19/04/2019 19:41
Curiosidades / Histórias

Gari com deficiência visual é aprovado no vestibular da UFG

Rogério utilizava apostilas de braile para estudar e recebia ajuda da filha, de 17 anos

Bianca
por Bianca Stephania

O ano de 2019 começou com conquistas para o gari da Companhia de Urbanização de Goiânia, Rogério Gomes da Silva, 37 anos. Deficiente visual, Rogério foi aprovado no vestibular para o curso de bacharel em História da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O jovem descobriu o glaucoma – alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda da visão – aos 13 anos de idade e há três anos perdeu 100% da visão. Porém, essa limitação não o impediu de ir atrás do seu objetivo.

O futuro historiador concluiu o ensino médio em 2016, após inúmeras dificuldades e desde então vem se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. Nos últimos meses, com a ajuda e apoio das filhas e da esposa aliou a rotina de trabalho com estudos e conseguiu ser aprovado no tão sonhado curso de História. Os estudos eram realizados por meio de algumas apostilas em braille e leituras feitas pela filha de 17 anos.

O servidor está lotado no Viveiro Redenção, no setor Pedro Ludovico, e compõe a equipe que faz corte ou coloca terra nas embalagens recicláveis usadas na produção de novas mudas. Rogério foi aprovado no concurso público da Companhia no ano 2006. Na época ele tinha cerca de 10% da visão o que permitiu a desempenhar outras funções no Viviero. Na avaliação dos colegas de trabalho, ele é um servidor comprometido, perfeccionista e muito determinado. Para o presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, o esforço do Rogério comprova que quando há força de vontade, não há limitações. “Estamos felizes com a aprovação do nosso servidor. Isso demonstra que não há limites para quem tem um sonho”.

A matrícula na Universidade foi feita nesta segunda-feira,4, e em março ele inicia as aulas. Rogério ainda não sabe como será, mas a expectativa é grande. “Desde muito novo venho ultrapassando barreiras e isso foi fruto do meu esforço. Vendo as dificuldades do dia-a-dia, a única solução é estudar”, afirmou.

Hacksa Oliveira | Fotos: Luciano Magalhães

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Existe Amor em GYN: mais de 4 mil balões são espalhados em Goiânia levando mensagens de amor

Iniciativa de cerca de 250 jovens que se uniram em um único propósito de levar mais empatia, união, e claro, muito amor!


+ Curiosidades

Violinista de Goiás é selecionada para participar de festivais internacionais de música

Vida Altoé é a primeira instrumentista, tanto da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG quanto da OSJGO, a ter a oportunidade de participar desses renomados festivais


+ Curiosidades

Aos 12 anos, atleta de Goiânia vai disputar Sul Americano de Karatê

Apesar da pouca idade, Caio, único representante do estado a integrar a delegação brasileira que viajará para Bolívia para a competição


+ Curiosidades

Autista relata sobre como é ter uma namorada e o resultado vai aquecer seu coração

"Ela é o caminho que eu sigo em meio a tantos estímulos e tanta confusão sensorial devido a minha hipersenbilidade."


+ Curiosidades

Descobrimos um tradicional acarajé baiano que faz o maior sucesso nas feiras de Goiânia

Além do Acarajé, você vai encontrar por lá outros pratos típicos da culinária baiana


+ Curiosidades

26 músicas para você fazer um tour pelo Brasil

Essas músicas foram inspiradas em cidades e regiões brasileiras e você vai se sentir um viajante ouvindo cada uma delas


+ Curiosidades

Goianos são selecionados para 'Corrida Maluca' da Red Bull

Equipe “Rei do Gado” está entre os 70 finalistas do Red Bull Ladeira Abaixo 2019, que acontece no dia 14 de abril, em São Paulo


+ Curiosidades

É verdade este bilhete: 7 boatos e fake news que enganaram todo mundo

Pabllo Vittar pai? Cobras em piscinas de bolinhas? Um centauro de verdade? Neste dia da mentira (1° de abril) vamos relembrar algumas notícias falsas que enganaram o mundo todo


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.