13/11/2019 04:37
Notícias / Conteúdo

Ex-presidente da UEFA, Michel Platini, é preso por suspeita de corrupção envolvendo a Copa do Catar

A investigação é sobre um almoço na sede do governo francês em novembro de 2010 onde a Copa teria sido "vendida" ao Catar

Isabela
por Isabela Albuquerque

O ex-presidente da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) foi preso na manhã desta terça-feira (18), em Paris por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022. Michel Platini é ex-jogador e, com 63 anos, era um dos investigados em operação que checa por possíveis irregularidades na escola do Catar como sede do próximo Mundial da FIFA. As informações são do site MediaPart.

Além de Platini, a operação mantém presa a ex-conselheira do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, por “suspeita de atos ativos e passivos de suborno”. O antigo secretário geral do governo, Claude Gueant, também foi chamado para depor em condição de “suspeito livre” pelo Escritório Central de Luta contra Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

Em 2016 foi aberta a primeira investigação na escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pela Promotoria Financeira Nacional (PNF) da França. No ano seguinte, Platini foi ouvido como testemunha e admitiu que votou no Catar em dezembro de 2010, quando o país foi apontado como sede do Mundial.

Houve uma série de controvérsias em relação à adequação do país para ser sede do Mundial. As alegações de corrupção dentro da FIFA levantaram algumas perguntas sobre a legitimidade da licitação do Catar. O ex-vice-presidente da organização, Jack Warner, afirmou que um e-mail havia sido divulgado alegando que o país “comprou” a Copa, o que foi negado pela FIFA.

De acordo com o jornal Le Monde, de Paris, o foco da investigação seria um almoço organizado no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em novembro de 2010, onde estavam presentes o então presidente Nicolas Sarkozy, Michel Platini, Tamim Ben Hamad Al Thani, o Emir do Catar, e o então primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem.

Michel Platini é considerando um dos maiores jogadores do futebol mundial durante a década de 1980, vencendo a Bola de Ouro três vezes seguidas entre 1983 e 1985. Depois de aposentar como jogador, Platini se tornou treinador da seleção francesa, mas obteve um resultado decepcionante. Então, ingressou na administração do futebol, sendo fundamental na organização da Copa do Mundo na França em 1998.

Platini foi presidente da UEFA entre 2007 e 2015, quando foi afastado do futebol por seis anos depois de ser condenado por receber pagamentos indevidos do ex-presidente da FIFA, Sebastian Blatter. A pena foi reduzida a quatro anos após recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e termina em outubro deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Governo cria taxa do seguro-desemprego para custear programa de criação de vagas para jovens

O programa visa criar vagas do primeiro emprego para jovens entre 18 e 29 anos


+ Notícias

Governo de Goiás aprova Lei que penaliza quem pratica maus tratos de animais

A pena vai desde a perda da guarda à multas severas entre os valores: R$:800 a R$:5 mil reais por animal e ocorrência


+ Notícias

Acessibilidade: Goiânia sedia o maior evento brasileiro para PCD’s o ‘Móbility Show’

Um evento que abraça a acessibilidade oferecendo inclusão para pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras


+ Notícias

10 dicas para fugir das gafes na festa da firma

O Curta Mais separou 10 dicas básicas pra você aproveitar a festa da firma com classe


+ Notícias

Incentivo fiscal do ICMS em São Paulo gera impacto nos destinos para Goiânia e Caldas Novas

Governo de Goiás estuda projeto de redução do ICMS, que cai de 15 para 3% refletindo em voos domésticos



+ Notícias

CCXP 2019: Elenco de 'La Casa de Papel', Ryan Reynolds e Margot Robbie são atrações confirmadas

O evento de cultura pop mais épico do mundo recebe: Rio, Tóquio, Nairóbi, Berlim e muitos outros


+ Notícias

Hemocentro divulga edital de processo seletivo para Iporá

A seleção que será realizada pelo Instituto IDTECH e oferece vagas para diversas áreas


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.