Evento de ciclismo gratuito em Goiânia inclui deficientes visuais

Conheça o projeto do grupo inclusivo Na Bike com DV

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
70f51b83a0185fc0778fcf6adb2fbf6e

O ciclismo é uma modalidade esportiva que possui muitos adeptos, tanto em Goiânia, quanto ao redor do mundo. A prática tem se popularizado cada vez mais na capital goiana, especialmente após a instalação de sistemas de compartilhamento de bicicletas localizados em pontos estratégicos. Além disso, algumas ciclovias foram criadas na cidade para estimular e cuidar da segurança dos ciclistas – apesar de ainda existir inúmeras melhorias que podem ser promovidas neste sentido.
Infelizmente, até alguns anos atrás, a prática desse esporte era restrita a pessoas que não possuíssem nenhum tipo de deficiência. Mas hoje, esse quadro mudou e grupos de ciclistas abriram oportunidades para portadores de necessidades especiais participar dos eventos de ciclismo. Surpreso? Pois saiba que os deficientes visuais, ou também conhecidos como “DV”, podem pedalar à vontade, acompanhados por equipes de ciclistas em eventos específicos promovidos pelo grupo NBDV (Na Bike com DV). Confira a seguir mais detalhes sobre esse projeto inclusivo que tem mudado a realidade de muitos DV.

65714f195384b11ca5bdad468cdd4e84.jpg

Foto: Divulgação/Facebook/Na Bike com DV – NBDV

Para ser executado, o projeto Na Bike com DV conta com bicicletas especiais, com dois e quatro lugares, as quais são conduzidas por pilotos preparados para isso. Durante os passeios, os DV recebem descrições dos lugares visitados e utilizam os sentidos do tato, da audição e do olfato para absorver o maior número de detalhes possíveis sobre as paisagens goianienses.
As edições promovidas pelo Na Bike com DV contam sempre com o apoio de pelo menos uma viatura da Secretaria Municipal de Trânsito e uma ambulância – tudo visando a segurança dos participantes.
O próximo evento do grupo (que é formado por diversas equipes de ciclistas de Goiânia) será realizado no dia 18 de março. Este será o 14º Encontro Na Bike com DV, mostrando que tal ação já está consolidada na capital.
Aos interessados, as principais instruções são o uso obrigatório de capacete e levar consigo um kit remendo e uma câmara de ar reserva – caso ocorra qualquer imprevisto. Além disso, é recomendado levar uma garrafa d’água ou suco, para manter-se hidratado e algum alimento energético. As sugestões são barras de cereais, frutas, rapadura, entre outros.
Como o próximo evento acontece somente no próximo mês, todos interessados têm bastante tempo para organizar os itens de segurança obrigatórios. Vale ressaltar que, além dos deficientes visuais, as crianças também estão liberadas para participar da pedalada, levando em consideração que a trajetória ciclística terá ritmo de passeio – ideal para iniciantes. Cheque todas as informações a seguir, se prepare e caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com os organizadores do evento clicando aqui.

Serviço

NBDV (14º Encontro)
Local: Parque Areião

Data: Domingo, 18 de março;

Horário: 9:00 – 11:30h (A concentração ocorrerá as 08:00h)

O evento é gratuito.