16/09/2019 03:30
Curiosidades / Inovação e Tecnologia

Gatos vs Cães: Segundo estudo, amantes de gatos são mais inteligentes que amantes de cachorro

Há uma antiga rivalidade entre “Amantes de cão” e “amantes de gato” e este estudo promete acirrar ainda mais este atrito. 

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

Há uma antiga rivalidade entre amantes de cães e amantes de gatos. Este estudo prova que os grupos realmente tem personalidades bem diferentes.

A equipe de pesquisadores de psicologia da Universidade de Carroll em Waukesha, Wisconsin, entrevistaram cerca de 600 estudantes universitários e perguntaram se eles se identificam como amantes de cães ou amantes de gatos, e quais são as qualidades de seus animais de estimação que eles achavam mais atraentes. Além disso, os participantes também responderam uma série de perguntas para avaliar sua própria personalidade.

No geral, mais pessoas se declararam amantes de cães do que amantes de gatos: cerca de 60% dos participantes se identificaram como amantes de cães, em comparação a 11% que disseram ser amantes de gatos. Além disso, os apreciadores de gatos pontuaram mais no quesito inteligência quando comparados aos de cães.

Os adoradores de cães elegeram o companheirismo como a qualidade mais atraente de seus animais de estimação, enquanto os donos de gato disseram preferir a afetividade de seus pets.

Segundo o pesquisador Denise Guastello, uma das justificativas para as diferenças de personalidade pode estar nos tipos de ambientes frequentados pelos donos, fazendo sentido donos de cães serem mais animados, porque eles costumam sempre estar em ambientes externos, passeando com o animal e conversando com outras pessoas, enquanto os donos de gatos não precisam passear com seu animal, preferindo ler um livro em casa e se mostrando mais introvertido. 

Dessa forma, as pessoas que disseram preferir cães, tendiam a ser mais animadas, energéticas e extrovertidas, além disso, também tendiam a seguir as regras de forma mais rigorosa. Por outro lado, os amantes de gatos se mostraram mais introvertidos, compreensivos e sensíveis, além de preferirem a conveniência ao cumprimento de regras, tendendo a serem não-conformistas. 

É possível que as pessoas escolham animais com base em sua própria personalidade, disse Guastello. Por exemplo, os gatos são muitas vezes vistos como animais independentes e cautelosos quanto aos outros. "Se você é assim, você aprecia isso em um animal, e essa será a melhor escolha para você", disse Guastello.

É difícil saber se os resultados se aplicam a outros grupos etários, já que a pesquisa envolveu estudantes universitários, mas estudos anteriores com outras pessoas de diferentes faixas etárias, tiveram resultados semelhantes. Segundo Guastello, entender as razões que levam as pessoas a se identificarem com gatos ou cães podem ajudar a melhorar a terapia assistida por animais de estimação, promovendo um melhor relacionamento entre donos e seus pets. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Governo da Itália oferece mais de 3 salários mínimos por mês pra você se mudar pra lá

A oferta é paga durante 3 anos e, em contrapartida, é preciso abrir um negócio em uma cidade italiana


+ Curiosidades

Tá quente né? Pois é, em Goiás até o vento tá 'pegando fogo'

'Tá muito quente em Goiás, né. Mas pelo menos tá ventando? Tá também'


+ Curiosidades

9 dicas de como tirar ótimas fotos usando apenas o celular

Aprenda com profissionais e não erre mais, usando dicas super simples


+ Curiosidades

20 motivos para não perder a Campus Party em Goiânia

Uso o código #CurtaMaisnaCPGOIAS e ganhe R$ 40,00 de desconto no ingresso



+ Curiosidades

Descubra todos os rios de Goiás e do Brasil em um mapa interativo e super educativo

Rios, riachos, cachoeiras... tenha o nome que for, nós amamos água e ela é essencial para a nossa vida


+ Curiosidades

Jardineiro da Comurg troca a enxada pelo diploma de jornalismo em Goiânia

Uniformizado, Luciano Magalhães apresentou TCC de jornalismo sobre mulheres garis e ganhou nota 10 de excelência


+ Curiosidades

Tape Arte: artistas de Goiânia transformam fita isolante em obras de arte

O material colante pode assumir diferentes formas e, dependendo da criatividade e das inspirações, verdadeiras obras de arte são criadas apenas com o uso de fitas adesivas


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.