Encontro de Mulheres Negras 30 anos acontece em Goiânia com os temas racismo e violência

A campanha tem como mobilizadoras online Kenia Maria, Taís Araújo, e a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
56622bcafa723681705b97d6eef85074

Em dezembro, todos os caminhos levam as mulheres negras ativistas brasileiras a Goiânia. Elas participarão do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil, de 6 a 9 de dezembro, na capital do estado de Goiás.

Será um encontro histórico. Um momento para celebrar e avaliar os 30 anos do primeiro encontro nacional, que aconteceu em 1988, um marco no empoderamento das mulheres negras. Desde março deste ano, as ativistas estão realizando encontros nos seus estados e refletindo sobre como estão os seus direitos nos lugares onde vivem e em todo o país.

Além disso, contará com a presença da filósofa Angela Davis que alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, dos Panteras Negras, por sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos e por ser personagem de um dos mais polêmicos e famosos julgamentos criminais da recente história dos Estados Unidos.

A iniciativa conta com o apoio do fundo de investimento social Elas e da ONU Mulheres Brasil. A campanha de financiamento coletivo tem como mobilizadoras online as defensoras dos direitos das mulheres negras da ONU Mulheres Brasil, Kenia Maria e Taís Araújo, e da embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga. Para o evento acontecer está sendo arrecadado fundos por meio de doações voluntárias neste site.

Serviço

Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil

Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n – St. Central
Quando: do dia 6 ao dia 9 de dezembro das 8h às 18h
Mais informações: @mulheresnegras30anos