Flamboyants da Avenida Goiás Norte viram ponto turístico em Goiânia

Seria esta a rua mais bonita de Goiânia?

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
824771f5abd75ce875f3abef554ce3b3

Todo ano a cena se repete. É só chegar outubro que os charmosos Flamboyants enchem de colorido nosso Cerrado. Em Goiânia, um dos endereços mais famosos, que já atrai muita gente em busca da foto perfeita, é a Avenida Goiás Norte no trecho entre a Avenida Pampulha e a  Praça do Violeiro no Setor Urias Magalhães São cerca de 500 metros de muita beleza, numa das vias mais charmosas da capital. Apesar de muitas árvores terem sido cortadas do local no final de 2015 por causa do BRT (projeto que continua parado), o lugar continua lindo e vale a visita.

Curiosidades

Muito comum no Cerrado, o Flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

Cada flor apresenta cálice com 5 pétalas. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. A cor mais comum em nossa região é a vermelha, mas existem outras variedades com flores completamente amarelas ou laranjadas.

LEIA TAMBÉM: As 15 árvores mais lindas do mundo (duas são típicas de Goiás!)

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superficie, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios.

O Flamboyant cresce rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente. Deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil, com irrigações periódicas no primeiro ano. Tolerante a estiagem, porém não tolera frio intenso, sendo apropriada a regiões de clima tropical, subtropical e equatorial. 

Curta Mais foi até o local para fazer o registro de tanta beleza. Confira as fotos:

Árvores

Árvores

Árvores

Árvores

Árvores

Fotos: Curta Mais / Marcos Aleotti