25/06/2019 14:51
Tecnologia e Inovação / Inovação

Estudante brasileira de escola pública vence feira mundial de ciências e ganha asteroide com seu nome

Duas estudantes brasileiras de escolas públicas tiveram suas pesquisas reconhecidas na ISEF, a maior feira científica do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior

Bianca
por Bianca Stephania

Juliana Estradioto, de 18 anos, conquistou o 1º lugar em uma das maiores feira de ciências para pré-universitários do mundo. A jovem sempre estudou em escolas públicas e desenvolveu pesquisas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, em Osório, sua cidade natal.

Na última sexta-feira (17), Juliana conquistou a premiação máxima na categoria de Ciência dos Materiais, da Intel International Science and Engineering Fair (Isef), durante o evento em Phoenix, nos Estados Unidos. Ela fez uma pesquisa sobre o aproveitamento da casca de noz macadâmia para curativos de ferimentos da pele ou para embalagens. Esta foi a terceira vez que Juliana foi selecionada para participar na ISEF.

Por causa do resultado, Juliana também poderá batizar um asteroide com seu nome - essa chance é dada aos estudantes que conquistam os primeiros e segundos lugares em cada categoria da premiação.

A jovem acabou de se formar no curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a formação, ela investigou como a macadâmia poderia substituir materiais sintéticos, evitando a produção de lixo.

Ekarinny Myrela Brito de Medeiros foi outra estudante de escola pública que teve suas pesquisas reconhecidas na feira. Segundo a estudante, a motivação veio de uma perda em 2016, visto que, neste ano, sua tia havia falecido  em decorrência de uma infecção sanguínea ocasionada por um cateter utilizado num procedimento de hemodiálise.  Isso fez com que a estudante pesquisasse sobre infecções e descobrisse que não existia um cateter com propriedades antimicrobianas. Foi aí que veio a ideia de produzir ela mesma um cateter bioativo capaz de prevenir infecção de corrente sanguínea.

5e525891e212de61638f7bb17ac9944c.jpg

A primeira vez que uma pesquisa de Ekarinny foi premiada foi em 2016, na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar por ter desenvolvido uma embalagem biodegradável feita da folha do cajueiro. Desde então a jovem conquistou outros 32 prêmios.

Realizada desde 1950, a Intel ISEF é a maior feira científica do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. Cientistas ganhadores do Nobel estão entre os jurados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Tecnologia e Inovação

Amazon e Alibaba interessadas em comprar os Correios

As gigantes do comércio eletrônico discretamente estudam a possibilidade de comprar


+ Tecnologia e Inovação

Conheça o Google Stadia, serviço que permitirá que você jogue games de console em qualquer lugar

A nova plataforma de streamings da empresa promete oferecer grandes jogos por um preço competitivo


+ Tecnologia e Inovação

UFG inaugura Usina Solar Fotovoltaica no Câmpus Samambaia gerando economia de 2.575,91 MWh/ano

Prédios da Biblioteca Central, Centro de Eventos, Escola de Música e Artes Cênicas receberam placas solares, além do Centro de Aulas das Engenharias na Praça Universitária


+ Tecnologia e Inovação

 Conheça um celular que só faz ligações e envia mensagens e já vendeu 10 mil unidades de sua primeira versão em todo o mundo

O Light Phone 2, da startup Light, é um celular minimalista pensado para quem quer fugir de redes sociais e internet


+ Tecnologia e Inovação

Xiaomi demonstra primeiro smartphone com câmera sob o display

A tecnologia é inovadora, mas deve utilizar os mesmos recursos de leitores digitais sob a tela


+ Tecnologia e Inovação

UFG busca estudantes para maratona tecnológica em Goiânia

Experiência é voltada para apaixonados por programação, design e liderança em diferentes áreas do conhecimento


+ Tecnologia e Inovação

Roadsec: maior evento de tecnologia e hacking da América Latina chega a Goiânia

O evento é o principal espaço para que talentos se revelem ao mercado de segurança da informação


+ Tecnologia e Inovação

Apple anuncia novo iPod touch

Com o mesmo design, o novo iPod é a sétima geração do tocador de músicas mais popular do século


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.