Empresa lança sapato que pode ser o pesadelo de pessoas infieis

Calçados com localizador mostra a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a116f08c56d9e505a164b086b4600a4f

Imagine poder monitorar passo a passo aquele parceiro ou parceira, saber onde ele ou ela está e quais lugares frequantam longe de você? A empresa japonesa Wish Hills desenvolveu um sapato com GPS que promete ser o pesadelo de pessoas que tem dado uma escapulida por aí.

O “GPS Dokodemo Shoes” mostra a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores, com um número de identificação e senha para uma precisão exata de sua localização. Se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, uma notificação é enviado ao dispositivo móvel, que mostra a posição do usuário em um mapa.

Na verdade, o sapato foi criado pela empresa japonesa para ajudar a localizar idosos com demência, mal de alzheimer e outros fatores que dificultam a volta dessas pessoas pra casa, dada a experiência do Japão na busca de idosos perdidos. O Japão hoje é uma país com praticamente 25% de idosos em sua população, o que motivou a criação de um sistema de localização nos calçados.

Outro fator que motivou a implantação do GPS nos sapatos foi devido a não utilização de telefones celulares e nem relógios pelos mais velhos no país, mas sim sapatos. O aparelho está disponível por enquanto apenas no Japão e custa cerca de R$ 1 mil.