Goiânia Shopping realiza sessão de cinema especial para autistas e familiares no próximo sábado, 27

Além de ambiente à meia-luz e som mais baixo, a plateia terá toda a liberdade para andar, cantar e se divertir

Adelina Lima
Por Adelina Lima
b5074e383640e0c810c2972e0cd7746e

 

O próximo sábado, dia 30, vai ser um Dia Azul no Goiânia Shopping. A partir das 10 horas, o Cinema Kinoplex, localizado no piso 3 do shopping, vai receber cerca de 50 pessoas com autismo, seus familiares, amigos e terapeutas.  As boas-vindas a esses convidados especiais serão dadas por meio de uma sessão de cinema adaptada. Ambiente à meia-luz, som mais baixo e total liberdade para a plateia andar, cantar e se divertir. É nesse cenário que as crianças autistas e suas famílias irão assistir ao filme “Procurando Dory”. O ingresso será de meia-entrada para todos.

​​A iniciativa chamada Sessão Azul, que teve início no Rio de Janeiro, é fruto da parceria do grupo CapaciTEAutismo com a rede de cinemas e tem como objetivo incentivar pais e familiares de crianças com distúrbios sensoriais a irem ao cinema assistir a seus filmes favoritos em um ambiente seguro e totalmente adaptado. “Após anos observando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que as famílias muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou vergonha da reação do autista em situações que, para ele, talvez não sejam tão confortáveis, como ir ao cinema”, conta a psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo, que está à frente do projeto.

Para as sessões realizadas em Goiânia, o grupo conta com o apoio do Infância e Comportamento (IFC), Associação dos Amigos do Autista (AMA), Instituto Suassuna e da Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Goiás (AFAAG). “Muitas dessas crianças jamais teriam a oportunidade de ir ao cinema, se não fosse em condições adequadas”, diz Patricia Cotta, gerente de Marketing do Kinoplex.

 

Projeto

A informação é a primeira aliada para a inclusão. Saber as principais características desse transtorno de desenvolvimento e como agir para ajudar pode reduzir as barreiras sociais. Por isso, além da sessão de cinema, a administração do shopping, a Associação de Famílias e Amigos dos Autistas de Goias (Afaag) e o grupo Voluntários da Turminha estão preparando uma série de surpresas para os convidados. A atração Jump Mania, parque de trampolins indoor que está montado na Praça de Eventos do shopping, vai proporcionar para o público autista tempo flexível com valor reduzido.

O grupo Voluntário da Turminha vai distribuir folderes explicativos com informações sobre como identificar o transtorno e orientações sobre o autismo. Também está produzindo um roteiro visual para o responsável mostrar para a criança e prepará-la para o passeio pelo shopping.

 

Amigo Azul

A ideia de ser amigo dos autistas surgiu pela ocasião do Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho. Ser Amigo Azul significa saber as principais características do transtorno e estar aberto à troca de informações, compreendendo que se trata de uma condição complexa que interfere na comunicação, socialização e comportamento das pessoas que a apresentam. O tratamento deve ser multidisciplinar de longo prazo e tem o objetivo de dar autonomia e uma vida plena aos autistas e seus familiares.

 

Procurando Dory 

Quando: 30 de julho 

Que horas: 10h 

Onde: Cinema Kinoplex – Goiânia Shopping (piso 3) 

Quanto: R$ 12 (todos pagam meia)