Goiânia recebe espetáculo gratuito ‘Q’ com direção do espanhol Antònio Gomez Casa

Diretor da Companhia Inestable 21 apresenta peça com alunos e professores do IFG Aparecida de Goiânia

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
a70fb8a5a451ae4cd3159737264a7f5c

Desde o dia 12 de março os dançarinos do grupo de dança Corpo Composto do IFG Aparecida de Goiânia participam de uma experiência internacionalmente rica e dinâmica. Trata-se da remontagem do espetáculo “Q”, do diretor espanhol Antònio Gómez Casa. A obra, criada para um elenco adolescentes, trata de questões próprias desta idade de transição, mas é um espetáculo para todas as idades.

O espetáculo “Q” é uma obra de ficção, baseada nos conflitos de identidade que surgem no período da adolescência. Por isso a montagem é feita para ser representada por um elenco que esteja passando pela mesma fase da personagem principal, chamada de “Q”. Segundo o criador e diretor da obra, nesta época as pessoas têm suas principais crises de identidade, se perguntando quem elas são e para onde elas vão.

Segundo ele, isto é quase como um momento de morte e de renascimento. Sobre isto ele fala: “É um momento onde você deixa pra trás a infância e entra no mundo dos adultos. Então é um momento da vida que todos passamos, e por isso o público se sente tão identificado. Com o espetáculo nós queremos mostrar como de alguma forma todos nós morremos nesta época, abandonando o que éramos e renascendo para sermos pessoas novas.”

Sobre o nome do espetáculo, o diretor revela: “O nome do espetáculo surgiu porque não queríamos colocar um nome concreto para a protagonista. Não queríamos que se chamasse Maria, nem Cristina, porque ‘Q’ somos todos nós.

A escolha da letra se deu em dois sentidos, em um deles em função dos teclados QUERT de celulares e computadores. Q é a primeira letra da esquerda, é o início. O segundo sentido surgiu quando lembramos que os computadores antigos usavam esta letra para sair de algum programa, para se desconectar, fazendo referência à palavra QUIT”.

SERVIÇO

Estreia do espetáculo “Q” com Grupo Corpo Composto do IFG Aparecida de Goiânia – Direção: Antònio Gómez Casa

11 de maio – sexta-feira – 20h

Teatro do Espaço Sonhus – Lyceu de Goiânia (Goiânia/GO)

ENTRADA FRANCA

Imagem: Divulgação