Goiana sofre golpe e reverte história criando mais de 2.000 cadeiras para animais deficientes

Ela também luta contra a eutanásia de animais com necessidades especiais

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
09485a64269afe4b211e56ff4b7d3126

Há inúmeras instituições que visam atender aos animais carentes, mas, hora ou outra, alguns agentes transformadores se destacam por suas histórias de luta e paixão pelos pets. É o caso de Anita Queiroz, uma goiana que tem sido responsável por criar cadeiras de rodas para animais com deficiência – tanto para animais daqui do estado, quanto para todo o restante do país. Mas o importante trabalho de Anita começou de uma forma no mínimo inusitada: por meio de um golpe!
Apaixonada desde sempre pelos animais, especialmente por ter tido um pai que era treinador de cavalos, Anita estava navegando pela internet quando, inesperadamente, deparou-se com a história de um cachorro com deficiência localizado no Rio de Janeiro. A princípio a surpresa foi grande, pois ela nem sabia que havia animais em tais condições.
Prontamente, a mulher se dispôs a ajudar aquele animal. Para isso ela buscou informações sobre como produzir, por conta própria, uma cadeira para locomoção de animais especiais. Após muita pesquisa, ela (que é uma verdadeira autodidata) criou sua primeira cadeira para um cachorro deficiente.
Feito isso, ela enviou a cadeira para o Rio de Janeiro, esperando ajudar o cachorro que precisava de cuidados. Todavia, após o envio, a mulher que receberia a cadeira de rodas animal simplesmente desapareceu, bloqueando-a de todas as redes sociais. Investigando mais a fundo, Anita descobriu que havia caído em um golpe.

“[Após o envio] Procurei o Facebook dela [da golpista] e não consegui achar nada sobre e ela me bloqueou em tudo. Através de algumas pessoas que já conheciam os métodos dela, eu descobri que ela pegou minha cadeira e vendeu para um pessoal que estava querendo comprar. Então assim, foi em um golpe, né? Foi em um golpe que tudo começou. Foi o melhor golpe da minha vida na realidade, porque depois dessa eu devo ter feito umas duas mil cadeiras já, ou mais.”

Apesar da frustração, Anita decidiu continuar produzindo andadores para animais especiais. O resultado não poderia ser melhor, já que, aos poucos, pessoas de todas as regiões do Brasil começaram a pedir por suas produções – com mais pedidos voltados para as cidades de Curitiba e Brasília.

01ab07d657b07dc0e6764154bfb5377d.jpg

Apesar do bom desempenho comercial, Anita Queiroz afirma que este trabalho de produção e venda de cadeiras para animais especiais (tendo atendido não apenas cachorros e gatos, mas até mesmo um coelho) não é sua fonte de renda principal. O valor cobrado pelo trabalho é quase simbólico, cobrindo principalmente os custos de envio e fabricação.

a9cc8414b1a3bad1c73c881e01af8f49.jpg

Para se ter uma noção da amplitude do trabalho de Anita, ela já atua produzindo cadeiras e andadores para animais deficientes há cerca de 7 anos e já fez mais de 2.000 exemplares – dando uma noção de quantos animais e famílias ela já ajudou.

Uma história emocionante

Dentre as diversas histórias que Anita chegou a conhecer (e fazer parte, diga-se de passagem), uma delas ficou marcada em sua memória. Foi o caso de amor entre uma senhora, sua neta e Luna, uma cachorra idosa (13 anos), cega e paraplégica que elas cuidavam com todo carinho possível, mesmo com poucos recursos financeiros.
Segundo Anita, ela recebeu o pedido de ajuda e, ao constatar o carinho que esta família nutria pelo animal, fez questão de custear toda a produção da cadeira animal. No dia da entrega, ela pode ver que toda a casa, mesmo que simples, fora preparada para atender às necessidades do animal.
Assim que a cachorra foi colocada no andador, automaticamente ela conseguiu caminhar e encheu de emoção a todos que presenciaram a cena.

“Todas histórias são especiais, mas a que mais me marcou mesmo foi essa dessa senhorinha, foi a Luna, pois além de ser cega, não andava, idosa e de uma pessoa que não tinha condição nenhuma, mas que estava priorizando o animal para que ele tivesse uma qualidade de vida. Aquilo foi muito bonito e eu acredito que na vida tudo tem retorno. ”

Luta contra a eutanásia

Parte do trabalho de Anita é conscientizar as pessoas sobre o fato de que animais com deficiência podem ter uma vida normal, brincado, comendo e se divertindo como qualquer outro pet de estimação. A luta é para que casos de eutanásia animal devido a rejeição de donos ao verem que seus animais possuem necessidades especiais acabem de uma vez por todas.

6ff1153dd8150c3fe49551484fe3c92a.jpg

Pode parecer absurdo, mas há sim muitos casos em que, devido à falta de empatia e conhecimento, muitos donos preferem sacrificar os animais que se tornam deficientes físicos do que encontrar uma saída para a nova situação dos bichanos. Como nos diz Anita, é preciso entender que animais especiais podem se adaptar com facilidade aos andadores e são tão amáveis quanto qualquer outro pet sem deficiência.

Adoção de animais com deficiência

Outro ponto importante lembrado por Anita é que cada vez mais animais com deficiência necessitam de novos donos. Para isso, é preciso romper as barreiras do preconceito. Segundo ela, o principal requisito para se adotar um pet especial é ter tempo livre para estar ao lado dele e ter muito amor pelos animais.

4dab4f9db480e3bca28728c17924bea8.jpg

f69029e43ffaa688bd9d1ea82afae447.jpg

“Tem algo que eu costumo enviar para todos que compram minhas cadeiras que é assim ‘só quem é especial pode ter um animal especial’. Eles são realmente para pessoas especiais. A verdade é que os animais em si já são agradecidos, mas o animal especial é completamente diferente. É notável nos olhos e no comportamento o agradecimento. ”

c47e3ce056d6d19e495741e8e649bf1b.jpg

Para ajudar ou adquirir os produtos criados por Anita, basta acessar suas redes sociais e link para sua loja virtual logo abaixo. Vale lembrar que foram procuradas diversas clínicas veterinárias para saber se alguma dispunha da criação de andadores para pets, mas infelizmente não foram encontrados contatos que fizessem tais produtos em Goiânia.

Serviço
Anita Queiroz
Comprar produtos | clique aqui;
Instagram | clique aqui;
Telefone | (62) 98420-0916.