24/08/2019 09:09
Agenda / Exposições

Em Defesa Delas: exposição gratuita retrata mulheres vítimas de violência em Goiânia

Quem são essas mulheres que em meio ao sofrimento insistem em resistir?

Bianca
por Bianca Stephania G Siarom

Quem são essas mulheres que em meio ao sofrimento insistem em resistir? É em homenagem a essas mulheres que a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) apresenta durante a campanha Maio Verde: Em Defesa Delas, a exposição fotográfica Em Defesa Delas. Dez mulheres, que viveram situações de violência e são acompanhadas pela DPE-GO, estão retratadas pelas lentes das fotógrafas Regina Esteves, Mariana Borges, Ludmilla Oliveira e Gisele Soares. 

Entre aquelas que cedem suas imagens à mostra, estão sete mulheres atendidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) e que integram o Grupo Reflexivo, oferecido pela Defensoria Pública e PUC Goiás, para atendimento psicológico de mulheres que sofreram violência de gênero. As outras três integrantes são familiares de adolescentes mortos em incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP), ocorrido em 25 de maio de 2018, e são assistidas pelo Núcleo de Defensorias Especializadas de Infância e Juventude e pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos. Os registros foram realizados gratuitamente pelas fotógrafas, sendo que a participação de cada mulher foi voluntária.

Todos os anos, no mês em que se celebra a Defensoria Pública, é realizada nacionalmente a campanha Maio Verde. Em 2019, o tema é Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres. A violência contra a mulher e o acesso das mulheres aos serviços públicos (assistência jurídica integral e gratuita, saúde, educação, entre outros) são alguns dos assuntos tratados nesse contexto. Em Goiás a programação inclui atendimento concentrado às mulheres (inclusive em presídios), rodas de conversa, palestras e a exposição Em Defesa Delas. Junto à mostra fotográfica, na Vila Cultural Cora Coralina, os defensores públicos realizarão atendimento concentrado na área de família e violência de gênero, das 13 às 18 horas, de 21 a 23 de maio.

A exposição é composta por 21 imagens. A fotógrafa Regina Esteves explica que ao receber o convite da Defensoria Pública, ela convidou suas alunas para integrarem o projeto. Mensalmente, ela e esse grupo de alunas se reúnem para tratar de fotografias com temáticas que mexem com o afetivo. Como ponto de partida, as fotógrafas participaram de uma das reuniões do Grupo Reflexivo, e puderam conhecer a história de algumas dessas mulheres. De acordo com Regina, houve a preocupação para que o resultado final fosse coeso, em que as imagens fotografadas por diferentes profissionais apresentassem uma mesma linguagem.

Serviço

Exposição "Em Defesa Delas"

Onde: Vila Cultural Cora Coralina - Centro.

Horário: das 8h às 18h

Quando: do dia 21 ao dia 31 de maio

Informações: (62) 3201-3916 ou (62) 98330-0179

f01ad76efc225d6b556a1447775d4b74.jpgFoto: Regina Esteves

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Agenda

Confira os shows e eventos do final de semana em Goiânia

Não sabe o que fazer em Goiânia? pronto, agora já sabe!


+ Agenda

Rubel traz seu show Voz & Violão para Goiânia

A nova turnê de Rubel, voz & violão, faz releituras dos discos Casas e Pearl


+ Agenda

'Respeitável Público' o mundo do circo invade Goiânia com programação gratuita nesta semana

13º Encontro Goiano de Malabares e Circo é um dos maiores eventos do mundo circense no país e por ele passam artistas de toda a América do Sul e é tudo em Goiânia, e de graça!


+ Agenda

Goiânia recebe bazar com moda, música e bate papo sobre consumo sustentável

Influencers desapegadas já estão com a presença confirmada, além do cantor Fernando Manso que vai animar as compras com muita música boa


+ Agenda

Circuito Sesc de Corridas acontece em Goiânia em setembro

A corrida é indicada para amadores e profissionais


+ Agenda

Guerrilha do Araguaia é encenada em peça no CCUFG em Goiânia

A peça conta a história à partir das lutas e memórias de 17 mulheres que lutaram em um dos mais conhecidos conflitos armados da ditadura civil militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia


+ Agenda

Tour mundial de Ted Falcon, Andrew Finn Magill e Nando Duarte passa por Goiânia neste sábado com 'entrada franca'

Brazilian Strings Trio é uma colaboração entre três instrumentistas inovadores da cena contemporânea da música brasileira.


+ Agenda

Goiano faz quadros impressionantes usando apenas canetas Bic e papel

Leandro Teixeira além de artista plastico, também é baterista da banda Cascavelvet


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.