17/07/2019 11:38
Curiosidades / Notícias

Estudante de Goiânia é uma das 55 pessoas que alcançaram nota 1000 na redação do Enem 2018

Giovana Carvalho Resende, de 19 anos, foi uma das poucas pessoas que atingiram nota máxima no exame

Bianca
por Bianca Stephania G Siarom

Após 4.122.423 provas de redação corrigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), apenas 55 alunos tiraram nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma estudante da capital goiana está nesse seletíssimo grupo. A aluna do Colégio Arena, de Goiânia, Giovana Carvalho Resende, de 19 anos, foi uma das candidatas do Enem que tirou nota máxima na redação sobre o tema
"Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

"Esse é o resultado do trabalho de todos os professores de redação da vida da Giovana, mas, neste momento, como ela mesma disse, é em especial resultado do meu trabalho e o do professor Antônio, da Argumento, a quem também parabenizo" Escreveu Wendell Sullyvan, um de seus professores parabenizando-a em seu Instagram.

A nota de redação no exame é a mais valiosa de todas, já que seu peso é maior para todos os cursos disponíveis pelo Sisu. O tema de 2018 segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi “Desafios para Formação Educacional de Surdos”. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Os resultados estão disponíveis desde as 8h30 do dia 18 de janeiro na internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Os estudantes podem acessar o resultado individual em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

De acordo com o Inep, dos 4,1 milhões que realizaram a prova, apenas 55 participantes obtiveram a nota máxima e cerca de 112 mil — 2,73% do total — zeraram a redação. Ainda segundo o Inep, os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%).

Imagem: Instagram | Reprodução

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Goiânia é eleita a capital com os aluguéis mais baixos do Brasil

O levantamento foi feito pela FipeZap após analisar 11 capitais brasileiras. Confira os bairros mais baratos e os mais caros para se morar na capital


+ Curiosidades

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Teatro Mágico

Fernando Anitelli concedeu uma entrevista ao Curta Mais e nos contou detalhes inesperados e curiosos sobre a carreira, a turnê e o show de sexta-feira em Goiânia: confere aí!


+ Curiosidades

Eclipse Solar x Eclipse Lunar: Conheça as diferenças

Sabemos que eclipse é um fenômeno raro que acontece poucas vezes durante o ano, mas você sabe quais as diferenças entre um eclipse solar e um eclipse lunar? A gente te explica


+ Curiosidades

50 anos da ida do homem à Lua! Mas será mesmo? Conheça a teoria conspiratória que nega o acontecimento

Ainda hoje há quem acredite que foi tudo uma farsa, conheça os argumentos que baseiam esta teoria


+ Curiosidades

Instagram: lago paradisíaco que virou point de blogueiros famosos na verdade é um lixão altamente tóxico

A água azul-turquesa é efeito da reação química e é altamente nociva a pele ao menor contato


+ Curiosidades

Hoje (15 de julho) é o Dia Internacional do Homem no Brasil

A data nasceu de uma reunião da Ordem Nacional de Escritores, no Brasil, mas mundialmente é pensada para o cuidado com a saúde masculina


+ Curiosidades

A música brasileira mais ouvida no mundo nasceu em Goiânia e não é sertanejo

A canção atingiu 400 milhões de streams nas plataformas digitais


+ Curiosidades

Sim, Goiânia tem Futebol Americano e com equipe disputando acesso ao Campeonato Brasileiro

Sábado, no Estádio Olímpico, o Goiânia Saints FA inicia uma série de jogos com times de Brasília na disputa ao acesso a elite do esporte, no Brasil.


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.