Estudantes de Goiás inventam chiclete para astronautas e representam o Brasil em torneio da Nasa

O grupo é formado por alunos com idades entre 15 e 17 anos do Sesi Canaã de Goiânia

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d7c7e08c49866eb9a285733ac65f6d6d

Sete estudantes do Sesi Canaã de Goiânia vão representar o Brasil no torneio de robótica Mountain State Invitation, que ocorre na sede da NASA em West Virginia, Estados Unidos. O grupo é formado por alunos com idades entre 15 e 17 anos e competirão com cerca de 70 times de 12 países. 

Durante pesquisas, os estudantes perceberam que os astronautas ficavam com as vias superiores congestionadas por conta da gravidade, e não conseguiam sentir o sabor dos alimentos. Diante disso, adolescentes desenvolveram o ‘Chiclete’, goma de mascar, com componentes de pimenta que, ao mascar 10 minutos antes de comer, permite aos astronautas sentir os sabores das comidas. O projeto foi premiado no Festival Nacional de Róbotica realizado em março, no Rio de Janeiro, garantindo a vaga dos jovens no torneio. 

Em órbita foi o tema da temporada 2018/2019, desafiando os estudantes a pesquisar questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Os alunos tiveram que identificar problemas físicos ou sociais enfrentados durante viagens espaciais e propor soluções inovadoras. Também tiveram que provar as habilidades dos robôs de LEGO, feitos por eles mesmos, cumprindo missões como: locomover-se em em àreas com cratéras, mover satélites para a órbita e ajudar astronautas a voltarem para a base espacial com segurança. 

O grupo embarca para o torneio na próxima terça-feira (09/07) e representará o Brasil junto com mais duas equipes, de Brasília e do Rio Grande do Sul.