças

Sabemos que eclipse é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

No final de tarde desta terça-feira (16/07) seremos agraciados com um Eclipse Lunar Parcial que pode ser visto em todo o Brasil a partir das 17h01. Sabemos que é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica!

O eclipse acontece quando a Lua ou o Sol é encoberto um pelo outro, é possível acompanhar dois eclipses solares e de quatro a seis eclipses lunares anualmente. A origem da palavra eclipse vem do grego antigo e significa “deixar para trás”. Confira as particularidades de cada fenômeno:

 

Eclipse Lunar

O eclipse lunar acontece sempre na fase da Lua Cheia, e ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a luz solar não ilumine o satélite. A sombra ocasiona o fenômeno conhecido como Lua de Sangue porque a atmosfera terrestre absorve a luz do Sol ao mesmo tempo que cobre a Lua. Além disso, este tipo de eclipse pode ser observado a olho nu sem afetar negativamente os seus olhos. Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total , o parcial e o penumbral.

Total

O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Nesses casos, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.

 

Parcial

O eclipse parcial, como o nome sugere, é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.

 

Penumbral

O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Em muitos desses casos, o eclipse nem é notado pelas pessoas, apenas por especialistas, pois a lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.

 

Eclipse Solar

No solar, as posições se invertem, a Lua fica em um ponto entre o Sol e a Terra, lançando sombra sobre o nosso planeta e bloqueando a chegada de raios solares. Não é recomendado olhar diretamente para um eclipse solar, pois pode machucar os olhos, o ideal é utilizar óculos de proteção ou telescópios para observá-lo. Há quatro tipos de eclipses solares: total, parcial, anular e híbrido.

Total

O eclipse total ocorre quando a Lua encobre totalmente a luz solar. Dessa forma, o dia transforma-se em noite durante a duração do fenômeno.

 

Parcial

O eclipse parcial acontece quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. Nesse caso, praticamente não há alteração da luminosidade do dia.

 

Anular

O eclipse anular ocorre quando a Lua está a uma distância maior da Terra e o seu tamanho aparente não é o suficiente para recobrir toda a projeção solar. Por essa razão, forma-se um anel em torno da sombra da Lua.

 

Híbrido

 O eclipse híbrido é quando o eclipse é total em algumas áreas e parcial em outras.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

É canhoto? Veja 10 pessoas que foram na 'contramão' e viraram lenda

Sabe aquela pessoa que sofre com o 'mouse', com o abridor de latas, com a cadeira da escola, com o violão e com um simples aperto de mão... é, ser canhoto não é fácil


+ Curiosidades

Juiz realiza audiência na casa de idoso com câncer que não conseguia ir ao fórum em Goiás

Juiz abandonou o ar condicionado do Fórum para conceder a aposentadoria de um idoso de 62 anos em Trindade, interior de Goiás


+ Curiosidades

Veja os clipes mais legais já produzidos por bandas goianas

Porque Goiânia produz muita música e vídeos muito bons


+ Curiosidades

Cientista comprova que o artista Ozzy Osbourne é de fato um mutante

Pesquisas foram feitas com o DNA do Príncipe das Trevas durante 9 anos e finalmente os cientistas chegaram a uma conclusão


+ Curiosidades

Gatos vs Cães: Segundo estudo, amantes de gatos são mais inteligentes que amantes de cachorro

Há uma antiga rivalidade entre “Amantes de cão” e “amantes de gato” e este estudo promete acirrar ainda mais este atrito. 


+ Curiosidades

Jovem de 22 anos comemora o Dia dos Pais doando parte do fígado para filha viver

Para o jovem, o sucesso do transplante foi o maior presente de Dia dos Pais que ele poderia ganhar


+ Curiosidades

Veja o Top 10 Maiores canais do Youtube Brasil de 2012 à 2019

O canal Arco, especializado em estatísticas sobre o Brasil e o mundo, fez um vídeo muito legal sobre como os 10 maiores canais de Youtube no Brasil cresceram e quantos seguidores tem hoje


+ Curiosidades

Há 50 anos nascia a foto mais marcante, polêmica e imitada da história da música mundial

8 de agosto, Abbey Road, uma banda, um simples atravessar de faixa de pedestre e um click que entraram pra história


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.