Estudante de Goiânia é uma das 55 pessoas que alcançaram nota 1000 na redação do Enem 2018

Giovana Carvalho Resende, de 19 anos, foi uma das poucas pessoas que atingiram nota máxima no exame

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
078a58cd8674695e7325f41c0896eb32

Após 4.122.423 provas de redação corrigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), apenas 55 alunos tiraram nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma estudante da capital goiana está nesse seletíssimo grupo. A aluna do Colégio Arena, de Goiânia, Giovana Carvalho Resende, de 19 anos, foi uma das candidatas do Enem que tirou nota máxima na redação sobre o tema
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“.

Esse é o resultado do trabalho de todos os professores de redação da vida da Giovana, mas, neste momento, como ela mesma disse, é em especial resultado do meu trabalho e o do professor Antônio, da Argumento, a quem também parabenizo” Escreveu Wendell Sullyvan, um de seus professores parabenizando-a em seu Instagram.

A nota de redação no exame é a mais valiosa de todas, já que seu peso é maior para todos os cursos disponíveis pelo Sisu. O tema de 2018 segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi “Desafios para Formação Educacional de Surdos”. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Os resultados estão disponíveis desde as 8h30 do dia 18 de janeiro na internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Os estudantes podem acessar o resultado individual em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

De acordo com o Inep, dos 4,1 milhões que realizaram a prova, apenas 55 participantes obtiveram a nota máxima e cerca de 112 mil — 2,73% do total — zeraram a redação. Ainda segundo o Inep, os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%).

Imagem: Instagram | Reprodução