15/09/2019 23:22
Agenda / Exposições

Em Defesa Delas: exposição gratuita retrata mulheres vítimas de violência em Goiânia

Quem são essas mulheres que em meio ao sofrimento insistem em resistir?

Bianca
por Bianca Stephania

Quem são essas mulheres que em meio ao sofrimento insistem em resistir? É em homenagem a essas mulheres que a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) apresenta durante a campanha Maio Verde: Em Defesa Delas, a exposição fotográfica Em Defesa Delas. Dez mulheres, que viveram situações de violência e são acompanhadas pela DPE-GO, estão retratadas pelas lentes das fotógrafas Regina Esteves, Mariana Borges, Ludmilla Oliveira e Gisele Soares. 

Entre aquelas que cedem suas imagens à mostra, estão sete mulheres atendidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) e que integram o Grupo Reflexivo, oferecido pela Defensoria Pública e PUC Goiás, para atendimento psicológico de mulheres que sofreram violência de gênero. As outras três integrantes são familiares de adolescentes mortos em incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP), ocorrido em 25 de maio de 2018, e são assistidas pelo Núcleo de Defensorias Especializadas de Infância e Juventude e pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos. Os registros foram realizados gratuitamente pelas fotógrafas, sendo que a participação de cada mulher foi voluntária.

Todos os anos, no mês em que se celebra a Defensoria Pública, é realizada nacionalmente a campanha Maio Verde. Em 2019, o tema é Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres. A violência contra a mulher e o acesso das mulheres aos serviços públicos (assistência jurídica integral e gratuita, saúde, educação, entre outros) são alguns dos assuntos tratados nesse contexto. Em Goiás a programação inclui atendimento concentrado às mulheres (inclusive em presídios), rodas de conversa, palestras e a exposição Em Defesa Delas. Junto à mostra fotográfica, na Vila Cultural Cora Coralina, os defensores públicos realizarão atendimento concentrado na área de família e violência de gênero, das 13 às 18 horas, de 21 a 23 de maio.

A exposição é composta por 21 imagens. A fotógrafa Regina Esteves explica que ao receber o convite da Defensoria Pública, ela convidou suas alunas para integrarem o projeto. Mensalmente, ela e esse grupo de alunas se reúnem para tratar de fotografias com temáticas que mexem com o afetivo. Como ponto de partida, as fotógrafas participaram de uma das reuniões do Grupo Reflexivo, e puderam conhecer a história de algumas dessas mulheres. De acordo com Regina, houve a preocupação para que o resultado final fosse coeso, em que as imagens fotografadas por diferentes profissionais apresentassem uma mesma linguagem.

Serviço

Exposição "Em Defesa Delas"

Onde: Vila Cultural Cora Coralina - Centro.

Horário: das 8h às 18h

Quando: do dia 21 ao dia 31 de maio

Informações: (62) 3201-3916 ou (62) 98330-0179

f01ad76efc225d6b556a1447775d4b74.jpgFoto: Regina Esteves

 

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Agenda

Evento de Rock agita a noite de sábado no Martim Cererê

Ao todo serão 7 bandas tocando o melhor do punk rock autoral


+ Agenda

Veja a programação gratuita da semana no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Dança, criatividade e música nesta agitam o CCON nesta semana. A programação vai de 12 a 15 de setembro


+ Agenda

Goiânia recebe Festa das Nações ao ar livre com música e culinária internacional a partir de R$ 15

Durante o festival, o público pode desfrutar da culinária de pelo menos 10 países diferentes com entrada gratuita no Parque Flamboyant


+ Agenda

Confira a programação completa do 9º FestCine em Goiânia

É a chance dos goianos mostrarem a arte cinematográfica que habita na terra do pequi



+ Agenda

Confira a programação completa do Sesc Aldeia 2019 em Goiânia, Jataí e Itumbiara

Entre as atrações estão os shows de Diogo Nogueira, Claudia Garcia e Leoni


+ Agenda

Goiânia recebe Festival de Dança do Ventre neste sábado

Nova edição de um dos maiores festivais do país reúne várias bailarinas convidadas. Os ingressos já estão a venda!


+ Agenda

Confira a programação completa de palestras da Campus Party Goiás, em Goiânia

Um dos maiores festivais de inovação, ciência, criatividade, empreendedorismo e universo digital do mundo!


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.