24/02/2020 02:54
Notícias / Conteúdo

Estudante cego enfrenta câncer e se forma na faculdade de Direito em Goiânia

O caminho até o diploma é árduo, tem e tem muitas cobranças mas João se agarrou na própria dificuldade para se formar

Hérica
por Hérica Marissa

A gente sabe o quão difícil é se formar hoje em dia, com tantos afazeres, compromissos, e obrigações, não é uma coisa fácil. Imagine para João Cláudio Lopes da Silva que há 11 anos o cenário de sua vida mudou, após descobrir um tumor cerebral que resultaria em deficiência de cegueira, deixando marcas permanentes em seus caminhos, mas nenhuma delas o impediu de correr atrás de seu maior sonho. Ele não desistiu, já passou por oito cirurgias e atualmente se prepara pra nona. Com 28 anos ele se orgulha de segurar seu diploma nas mãos. Hoje ele tem mais que motivos para brindar a vida e comemorar a tão sonhada graduação. Foi em uma solenidade memorável, carregada de sentimentos de ‘dever cumprido’, que ele pôde vivenciar uma de suas maiores emoções, a comemoração da graduação no curso de Direito pela Puc.

9c9a7aca55e76c551364cbc7b822e2df.jpg

O caminho até o diploma é árduo, tem a cobrança da família, social, financeira e até as maiores cobranças individuais de cada um, mas João se agarrou na própria dificuldade, e fez dela um degrau por dia transformando uma tragédia de viver uma vida nas sombras, em uma linda história de superação solene, inspiradora e admirável se transformando em um conceituado bacharel em Direito. Nenhum cursinho preparatório aceitou o aluno, mas ele se manteve firme e conquistou o seu lugar por mérito e esforço próprio ingressando na faculdade em 2014.

Infelizmente o número de pessoas que alcança este nível de conhecimento com cegueira é muito pequeno, segundo IBGE na estatística de 8,45 milhões de brasileiros integrados no ensino superior apenas 43,633 possuem deficiência representando 0,5% do número total de alunos matriculados.

Hoje em dia existem alguns programas de assistência à portadores de deficiência João ganhou o auxílio do Programa de Acessibilidade para conseguir ingressar em uma Universidade. Diversas faculdades em Goiânia possuem programas integrados em cursos para oferecer apoio à inúmeras modalidades diferentes de acessibilidade.

Na UFG por exemplo existem atualmente 3 programas importantes para auxílio como; o Apoio Pedagógico, o Intérprete Libras e também o LAI - Laboratório de Acessibilidade Informacional de extrema importância para o ingresso de alunos portadores de deficiências.

João recebeu o apoio de livros em braille, computadores adaptados com leitura de textos e recebeu um óculos com tecnologia de ponta que foi de extrema importância para seu crescimento, que até monitor do curso de Práticas Jurídicas ele se tornou com esforço e dedicação.

Mas nem só de sofrimento foi a vida do estudante, dedicado e esperto. Sua ledora que acompanhou sua trajetória na faculdade hoje se tornou sua esposa, a faculdade por fim pode-se dizer que transformou a vida do estudante em um lindo sonho realizado. Agora ele sonha em exercer a profissão frisando a importância do apoio das pessoas nessa trajetória: “A maneira de tratar as pessoas com total cordialidade sem indiferença nem preconceito”, explica João.

 

O Programa de Acessibilidade da PUC Goiás é ligado à Pró-Reitoria de Graduação e acessível a todos os estudantes da universidade. Mais informações: 3946-1027.

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Goiano de 13 anos com nanismo manda mensagem emocionante para Quaden: 'de gigante para gigante'

Gabriel é um dos símbolos do Somos Todos Gigantes, criado pelos pais dele, em Goiânia


+ Notícias

Projeto 'Cão Comunitário' que visa cuidar de cãezinhos abandonados é aprovado em Goiânia

O projeto visa cuidar dos cães abandonados que possuem laços afetivos com a comunidade


+ Notícias

Confira as alterações no trânsito de Goiânia para o Carnaval

Ruas são bloqueadas e Citybus 2.0 disponibiliza nova frota de veículos


+ Notícias

Comediante arrecada quase R$ 1 milhão em vaquinha para menino que sofreu bullying

“Vamos mostrar a Quaden e aos demais, que há coisas boas no mundo e que eles são dignas delas", disse.


+ Notícias

Menino com nanismo recebe mensagem de Hugh Jackman após querer se matar por causa de bullying

"Quaden, você é mais forte do que imagina, cara", disse o ex-intérprete do herói Wolverine


+ Notícias

Bebê nasce com cara de zangada e vira meme na web: aquariana raiz

Isabela mal nasceu e já está famosa na web


+ Notícias

Carnaval de Goianésia tem show do Dj goiano Alok e Luan Santana com entrada gratuita

A expectativa é de cerca de 35 mil pessoas nos 4 dias de festa


+ Notícias

Fantasias de acordo com cada signo para arrasar no carnaval de Goiânia

Sem ideias ou em dúvida do que usar? Preparamos uma seleção vibe signos para te inspirar


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.