Escolas públicas de Aparecida ganham óculos de leitura para deficientes visuais

Aparecida é a primeira cidade do Estado a adquirir esses equipamentos de leitura

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
1997c223c10487d61016ae9f4b21f852

Escolas Públicas e a Biblioteca Pública do Centro de aparecida de goiânia foram agraciadas nesta terça-feira, (4) com um aparato Chamado de Orcam MyEye, que ‘lê’ informações impressas em qualquer superfície e converte a leitura em ‘áudio’ para as pessoas com baixa visão ou deficientes. O aparelho que é novidade para os estudantes já está disponível para uso na biblioteca e nas escolas podendo ser utilizado para as funções de leitura de áudio. Aparecida é a primeira cidade do Estado a adquirir esses equipamentos de leitura, que contam com alta tecnologia israelense de inteligência artificial.

O aparelho teve um excelente resultado no teste feito pelo professor José Roberto Francisco de Souza, que também é cego e leciona em braile na rede pública. Ele realizou testes confirmando que o aparelho escaneia e dita todas as informações discretamente no ouvido do usuário.

“Para nós (deficientes visuais), esse aparelho será de grande valia. Essa tecnologia chegou para facilitar o acesso do deficiente à informação. Agora podemos ler livros literários e didáticos”, disse o professor José Roberto. Ele parabenizou a Prefeitura de Aparecida pela iniciativa.

e75cad0294b3f3b6cf586f395e01d4dc.jpgFotos: Wigor Vieira