Goiânia recebe Startup Weekend neste fim de semana e leitor Curta Mais tem desconto exclusivo

Evento que estimula o empreendedorismo acontece simultaneamente em outras seis cidades brasileiras

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
9b36642cd132904d9b6ce1b3ce85da30
Goiânia recebe o Startup Weekend, evento que estimula o empreendedorismo acontece simultaneamente em outras seis cidades brasileiras.
 
O conceito de startup, com suas diversas possibilidades de negócio, ganha evidência no mercado goiano, dias 21, 22 e 23 de outubro. O e​vento​,​ que é uma realização mundial da Techstars​,​ conta com a chancela do Google como evento importante para o empreendedorismo e tem o apoio do Sebrae Goiás como co-realizador.
 
Para auxiliar as pessoas a tirarem suas ideias do papel e a colocá-las em prática, a programação oferece uma maratona de 54 horas, mediadas por empres​á​rios do mercado (mentores). Por isso, entre os públicos-alvos do evento estão estudantes, profissionais com perfil de gestão e empreendedorismo em áreas como recursos humanos, administração e marketing, além de programadores, desenvolvedores e designers.
 
Ainda há inscrições disponíveis, mas a capacidade é limitada a 120 participantes. O valor da inscrição é de R$ 150, inclui alimentação durante o evento e pode ser feita no site http://www.swgoiania.com.br/, mas o curta mais traz uma vantagem especial para seus leitores, cupons de desconto exclusivos! CURTAMAIS-DEV30, 30% de desconto para inscrições de desenvolvedores/programadores/analistas –CURTAMAIS-DESIGN50, 50% de desconto para inscrições de designers/ux/ui/ilustradores.
 
Mas o que é uma startup?
 
Quando surgiu, o conceito esteve associado a empresas em período inicial. Depois, evoluiu para uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas com capacidade para crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores até chegar aos pilares tecnologia – repetível – escalável. Hoje, bastante apreciada por investidores, uma startup engloba variáveis mais práticas ao negócio, ao empregar tecnologia, capacidade de se replicar em diferentes culturas e países (ser repetível), associando-se a isso, um modelo de negócio economicamente viável, ao englobar custo e renda, que possibilitem crescer num cenário de incertezas (escalável).
 
“Um dos diferenciais do evento é estimular as pessoas a falarem sobre suas ideias para que percebam e corrijam falhas. Apoiados em experiências de mercado, é possível verificar a viabilidade do negócio, antes mesmo de colocá-los em prática”, explica um dos voluntários do projeto, o empresário Angel Junior.
 
Programação
Na sexta-feira, às 18h, o evento tem início com a exposição de ideias onde cada participante conta com um minuto para apresentar a sua ideia. Na sequência, as ideias são votadas e os trabalhos são iniciados através da formação de times. O sábado é dedicado à prática, onde cada equipe recebe mentores vindos de diferentes estados brasileiros, responsáveis em apontar sugestões e ajustes. No domingo, uma banca de jurados renomados avalia os diversos pontos do negócio – viabilidade, qualidade, mercado, tamanho e até mesmo a apresentação – não só apontando dicas e ideias para o crescimento do projeto, mas principalmente, destacando os três melhores.​