Estudo descobre uma nova propriedade do café benéfica à saúde

Cientistas americanos e britânicos revelaram que o consumo de três xícaras diárias da bebida pode trazer um benefício ao organismo humano

Adelina Lima
Por Adelina Lima
88fbb6fe67675ba4e0e4d68a3fd85d8c

De acordo com dois novos estudos publicados no Annals of Internal Medicine, o consumo moderado de café – algo em torno de três xícaras por dia – resulta no aumento da longevidade. Na pesquisa, foi revelado que o café possui substâncias antioxidantes e diterpenos, que interagem com os sistemas circulatório e digestivo e, assim, ajuda a prevenir problemas de saúde nesses sistemas.

Além disso, o estudo também apontou que o consumo do café ajuda a evitar doenças cardíacas, além de diabetes, doenças respiratórias e até mesmo o câncer. A metodologia da pesquisa envolveu o estudo sobre a frequência com que indivíduos de diversas regiões geográficas consumiam a bebida. Assim, mesmo entre etnias diferentes, as pessoas que consumiam uma xícara por dia mostraram ter 12% menos chances de morte, enquanto as que tomavam três xícaras diminuíram a probabilidade em 18%.

Ainda segundo os pesquisadores, mais de 2,2 bilhões de pessoas consomem café diariamente só na Europa. No entanto, eles fazem a ressalva de que ainda não é totalmente seguro dizer que as pessoas simplesmente precisam beber mais café para ter uma saúde melhor. Mesmo assim, já é um fato que o seu consumo moderado não acarreta nenhum tipo de problema ao organismo, ao contrário do que muita gente pensa.