Goiânia recebe exposição gratuita com obras restauradas de Octo Marques

Artista goiano representa uma fase importante das artes do estado de Goiás

Etielly Haag
Por Etielly Haag
1c1ca98928ba97f1ed0a335f1092ffef

“Octo Marques partiu recentemente. Sem alarde, sem jornal nacional, apenas a notícia correndo de boca em boca, trazendo aquele misto de compaixão e tristeza. Modesto, simples no seu mundo familiar, viveu Octo Marques seus últimos anos embriagado no álcool de sua solidão. Explorado por muitos, ele construía seus quadros em troca de alguns cruzados que lhe saciavam a fome e a sede do organismo debilitado. Quanto mais Octo caminhava para o fim, mais suas obras eram disputadas na bolsa da sociedade capitalista, em contraste doloroso. Ele, o artista, o mito, a glória de Vila Boa, catando migalhas na panela da opressão, enquanto os seus quadros disputavam o ‘black’ das ganâncias humanas.”

Foi assim que José Mendonça Teles (1989) resumiu a trajetória e morte de um dos maiores artistas goianos.

Goiânia recebe exosição com obras restauradas de Octo Marques durante o mês de agosto. Ao todo serão 11 telas contendo temáticas regionalistas, com detalhes de cunho social, ambiental ou arquitetônico agregado.

A restauração e exposição das obras de Octo Marques é uma forma de novamente revelar o trabalho deste artista, que produziu mais de 2.000 peças ao longo de seus 73 anos de vida, entre bicos de pena, aquarelas, óleos sobre tela, xilogravuras e cerâmicas.

d8f1037bbd69e85717383d49a739558c.jpg

Um trabalho que representa uma fase importante das artes de nosso estado, mas que aos poucos se mostra cada vez mais disperso e esquecido pelo grande público.

Sua obra, em sua maioria, encontra-se em acervos privados, entre amigos e familiares. Esta exposição será uma inédita oportunidade, para que a população tenha acesso a esse conteúdo.

SERVIÇO

Exposição Centenário Octo Marques

Cidade de Goiás|GO
Museu das Bandeiras (MUBAN)
Abertura: 20 de julho (sexta) – 19h30
Exposição: 21 de julho a 17 de agosto

Goiânia|GO
Centro Cultural Octo Marques (Pathernon Center)
Abertura: 24 de agosto (sexta) – 19h30
Exposição: 25 de agosto a 21 de setembro

Mais informações: (62) 99941-5464

Entrada Gratuita.

 

Imagem: Divulgação